AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Antonelli carrega punição para o GP da Inglaterra, após batida com Verstappen na Áustria

Além de abandonar a corrida no Red Bull Ring, Antonelli terá que lidar com uma penalidade no próximo evento

Andrea Kimi Antonelli recebeu uma penalidade de três posições no grid para o Grande Prêmio da Inglaterra, após ser considerado totalmente culpado por uma colisão com Max Verstappen na primeira volta do GP da Áustria, realizado neste domingo (29).

O jovem piloto da Mercedes, que largou da nona posição, perdeu o controle do carro ao travar os freios traseiros na curva 3 do Red Bull Ring. A manobra resultou em um toque na Red Bull de Verstappen, forçando ambos os pilotos a abandonar a prova logo no início.

Após o incidente, Antonelli e Verstappen foram chamados pelos comissários. Em sua decisão, os oficiais da FIA destacaram que, apesar de Antonelli ter tentado uma manobra evasiva ao evitar contato com o carro de Liam Lawson à sua frente, ele foi considerado o único responsável pelo acidente.

“Na audiência, o piloto admitiu que cometeu um erro ao travar as rodas traseiras enquanto usava seu ponto de frenagem normal, mas também destacou que precisava evitar uma colisão com o carro 30 [ Liam Lawson ] à sua frente e soltou os freios por um curto período de tempo para fazer isso.”

“Tomar uma atitude evasiva fez com que o carro tivesse menos aderência na linha interna suja e, portanto, ele não conseguiu desacelerar o carro de forma a evitar a colisão com o Carro 1 [Verstappen]”, apontou o documento.

“Os comissários determinam que, embora o incidente tenha ocorrido na volta 1, nenhum outro carro influenciou o incidente e o piloto do carro 12 [Antonelli] é totalmente culpado. Portanto, a abordagem mais branda para julgar incidentes da volta 1 não foi aplicada neste caso.”

A penalidade imposta ao piloto da Mercedes inclui a perda de três posições no grid de largada em Silverstone – próxima etapa da temporada, entre os dias 4 e 6 de julho – além de dois pontos de penalidade em sua superlicença.

Antonelli reconheceu o erro e se desculpou pelo ocorrido: “Acho que tive uma largada normal, mas subindo para a curva 3 eu estava apenas tentando manter a posição. Eu não queria fazer nada porque sabia que não havia espaço na frente, mas quando pisei no freio, travei a traseira e fui pego por isso.”

“Quando travei a traseira, perdi o carro e tive que desviar do Racing Bull [de Lawson], mas depois simplesmente não consegui parar o carro. Infelizmente, bati no Max e sinto muito pela equipe, e por ele, é claro.”

“Eu simplesmente me desculpei na hora. Reconheço que a culpa é toda minha e sinto muito porque terminei a minha corrida, mas terminei a dele também.”

Max Verstappen, por sua vez, adotou um tom conciliador ao comentar o episódio:

“Falei rapidamente com o Kimi, ele veio até mim e se desculpou. Acho que todo piloto já cometeu um erro assim. Ninguém faz isso de propósito, então, para mim, não é grande coisa.”

Com o abandono duplo, Mercedes e Red Bull deixam a Áustria com prejuízos importantes na briga por pontos no campeonato.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo