ColunistasFórmula 1Post

Alpine estabelece programa para desenvolver mulheres no automobilismo e promover a diversidade

A Alpine tem cada vez mais se preocupado com a diversidade, nesta quinta-feira (30) o time informou sobre um programa que foi criado voltado para a igualdade de gênero no automobilismo. O Rac(H)er tem como objetivo de fornecer mais oportunidades para as mulheres em todas as áreas da empresa, desde funções técnicas até nas corridas e competições.

O programa apresentado pela Alpine é amparado em algumas frentes e se divide em ramificações. A ideia também envolve a conscientização e mudanças que possam promover a inclusão internamente. .

Para a parte voltada ao automobilismo, eles estão amparados em pesquisas realizadas pela Paris Brain Institute que estabeleceu o que é preciso para se formar um bom piloto. A Alpine deseja quebrar esses estereótipos apoiando essas pesquisas com financiamento embasadas em um estudo científico para quebrar de uma vez por todos esses obstáculos que foram criados e impedem a chegada de mulheres à Fórmula 1.

Em parceria com várias organizações de treinamento, a Alpine estabelecerá um programa de desenvolvimento específico com meios financeiros para levar uma mulher a Fórmula 1 e fornecer os meios para que ela possa competir de forma consistente.

Os atuais pilotos da Alpine, Fernando Alonso e Esteban Ocon serão submetidos a avaliações fisiológicas e psicológicas para contribuir e estabelecer as características necessárias para se formar bons pilotos.

A Alpine também lançará um fundo, aberto ao apoio e participação de todos, para que ajudem a financiar uma mulher no automobilismo, com suporte financeiro e também encontrar patrocinadores que apoiam o projeto.

Os embaixadores da equipe ficaram responsáveis pois aumentar a conscientização nas escolas e expandir o interesse das meninas pelo automobilismo, revelando os caminhos que são possíveis buscar para fazer parte do esporte.

A Apine está desenvolvendo um programa e também promovendo mudanças internas para dar mais oportunidade para as mulheres – Foto: reprodução Alpine

Em pesquisa recente realizada a Alpine identificou que apenas 12% do seu quadro de funcionários é composto por mulheres. O objetivo é aumentar esse número gradativamente, para que eles possam aumentar a diversidade. Em cinco anos a ideia é ter 30% de mulheres fazendo parte da empresa, além disso, o compromisso é realizar um recrutamento mais igualitário, onde 50% das vagas possam ser ocupadas por mulheres e os outros 50% por homens, através dos programas de estágio.

Como geralmente se leva tempo para apoiar uma mulher, a carreira dela fica ainda mais limitada, desta forma a Academia de Jovens pilotos da Alpine também se dedicará a acompanhar meninas que estão no kart e tem o sonho de correr na Fórmula 1. Onde será necessário também realizar o acompanhamento nas outras categorias de formação, podendo levar elas à F2, um degrau antes da categoria principal.

Eles definirão um cronograma, traçando um plano com testes, treinamento físico e programas para o desenvolvimento mental e apoio à estas jovens.

“Nosso papel, como equipe de Fórmula 1 e marca do Grupo Renault, é nos comprometermos a tornar nossa empresa mais inclusiva e fazer da diversidade nossa força. Estamos cientes da necessidade de uma profunda transformação do esporte e da indústria para que todos os talentos possam florescer no futuro. Com o lançamento do Rac(H)er, este programa de transformação de longo prazo, esperamos contar com a adesão de todos desse setor, pois apenas com a união poderemos avançar de verdade. E esse será o nosso verdadeiro sucesso”, afirmou Laurent Rossi, CEO da Alpine.

Atualmente a Alpine apoia a pilota Abbie Pulling, que faz parte da sua academia de pilotos, ela também corre na W Series. Alice Powell também faz parte do quadro de funcionários, atuando como treinadora de Pulling.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!