AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Alpine confirma saída de Jack Doohan e encerra vínculo com o piloto australiano

Piloto da academia teve passagem curta como titular e não seguirá com a equipe francesa em 2026

A Alpine confirmou nesta terça-feira (13) a liberação e Jack Doohan. O piloto australiano disputou seis provas em 2025, iniciando o campeonato como companheiro de equipe de Pierre Gasly, mas por não corresponder ao desempenho esperado, foi substituído por Franco Colapinto.

O competidor ingressou na Alpine por meio da sua academia de pilotos em 2022, antes de assumir o papel de piloto reserva no campeonato de 2023 e fechar o ano como terceiro colocado na Fórmula 2.

Após a saída de Esteban Ocon ao final de 2024 – contratado pela Haas – a Alpine optou por dar uma chance ao piloto da casa. Doohan fez uma estreia inesperada no final de 2024, competindo a etapa de Abu Dhabi com o time francês, antes de assumir o equipamento no campeonato seguinte.

O australiano conseguiu apenas seis etapas para tentar demonstrar algo em pista, mas os erros marcaram a sua breve passagem na Fórmula 1. A Alpine então decidiu substituir Doohan por Franco Colapinto, depois que a equipe francesa fez a aquisição do argentino que era da Williams.

No começo, Flávio Briatore descreveu a alteração interna apenas como uma “rotação” dos assentos, mas a Alpine decidiu manter Colapinto até o final do campeonato e renovou o contrato com o argentino para 2026.

Por meio de comunicado à imprensa, a Alpine então confirmou o rompimento do contrato com Doohan.

“A equipe BWT Alpine de Fórmula 1 confirma que chegou a um acordo mútuo com Jack Doohan para que ele não continue pilotando para a temporada de 2026 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, permitindo que ele busque outras oportunidades de carreira”, diz o comunicado.

“Jack se tornou o primeiro membro da Academia Alpine a conquistar uma vaga de piloto titular na equipe quando fez sua estreia no Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024. A equipe gostaria de agradecer a Jack por sua dedicação e profissionalismo nos últimos quatro anos, tanto dentro quanto fora das pistas, e deseja a ele tudo de bom para o futuro.”

Ao longo deste ano a Alpine contará com os serviços de Paul Aron, piloto reserva da equipe francesa.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading