ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Em corrida acidentada, Oliver Barman supera Théo Pourchaire e vence prova da F2 na Itália

A corrida da F2 foi marcada pela intervenção do Safety, rendendo pouco tempo de bandeira verde aos competidores

Neste domingo (03) no Autódromo Nacional de Monza, na Itália tivemos uma corrida marcada pela ação do Safety Car e pouco tempo com bandeira verde. Vários acidentes aconteceram ao longo das 30 voltas programadas para a Corrida Principal da Fórmula 2. Oliver Bearman faturou a sua quarta vitória na Fórmula 2, depois de surpreender Théo Pourchaire em um duelo que aconteceu poucos metros depois da largada.

Bearman fez uma corrida sólida, mas precisou manter o controle durante as relargadas, esteve na ponta por quase toda a prova. As intervenções do Safety Car prejudicaram o desenvolvimento da prova e complicou até mesmo os duelos em pista.

A segunda posição ficou com Ayumu Iwasa, o piloto da DAMS realizou uma brilhante corrida de recuperação e conquistou 13 posições desde a largada. No final da prova, quando ocorreu a última relargada, Iwasa realizou a ultrapassagem decisiva para superar Théo Pourchaire e faturar o segundo lugar, aproveitando o momento para descontar pontos de Frederik Vesti que lidou com um abandono.

O francês da ART Grand Prix, certamente não ficou satisfeito com o pódio, principalmente após começar a corrida da pole. No entanto, Théo Pourchaire leva pontos importantes para a casa e agora aguarda até o final de novembro para participar do último duelo da temporada.

O Campeonato segue vivo, mas Pourchaire tem certa vantagem. Vesti abandonou a corrida ainda na primeira volta, quando tentou realizar uma ultrapassagem em Roman Stanek, seu otimismo nesta decisão fez com que o piloto rodasse. Vesti venceu no sábado e tinha realizado uma boa largada neste domingo – o resultado da prova poderia ser bem diferente.

Com a punição de Richard Verschoor no final da corrida, Enzo Fittipaldi faturou a quarta posição. O brasileiro também conseguiu se recuperar na corrida depois de realizar uma classificação ruim, que rendeu a 13ª posição para a largada.

Saiba como foi a Corrida Principal da F2 na Itália

Frederik Vesti venceu a corrida Sprint deste sábado, enquanto Théo Pourchaire que largou da 10ª posição, faturou o quarto lugar. Ayumu Iwasa por sua vez, completava a quarta corrida sem pontos.

Neste domingo, Théo Pourchaire fez valer a pole conquistada na sexta-feira, portanto, começou a corrida do domingo ocupando a primeira posição e ao seu lado o francês tinha Oliver Bearman. Frederik Vesti iniciou a prova ocupando a oitava posição, enquanto Ayumu Iwasa era o décimo quinto colocado. Pourchaire tinha 9 pontos de vantagem para o piloto da Prema.

Largada autorizada, Bearman rapidamente começou a lutar pela primeira posição, seu carro respondeu melhor e o piloto saltou para a ponta, com Pourchaire ficando com a segunda posição. Stanek se manteve o terceiro lugar, mas Martins passou a ocupar a quarta posição, enquanto Vesti já era o quinto colocado. No entanto, não demorou muito para o Safety Car entrar em pista.

Vesti tentou uma ultrapassagem mais agressiva em Stanek, o adversário não deixou muito espaço e o piloto da Prema rodou na sequência, ficando então pela pista. Isack Hadjar precisou recorrer aos boxes ainda na primeira volta, enquanto Clemént Novalak abandonou a prova.

O Safety Car entrou em pista e os dez primeiros eram: Bearman, Pourchaire, Martins, Stanek, Maini, Veschoor, Crawford, Hauger, Boschung e Daruvala.

Na passagem pelos boxes, Hauger trocou os pneus e instalou os compostos médios, além da asa dianteira, danificada no começo da volta. Bearman controlou a relargada no início da 4 volta e se manteve na liderança, Pourchaire precisava terminar a prova para somar pontos e aproveitar o abandono de Vesti.

Verschoor tentava uma ultrapassagem em Maini, a pressão era pelo quinto lugar. Daruvala por sua vez, era ameaçado por Doohan, com o piloto da Virtuosi buscando a décima primeira posição.

A corrida seguiu, Fittipaldi era o nono colocado, depois da ultrapassagem concluída em Boschung. Durante o sexto giro, Cordeel precisou recorrer aos boxes, pois, após um toque com Joshua Mason precisou seguir aos boxes para reparos.

O Safety Car retornou mais uma vez para a pista, depois que Arthur Leclerc perdeu o controle do carro na curva 1. Com essa neutralização da prova, na janela de paradas, foi inevitável ver uma movimentação intensa nos boxes, pois os pilotos se lançaram para a troca de pneus. Pourchaire quase retornou na primeira posição, o francês tentou ganhar a posição logo depois da troca de pneus, mas Barman teve uma devolução no pit-lane mais eficiente.

Daruvala, Doohan e Iwasa não realizaram as suas trocas de pneus, desta forma saltaram para as primeiras posições no grid. Desta forma os dez primeiros eram: Daruvala, Doohan, Iwasa, Hadjar, Bearman, Pourchaire, Maini, Verschoor, Crawford e Hauger. Pelo incidente com Vesti, Stanek foi punido com cinco segundos.

Virtualmente Hadjar estava à frente de Bearman, mas o piloto não realizou a sua primeira parada dentro da janela obrigatória, desta forma, precisaria retornar aos boxes.

O SC desta vez foi mais longo, antes de permitir a então relargada. O ritmo normal da corrida foi retomado ao final da volta 11. Daruvala controlou a relargada, enquanto era pressionado por Doohan que tentou se manter próximo do adversário. Os primeiros colocados permaneceriam mais tempo em pista, pois largaram com os pneus médios.

O duelo pela primeira posição era acirrada. Iwasa forçou a ultrapassagem e ao apresentar um desempenho melhor do que Daruvala, assumiu a primeira posição. E por incrível que pareça, o retornou ao traçado, Maloney perdeu o controle do carro na reta principal de Monza, após um toque provocado por Nissany e bateu o carro na sequência, o Safety Car retornou para a pista.

Como o acidente foi na reta principal, os competidores tiveram que passar pelos boxes por conta do atendimento que era realizado com Maloney. Daruvala aproveitou a passagem pelos boxes para realizar a sua troca de pneus, enquanto no giro seguinte, foi a vez Iwasa realizar a sua troca de compostos, deixando então a ponta livre para Bearman. Mason foi punido com 10 segundos pelo incidente que levou Leclerc ao abandono.

O grid foi reorganizado, desta forma os dez primeiros eram: Bearman, Doohan, Pourchaire, Daruvala, Maini, Verschoor, Martins, Crawford, Hauger e Iwasa. A relargada aconteceu ao final da 15 volta. Bearman então controlou a relargada, Doohan estava na segunda posição, separando Pourchaire do piloto da Prema.

A relargada foi tranquila e não precisou outra vez da intervenção do Safety Car. No entanto, alguns duelos aconteciam, como Crawford duelava com Martins pela sexta posição, o piloto da ART Grand Prix conseguiu recuperar uma posição, desde as paradas nos boxes.

Pourchaire investia em uma ultrapassagem em Doohan, a manobra foi concluída no início da décima oitava volta, quando o francês concluiu a primeira curva à frente do piloto da Virtuosi. O carro de Martins tinha o DRS aberto em todas as partes do circuito, pois o dispositivo estava travada. Martins ocupava a quinta posição.

Martins tentava se segurar na pista, pois a traseira do carro estava completamente solta. Maini tentava encontrar um espaço no traçado para realizar a ultrapassagem. E ainda na volta 20, a direção de prova solicitou a entrada de Martins nos boxes para realizar reparos. O problema no DRS atrapalhou toda a corrida realizada por Martins até aquele momento. O piloto da Virtuosi foi forçado a abandonar a prova.

A corrida seguiu, Bearman tinha mais de 2 segundos de vantagem para Pourchaire, enquanto o francês contava com o ponto extra da volta rápida. Nissany recebeu uma punição de Drive Through pelo toque com Maloney que resultou em um acidente forte.

Maini abandonou a corrida com o carro avariado, pois tocou em Crawford, depois de ser fechado pelo adversário. O Safety Car retornou à pista por conta do incidente, desta forma, Doohan, Daruvala e Crawford seguiram aos boxes para realizar uma parada.

Antes da relargada, os dez primeiros eram: Bearman, Pourchaire, Iwasa, Verschoor, Fittipaldi, Hauger, Correa, Cordeel, Boschung e Doohan.

Depois de uma prova bem acidentada, com o Safety Car deixando a pista mais uma vez no final da volta 26, os pilotos tentavam concluir a corrida sem problemas. Bearman tentou fazer o possível para deixar Pourchaire para trás e conseguiu defender a primeira posição. O francês era ameaçado por Iwasa que viu nessa corrida a chance de conquistar pontos importantes. O piloto da Dams encontrou um espaço na pista e fez a ultrapassagem, para ocupar o segundo lugar. Se as posições forem mantidas até o final da prova, Iwasa somará mais 18 pontos, depois de quatro provas sem estar na zona de pontuação.

Restando duas voltas para o final, Doohan encontrou um espaço para fazer a ultrapassagem em Correa. Na sequência, Crawford perdeu o controle do carro, imediatamente o Virtual SC foi acionado e pouco depois ele se tornou um SC real. Bearman venceu a corrida, enquanto Iwasa conseguiu fazer uma prova de recuperação, para conquistar 13 posições desde a largada para concluir a prova na segunda posição. Pourchaire teve que se contentar com o terceiro lugar depois de faturar a pole.

Verschoor foi punido ao final da corrida, desta forma Fittipaldi obteve a 4ª posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading