AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Apesar de novos rumores, Red Bull confirma permanência de Pérez após férias de verão da F1

Mesmo com testes planejados para outros pilotos, a equipe perdendo pontos constantes, Pérez permanecerá com a equipe para finalizar a temporada 2024

Nas últimas semanas a única coisa que se discute é a permanência de Sergio Pérez na Red Bull e se o mexicano retorna após as férias de verão. A renovação do contrato aconteceu no início de junho, mas essa confirmação da equipe não foi capaz de cessar as especulações sobre o futuro do piloto.

Pérez renovou o contrato, mas não tem andado próximo ao companheiro de equipe, além disso, o desempenho do mexicano despencou, com vários erros em classificação, somados a resultados pouco satisfatórios na corrida. Isso tudo combinado ao crescimento da McLaren que tem retirado pontos preciosos da Red Bull, além de vitórias de Max Verstappen. O time austríaco começa a ser ameaçado no Mundial de Construtores, algo que parecia estar garantido com a performance apresentada pelo holandês no começo da temporada.

Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (29) com os líderes da Red Bull para definir o futuro de Pérez. O The Times e o De Telegraaf afirmam que o mexicano permanecerá com a equipe até o final de 2024. Christian Horner explicou: “Checo continua sendo piloto da Red Bull, apesar das especulações recentes e estamos ansiosos para vê-lo nas pistas onde ele se firmou no passado, após as férias de verão”.

A Red Bull parece ansiosa para encerrar esses rumores, mas também faz o completo oposto, contribuindo para que mais se fale sobre a permanência do piloto. Pérez assinou uma renovação de contrato com a Red Bull, de dois anos, acredita-se ser sustentado 1 ano com opção de renovação de um ano, contendo com a cláusula de desempenho.

Os rumores da saída de Pérez ganharam força

Uma reunião já foi realizada na Bélgica, onde Horner esclareceu um ponto: “Estamos constantemente analisando, constantemente avaliando as coisas. Tivemos uma reunião, mas não apenas sobre Checo. Tinham outros tópicos na pauta também, o que sempre fazemos quando entramos nas férias de verão”, comentou.

A Red Bull já trocou pilotos em outras ocasiões quando não se sentiu satisfeita com o desempenho de pilotos da sua academia, mas no caso de Pérez pode ser um pouco diferente, por conta dos seus patrocinadores. Acredita-se que o novo contrato estabelecido com Sergio conte com uma cláusula de desempenho, que pode permitir a sua substituição caso ele se distancie muito de Verstappen em pontos. Os rumores que surgiram nas últimas semanas foram amparados neste quesito.

Atualmente os competidores estão separados por 146 pontos, o holandês ainda é o líder do campeonato, mas o mexicano aparece apenas ocupando a sétima posição. Pérez largou no GP da Bélgica ocupando o segundo lugar e não conseguiu manter o pódio.

Programaram para esta semana um “teste”, com Liam Lawson e Daniel Ricciardo, tudo indicava que essa sessão de filmagem poderia ser uma avaliação dos competidores, para defini o futuro de Pérez. Os pilotos da Racing Bulls, Ricciardo e Yuki Tsunoda participaram da sessão, incluindo Lawson (reserva), mas o piloto utilizará um carro mais antigo. Ayumu Iwasa que também faz parte da academia da Red Bull está envolvido na avaliação que ocorre em Ímola, no dia 31 de julho.

No domingo, o DAZN flagrou uma conversa entre Christian Horner, Laurent Mekies (chefe de equipe da Racing Bulls) e Daniel Ricciardo. As imagens bastaram para afirmar que um acordo fora estabelecido e o australiano estava de retorno à Red Bull, enquanto não restava Pérez se despedir do time.

A ideia com essa mudança seria avaliar Ricciardo nos próximos meses, guiando ao lado de Max Verstappen e aproveitar para tomar uma decisão para 2025. Essa seria a última oportunidade do australiano, que é um piloto bem-quisto por Horner. Também era uma forma evitar que Liam Lawson seja prejudicado por assumir um cargo direto na Red Bull, já que outros juniores da equipe não lidaram bem com a pressão.

Riccardo é um piloto mais maduro, mas também tem oscilado em termos de entrega na RB, então é difícil afirmar que seria benéfico para a Red Bull substituir Pérez pelo australiano. Não foi bem desde a sua saída da Red Bull, colaborando para diminuir a visão que tem de Ricciardo, mas os taurinos ainda não descartaram o piloto completamente.

Ainda é necessário lembrar do burburinho que ocorreu no final de junho, quando Marko sugeriu que estava ocorrendo uma pressão interna para permitir a entrada definitiva de Lawson, já que a Racing Bulls é uma equipe de preparação para novos pilotos e esse obviamente não é o caso de Ricciardo.

Veremos como a RBR se portará com o retorno da Fórmula 1. A equipe acredita que Pérez conseguirá retomar a sua performance e contribuir com o time. Além da renovação do contrato, afirmam mais uma vez que o mexicano permanecerá com a equipe.

A equipe também precisa tomar uma decisão quanto a Lawson, o time tem medo de perdê-lo para uma equipe rival, mas também não deu uma oportunidade para o piloto. A sua participação substituindo Ricciardo em 2023 durante cinco corridas foi bem satisfatória e impressionou. Resta saber então, como ficará a situação da equipe para 2025 e se essas avaliações são visando o próximo ano.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo