365 DiasColunistasMotoGP
Tendência

A primeira vitória de Andrea Dovizioso na MotoGP

Série 365: 26 de Julho de 2009 - A primeira vitória de Andrea Dovizioso na MotoGP - 01ª Temporada: dia 66 de 365 dias.

A MotoGP disputava sua última etapa antes das férias de verão na Europa. A categoria chegava ao saudoso Donington Park na Inglaterra, e claro que o instável clima britânico se fez presente. Aquele domingo amanheceu nublado e por vezes uma fina chuva se fazia presente.

Ducati errou na escolha de pneus e ficou do Fim do Grid® Fonte: GP.Update

Na MotoGP em caso de chuva troca-se de moto, e tentando dar o pulo do gato a Ducati resolveu alinhar no grid com as motos calçadas já com os pneus de piso molhado, mesmo que a pista estivesse completamente seca naquele momento. A estratégia acabou com as corridas de Nicky Hayden e Casey Stoner. As demais equipes de fábrica, Yamaha com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, Honda com Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso e Suzuki com Loris Capirossi e Chris Vermeulen e as equipes satélite resolveram esperar pela chuva. A largada ocorreu com piso seco, logo as Ducati se deram muito mal. Um surpreendente Toni Elias assumiu a ponta com sua Gressini Honda seguido por Jorge Lorenzo com sua Yamaha pulou na frente seguido por Valetino Rossi com a outra Yamaha e pela dupla da Honda Dovizioso e Pedrosa.

O surpreendente Toni Elias na liderança. Fonte: GP.Update

Toni Elias não foi páreo para as motos de fábrica e começou a perder posições. Uma fina chuva começou a cair tornando as linhas brancas da pista extremamente escorregadias. A primeira vítima da pista ensaboada foi Toni Elias. O espanhol da Yamaha caiu na volta 9. A liderança passou então a Rossi que parecia rumar para uma tranquila vitória. Ha 10 voltas do fim foi a vez de Rossi ir ao chão e 2 voltas mais tarde foi a vez da chuva dar o ar da graça tornando o final da prova emocionante.

Dovizioso conseguiu manter-se na pista e viu sua vantagem de quase 10 segundos para Randy de Puniet e Carl Edwards diminuir perigosamente nas voltas finais. Mas era o dia de “Dovi” e o italiano conseguiu ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada seguido por Colin Edwards com uma Yamaha satélite e Randy de Puniet com uma Honda satélite. As Ducati ficaram melancolicamente no Fim do Grid®.

26 de Julho de 2009 – A primeira vitória de Andrea Dovizioso na MotoGP. Fonte: GP.Update

l Classificação final da prova:

  1. Andrea Dovizioso (Honda), 30 Voltas
  2. Colin Edwards (Yamaha), +1.360
  3. Randy de Puniet (Honda), +1.600
  4. Alex de Angelis (Honda), +8.958
  5. Valentino Rossi (Yamaha), +21.622
  6. James Toseland (Yamaha), +22.465
  7. Marco Melandri (Kawasaki), +35.284
  8. Nicolo Canepa (Ducati), +38.769
  9. Dani Pedrosa (Honda), +42.112
  10. Mika Kallio (Ducati), +45.845
  11. Loris Capirossi (Suzuki), +53.190
  12. Gabor Talmacsi (Honda), + 1’12.315
  13. Chris Vermeulen (Suzuki), + 1’20.398
  14. Casey Stoner (Ducati), +1 Volta
  15. Nicky Hayden (Ducati), +1 Volta
  16. Jorge Lorenzo (Yamaha), DNF.
  17. Toni Elias (Honda), DNF.
Andrea Dovizioso vence seguido por Colin Edwards com uma Yamaha satélite e Randy de Puniet com uma Honda satélite. Fonte: GP.Update

Foi a última vez que a MotoGP correu em Donington Park, pois este circuito havia fechado contrato para receber a F1 a partir de 2010 e deveria ser amplamente reformado, as motos passariam a correr em Silverstone que perderia a F1, esse era o cenário. Só que os proprietários da pista de Donington não conseguiram levantar os recursos necessários para a reforma exigida por Bernie Ecclestone, a F1 continuou em Silverstone e Donington perdeu a MotoGP.

26 de Julho de 2009 – A primeira vitória de Andrea Dovizioso na MotoGP. Fonte: GP.Update
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading