O primeiro evento das atividades realizadas no mês de maio em Indianápolis foi uma prova da força de Alex Palou. O bicampeão e atual detentor do título da Fórmula Indy confirmou a sua soberania com uma vitória categórica no GP de Indianápolis. De quebra, o espanhol da Ganassi assume a liderança do campeonato.
Palou largou na pole position, mas foi superado na largada por Christian Lundgaard. Na primeira parte da corrida, o espanhol seguiu acompanhando o dinamarquês até a primeira rodada de paradas nos boxes.
No primeiro pit-stop, quem se deu melhor foi Will Power, que superou o piloto da Ganassi e ficou em segundo, próximo de Lundgaard. O australiano até chegou a fazer a ultrapassagem pela liderança pouco antes de realizar a sua segunda parada.
Então, veio o momento que decidiu a corrida. Power acabou preso atrás de Marcus Ericsson (que não havia parado) e, na volta seguinte, Lundgaard conseguiu parar e voltar à frente dos dois. No entanto, Palou estendeu seu ciclo e, após um bom trabalho da Ganassi, o espanhol conseguiu assumir a ponta.
O bicampeão da Indy demonstrou que, com pista livre, tinha um carro imbatível e o espanhol abriu boa vantagem, sem ser incomodado pelos rivais. Nem mesmo a bandeira amarela causada por Luca Ghiotto, pouco depois da terceira parada dos líderes, alterou o panorama da corrida. Power ainda superou Lundgaard no último pit-stop e ensaiou um ataque na relargada, mas não conseguiu alcançar o espanhol.
Com a vitória, Palou assume a liderança do campeonato, com 152 pontos, 12 a mais que Power. Scott Dixon (quarto em Indianápolis) e Colton Herta (que fez boa corrida de recuperação saindo da 24ª para a sétima posição) vêm na sequência com 127.
Pietro Fittipaldi teve uma prova bem sólida em Indianápolis no fim de semana, andando boa parte do tempo na zona dos dez primeiros e chegando a liderar durante os ciclos de parada, com uma estratégia e economia de combustível. No entanto, seu carro não se acertou com os pneus mais duros, além de ser prejudicado na estratégia pela bandeira amarela. Mesmo assim, a 14ª colocação é o seu melhor resultado na Indy até então.
Agora, o foco de pilotos e equipes se volta para o principal evento do ano. A partir da próxima terça-feira e durante a semana, 34 pilotos se preparam para a 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. A classificação terá a primeira sessão no sábado (18) e a definição dos classificados e da pole no domingo (19). Já a grande atração será no dia 26 de maio.
Classificação do GP de Indianápolis:
Classificação do campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 152
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 140
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 127
4 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 127
5 – Felix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 107
6 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 88
7 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet) – 88
8 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 86
9 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 84
10 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 78
22 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 45