A Aston Martin vem enfrentando um ano difícil, o time ocupa apenas a 7ª posição no Mundial de Construtores e conta com 14 pontos – todos conquistados por Lance Stroll. Adrian Newey já está trabalhando com a equipe britânica, mas ele ficará focado no carro de 2026, desta forma não impactará no desenvolvimento do equipamento deste ano.
Fernando Alonso está em sua terceira temporada com a equipe britânica e essa tem sido a mais complicada. O piloto espanhol tem cometido uma série de erros, impulsionadas pela limitação do carro, um cenário completamente diferente do enfrentado em 2023, quando celebrou alguns pódios.
Apesar dos múltiplos avanços tanto na contratação de novos funcionários, como as melhorias realizadas na fábrica, a Aston Martin só espera recuperar o fôlego no próximo ano – quando os novos regulamentos abrem novas oportunidades. Adrian Newey está otimista com o próximo campeonato, pois reconhece que a equipe tem uma estrutura muito forte para lidar com os novos regulamentos.
O projetista passou essa visão para Alonso, após uma conversa. Newey não esteve envolvido no projeto do carro de 2025, pois aguardava a liberação da Red Bull para estrear na Aston Martin, dessa forma o equipamento e seu desenvolvimento é responsabilidade de outras pessoas. Newey tem se concentrado no que é esperado do próximo campeonato.
“Nunca perdi a confiança e não me preocupo com o carro do ano que vem. Este ano é apenas uma continuação de alguns dos problemas que encontramos nas últimas duas temporadas e não conseguimos superar alguns obstáculos que encontramos”, disse Alonso à mídia.
Anteriormente Alonso falou sobre os problemas enfrentados pela Aston Martin e sabe que 2025 é uma extensão do trabalho iniciado em 2024 – desta forma, como o equipamento já tinha seus problemas em 2024, eles também estarão presentes neste campeonato.
“Para o ano que vem, com Adrian a bordo, nada deste carro estará no projeto do ano que vem, então é uma reinicialização completa, então não estou muito preocupado”, comentou Alonso.
“Para este ano, a solução não é simples, e não há nada que possamos fazer hoje, mas eu estava na fábrica, almocei com Adrian, mas nada de mais sobre este ano. Foi mais uma conversa geral sobre a equipe em geral e como ele se sentiu depois dessas primeiras semanas na Aston, e algumas mudanças que podem acontecer.”
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“Não tenho a experiência de projetar o carro como ele tem, ele precisa saber o quanto precisa e quanto tempo precisa dedicar. Acho que ele teria preferido ter se juntado à equipe um ano atrás e começado em 2026, então, mesmo para esse projeto, tenho certeza de que ele acha que é tarde.”
“Então eu entendo completamente que ele precisa se concentrar apenas no carro do próximo ano, e ele não fez este carro, ele não mexeu no carro, não o projetou, então não acho que cabe a ele consertar o carro.”
As equipes têm enfrentado um grande dilema, pois além de passarem pelo campeonato de 2025, eles precisam se preparar para o próximo ano. A Aston Martin, além de construir o carro, precisa estar alinhada com as escolhas feitas pela Honda, pois essa unidade de potência impulsionará o equipamento e é diferente do trabalho realizado pela Mercedes.
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