Abbi Pulling se sagrou campeã da temporada 2024 da F1 Academy neste sábado (30) no Catar. A pilota que fez uma grande temporada, fechou a Corrida 1 disputada neste fim de semana na segunda posição.
A britânica, apoiada pela Alpine, construiu uma diferença absurda para a segunda colocada no campeonato. Ao desembarcar no Catar, Pulling tinha 95 pontos de vantagem para Doriane Pin, da Mercedes.
Ao longo do campeonato, Pulling não teve nenhum resultado abaixo do terceiro lugar do pódio. Com três provas de antecedência, ela leva o título. Neste momento soma sete vitórias, dominando as etapas de Miami e Singapura, com duas vitórias em cada uma delas. A competidora se torna a segunda campeã da F1 Academy da história da categoria feminina.
Com duas provas programadas para o Catar, Pulling tinha grande chances de ser declarada campeã já no sábado. A pilota começou a corrida ocupando a terceira posição, mas logo depois da largada, assumiu o segundo lugar e se manteve atrás de Doriane Pin.
A francesa obteve as duas poles em Lusail e saiu como a vencedora da primeira corrida. Pin também vem fazendo um brilhante campeonato, mas não conseguiu atingir as mesmas marcas que Pulling.
Doriane largou bem e conservou a dianteira, enquanto Pulling e Maya Weug batalhavam pela segunda posição. Quando a britânica conseguiu espaço, fez a manobra de ultrapassagem na competidora que representa a Ferrari em pista. Apesar das sucessivas investidas de Weug, ela precisou se contentar com o terceiro lugar.
O início foi bem disputado, com alguns duelos pelo grid. Chloe Chambers e Tina Hausmann acabaram punidas com cinco segundos cada, por conta de uma falsa largada, mas a competidora que representa a Haas em pista, não deixou a punição lhe abalar, pois estava focada nas ultrapassagens que poderia conseguir.
No começo da terceira volta, Pin que imprimia um bom ritmo, conseguiu abrir uma vantagem de 1s5 para Pulling. Essa distância continuou sendo ampliada conforme ela completava voltas na liderança.
Com uma pilotagem agressiva, Bianca Bustamante, da McLaren, foi de encontro a brita em vários momentos ao longo da prova. A prova não foi fácil para a competidora, que acabou rodando ao encontrar a brita mais uma vez e provocou uma bandeira amarela localizada por rodar entre as curvas 4 e 5.
Nas voltas finais, Pulling foi orientada para apenas concluir a corrida, já que Pin tinha se distanciado e Weug também desistira de batalhar pela recuperação da segunda posição. Desta forma, Pulling manteve a calma e seguiu para a linha de chegada no Catar.
Hadmda Al Qubaisi foi a quarta colocada, sendo o seu melhor resultado desde a Corrida 2 em Zandvoort. Alisha Palmowski que realizou a sua primeira corrida como pilota convidada da F1 Academy, foi a quinta colocada, defendendo-se de Lia Block na maior parte da prova. Jessica Edgar obteve os seus primeiros pontos desde a Corrida 1 em Barcelona ao faturar a sétima posição. Nerea Martí foi a oitava, com a brasileira Aurelia Nobels em nono, enquanto Emely De Heus fechou o top-10.
Here’s the top 10 from our first race in Qatar 🏎️ 🇶🇦 #F1Academy #QatarGP pic.twitter.com/8dxGfXVfyX
— F1 Academy (@f1academy) November 30, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.