AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Adrian Newey seguirá envolvido no projeto RB17 mesmo após ida para a Aston Martin

Movido pela paixão e o desafio de trabalhar com o RB17, Newey acompanhará o restante do projeto envolvendo o RB17 mesmo com a saída da Red Bull

Adrian Newey confirmou que continuará trabalhando com o projeto do Hypercar da Red Bull, mesmo quando seguir para a Aston Martin no próximo ano.

Após 20 anos trabalhando com a Red Bull, o projetista mais renomado da Fórmula 1 deixará a equipe para trabalhar com a Aston Martin em 2025, depois da confirmação anunciada em setembro. Até a confirmação da sua mudança para o time britânico, muita especulação surgiu ao entorno do nome de Newey.

Durante a participação de Newey no High Performance Podcast, o britânico detalhou como permanecerá envolvido no projeto do RB17, mesmo após o início dos seus trabalhos com a Aston Martin.

“Meu trabalho com a Red Bull, estou fora da equipe de F1 desde Suzuka”, explicou Newey. “Mas ainda estou trabalhando duro no RB17, que tem sido uma espécie de projeto paralelo, uma espécie de paixão do qual tenho gostado muito, porque é algo um pouco diferente da Fórmula 1.”

“Está aplicando todos os mesmos princípios que aprendi na Fórmula 1, mas para uma aplicação diferente. Então, ainda estou trabalhando nisso e continuarei trabalhando nisso até 1° de março, e então continuarei agindo depois dessa data de 1° de março, mas não tanto na fábrica.”

“Será mais forte com os caras por videoconferência ou algo assim, e-mail. E então, quando o carro começar os testes de pista, o que será no próximo verão, então [eu estarei] participando dos testes de pista.”

Questionado sobre os desafios do trabalho, referente ao bloqueio criativo, o britânico disse: “Você começa a sentir como se estivesse fazendo apenas uma coisa, como se estivesse fazendo no automático, acho que essa é provavelmente a melhor maneira de dizer isso.”

“Você não tem aqueles momentos em que acorda no meio da noite, o que pode ser uma dor de cabeça, mas [quando você] acorda no meio da noite com uma ideia nova ou algo assim. Você simplesmente não está se sentindo estimulado, acho que essa é provavelmente a maneira mais fácil de dizer. No RB17, eu estava acordando com ideias, mas estava começando a ter menos no carro de Fórmula 1 e isso parecia errado para mim. Eu sabia que estava errado.”

LEIA MAIS: Red Bull revela o hypercar RB17 desenvolvido por Adrian Newey

Embora Newey estivesse na Red Bull envolvido com outros projetos, o britânico viu na Aston Martin a oportunidade de encarar novos desafios e ser estimulado mais uma vez.

“Eu acho que chega um ponto em que sinto que preciso de novos desafios”, ele acrescentou. “A equipe atingiu um bom nível de maturidade, é uma organização de engenharia muito madura, assim como o resto da equipe, então, de certa forma, eu meio que fiz a minha parte.

“Comecei a sentir como se estivéssemos ficando um pouco obsoletos. Acho que os caras também sentiram que talvez precisassem mostrar que conseguiam fazer isso sozinhos, então pensei: ‘Ok, vamos dar a eles a chance e me dar um novo desafio.’”

Em julho de 2024, a Red Bull revelou o RB17 desenvolvido e fabricado inteiramente no Red Bull Advenced Technologies. Nos últimos anos, Newey além de dividir o seu tempo com a Fórmula 1, estava empenhado neste projeto. Com anúncio da sua saída, o britânico seguiu para o projeto do hypercar, com o objetivo de finalizá-lo, depois que o RB17 já tinha passado por vários atrasos.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo