Andrea Kimi Antonelli recebeu uma penalidade de três posições no grid para o Grande Prêmio da Inglaterra, após ser considerado totalmente culpado por uma colisão com Max Verstappen na primeira volta do GP da Áustria, realizado neste domingo (29).
O jovem piloto da Mercedes, que largou da nona posição, perdeu o controle do carro ao travar os freios traseiros na curva 3 do Red Bull Ring. A manobra resultou em um toque na Red Bull de Verstappen, forçando ambos os pilotos a abandonar a prova logo no início.
Após o incidente, Antonelli e Verstappen foram chamados pelos comissários. Em sua decisão, os oficiais da FIA destacaram que, apesar de Antonelli ter tentado uma manobra evasiva ao evitar contato com o carro de Liam Lawson à sua frente, ele foi considerado o único responsável pelo acidente.
“Na audiência, o piloto admitiu que cometeu um erro ao travar as rodas traseiras enquanto usava seu ponto de frenagem normal, mas também destacou que precisava evitar uma colisão com o carro 30 [ Liam Lawson ] à sua frente e soltou os freios por um curto período de tempo para fazer isso.”
“Tomar uma atitude evasiva fez com que o carro tivesse menos aderência na linha interna suja e, portanto, ele não conseguiu desacelerar o carro de forma a evitar a colisão com o Carro 1 [Verstappen]”, apontou o documento.
“Os comissários determinam que, embora o incidente tenha ocorrido na volta 1, nenhum outro carro influenciou o incidente e o piloto do carro 12 [Antonelli] é totalmente culpado. Portanto, a abordagem mais branda para julgar incidentes da volta 1 não foi aplicada neste caso.”
A penalidade imposta ao piloto da Mercedes inclui a perda de três posições no grid de largada em Silverstone – próxima etapa da temporada, entre os dias 4 e 6 de julho – além de dois pontos de penalidade em sua superlicença.
Antonelli reconheceu o erro e se desculpou pelo ocorrido: “Acho que tive uma largada normal, mas subindo para a curva 3 eu estava apenas tentando manter a posição. Eu não queria fazer nada porque sabia que não havia espaço na frente, mas quando pisei no freio, travei a traseira e fui pego por isso.”
“Quando travei a traseira, perdi o carro e tive que desviar do Racing Bull [de Lawson], mas depois simplesmente não consegui parar o carro. Infelizmente, bati no Max e sinto muito pela equipe, e por ele, é claro.”
“Eu simplesmente me desculpei na hora. Reconheço que a culpa é toda minha e sinto muito porque terminei a minha corrida, mas terminei a dele também.”
Max Verstappen, por sua vez, adotou um tom conciliador ao comentar o episódio:
“Falei rapidamente com o Kimi, ele veio até mim e se desculpou. Acho que todo piloto já cometeu um erro assim. Ninguém faz isso de propósito, então, para mim, não é grande coisa.”
Com o abandono duplo, Mercedes e Red Bull deixam a Áustria com prejuízos importantes na briga por pontos no campeonato.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.