Nesta quarta-feira (05) a Alpine confirmou a participação de Jack Doohan durante o TL1 do GP do Canadá. O piloto reserva da equipe francesa terá acesso ao carro de 2024 pela primeira vez nesta temporada.
Conforme os regulamentos que regem a categoria, cada um dos times de Fórmula 1 precisa fornecer os seus dois carros para que pilotos novatos possam participar ao menos de duas sessões de treinos livres no ano.
Geralmente as equipes deixam para realizar estes testes no final da temporada, quando as coisas estão mais bem definidas no campeonato. No entanto, a Alpine neste momento está considerando as opções no “mercado” de pilotos para substituir Esteban Ocon no final da temporada 2024.
No início desta semana, Alpine e Ocon optaram por não seguir juntos além de 2024.
Doohan já realizou quatro treinos com a Alpine, sua primeira vez no carro da equipe ocorreu no GP do México de 2022, depois o piloto foi acionado para participar do TL1 em Abu Dhabi. No ano passado a Alpine convocou o piloto para assumir o equipamento nas mesmas pistas.
No Canadá, Doohan utilizará o carro de Ocon para participar do treino livre, trabalhando em um programa especial para contribuir para a coleta de dados da equipe.
“Será a primeira vez que piloto no Circuito Gilles Villeneuve, algo pelo qual estou ansioso. Sou grato à equipe pela oportunidade de obter mais tempo de pista e também me familiarizar com as máquinas de 2024 no início da temporada. Isso ajudará no trabalho que estou fazendo no simulador nas rodadas europeias”, comentou Doohan.
“Meu foco será fazer o melhor para a equipe e maximizar a sessão para ambos os pilotos, observando certos itens de teste e entendendo a nova superfície da pista”, seguiu.
Jack will be stepping into the A524 for FP1 in Montréal as part of his rookie duties 🇨🇦
Behind the scenes Jack has been putting in many hours in the simulator back at Enstone, and so this will enhance the feedback for the whole team going forward.
Read more in our Race Preview
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) June 5, 2024
Doohan concluiu a sua passagem pela Fórmula 2 em 2023, quando ocupou a terceira posição no campeonato com 168 pontos, enquanto Théo Pourchaire faturou o título da temporada com 203 pontos.