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Alex Palou fatura o tri da Indy enquanto Colton Herta sai vencedor de Nashville

Espanhol contou com problema no cinto de Will Power e apenas correu para o gasto. Já na briga pela vitória, piloto da Andretti superou Pato O’Ward nas voltas finais

A decisão do título da Fórmula Indy em 2024 acabou decidida logo no começo da prova decisiva em Nashville após um problema no cinto do carro de Will Power. O australiano ficou fora da briga pela vitória e, assim, Alex Palou apenas conduziu a sua prova sem riscos até o fim para sacramentar o seu terceiro título na categoria.

Na briga pela vitória, a corrida foi cheia de alternativas, com estratégias diferentes e pilotos arriscando no combustível, mas no fim, a vitória foi decidida em uma bela ultrapassagem de Colton Herta sobre Pato O’Ward para garantir o triunfo do piloto da Andretti.

Com um grid de largada bem misturado, Power tinha a esperança de descontar pontos, já que largava de quarto, enquanto Palou partia apenas da 24ª posição. Entretanto, desde o começo, o piloto da Penske não conseguia performar e estava perdendo posições.

E o pior aconteceu na 13ª volta, quando o australiano avisou que o cinto de segurança estava solto e precisou ir para os boxes. A equipe arrumou o problema, mas Power perdeu cinco voltas no processo. Assim, a disputa pelo título estava encerrada.

Sem maiores preocupações, Palou apenas fez uma corrida discreta, embora não tenha tido sorte com as bandeiras amarelas. O espanhol tentou uma estratégia de poupar combustível, mas foi forçado a parar na reta final e terminou a corrida na décima primeira posição, mas nada que não diminuísse sua alegria pelo tricampeonato da categoria.

O espanhol entra para um grupo seleto, sendo o oitavo piloto com três títulos da categoria, se juntando a Louis Meyer, Ted Horn, Jimmy Bryan, Rick Mears, Al Unser, Bobby Rahal e Sam Hornish Jr. Palou agora só está atrás de AJ Foyt (7), Scott Dixon (6), Mario Andretti, Sebastien Bourdais e Dario Franchitti (4).

Colton Herta encerrou o ano como o vencedor em Nashville (Chris Owens/IndyCar)

Sobre a corrida, a disputa foi cheia de alternativas, com os pilotos apostando em estratégias diferentes de combustível. Alguns pilotos tentaram estender ao máximo a parada, até para torcer para uma bandeira amarela no momento certo. Entretanto, quem apostou nesta tática teve de fazer um splash and go nas voltas finais.

Quem tinha se aproveitado do undercut certeiro foi Pato O’Ward, que conseguiu assumir a liderança com as paradas nos boxes. Entretanto, o mexicano perdeu tempo com o tráfego dos retardatários e dos pilotos em outra estratégia e permitiu a aproximação de Herta. Faltando quatro voltas para o fim, o estadunidense aproveitou o tráfego e partiu para o ataque e o piloto da Andretti assumiu a liderança para conseguir a vitória.

Herta celebrou bastante o resultado, pois foi sua segunda vitória no ano e a primeira de sua carreira nos circuitos ovais. Além disso, o piloto da Andretti fechou o campeonato com o vice, seu melhor resultado na Indy.

Outra briga definida no final foi a dos 22 carros na pontuação do Leader’s Circle. Correndo para garantir a posição suficiente para obter o apoio financeiro da categoria para a próxima temporada, Pietro Fittipaldi fez uma corrida dentro das possibilidades da sua equipe e tentou segurar a parada na reta final, mas precisou do splash and go e terminou na 21ª posição. Por sorte, foi o suficiente para o carro 30 da RLL terminar à frente do 41 da AJ Foyt e manter o subsídio para a próxima temporada, o que pode ajudar o brasileiro a se manter na categoria ano que vem.

A Fórmula Indy para dentro das pistas, mas ainda define detalhes para a próxima temporada, como o mercado de pilotos e o regulamento para as equipes. O retorno oficial da categoria será no dia 2 de março de 2025, no circuito de rua de St. Petersburg.

Classificação do GP de Nashville:

Classificação final do campeonato de 2024

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 544
2 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 516
3 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 505
4 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 498
5 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 460
6 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 456
7 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 420
8 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 401
9 – Santino Ferrucci (EUA) – AJ Foyt/Chevrolet – 367
10 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 366

19 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 186


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