Perto do fim da temporada 2017 da Fórmula 1, Fernando Alonso já está de olho em 2018, e uma de suas metas é disputar a icônica corrida das 24 horas de Le Mans, na França. Nesse sentido, o espanhol participou neste domingo de uma sessão de testes do Mundial de Endurance, no circuito de Sakhir, Bahrein, onde foi um dos três novatos a estrearem na classe LMP1, ao lado do francês Thomas Laurent e do brasileiro Pietro Fittipaldi.
Fittipaldi, neto do lendário Emerson Fittipaldi, ganhou a oportunidade como prêmio por conquistar o título da World Series Formula V8 3.5, na sexta-feira anterior ao teste. Pilotando um Porsche 919 Hybrid, o brasileiro se destacou ao registrar o tempo mais rápido entre os três novatos, com 1min43s301. Laurent, que dividiu o carro com Alonso, foi ainda mais veloz, cravando 1min43s273 como seu melhor tempo.
Alonso, por sua vez, completou 37 voltas a bordo do Toyota TS050 Hybrid, marcando um tempo de 1min43s709. Este teste serve como preparação para a disputa das 24 horas de Daytona, nos Estados Unidos, em janeiro, prova na qual o espanhol já está confirmado, mesmo mantendo seu compromisso como piloto da McLaren na Fórmula 1.
O projeto de Alonso vai além de apenas competir em Le Mans e Daytona. O bicampeão mundial almeja conquistar a “Tríplice Coroa” do automobilismo, que consiste em vencer o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, as 24 horas de Le Mans e as 500 Milhas de Indianápolis. Alonso já venceu em Mônaco, e fez uma participação notável em Indianápolis, mas agora busca o triunfo em Le Mans para completar seu ambicioso objetivo.