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À frente do pelotão: onde estão as disputas no período de supremacia da Red Bull?

Em um momento que a Red Bull domina, pontos para a mudança deste domínio provocam questionamentos

Após a segunda etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 ser disputada, fica claro que a Red Bull tem uma distância segura para as demais equipes do grid. Max Verstappen emplacou a sua segunda pole e vitória, mas não conseguiu repetir o feito de liderar todas as voltas da corrida ou faturar a volta rápida.

Um mero detalhe.

A Red Bull conta com um carro atualizado, um dos melhores já construídos neste regulamento. Em ritmo de classificação nota-se uma proximidade no pelotão, mas é em corrida que o time austríaco realmente tem um equipamento bem avançado.

E dá para temer o que a RBR ainda poderá realizar ao longo de 2024, pois o time fornecerá atualizações para o equipamento quando chegarem na fase europeia do calendário. Se o gap que atualmente é grande para os demais, promete ser ampliado.

Max Verstappen e Sergio Pérez já faturaram duas dobradinhas para a equipe neste ano. Se o ritmo seguir desta forma, facilmente eles vão chegar aos 1000 pontos. Porém, quando o carro da RBR começar a receber as atualizações, veremos se o mexicano manterá o mesmo desempenho, embora ainda distante do companheiro de equipe.

O novo regulamento da Fórmula 1 implementado em 2022 tinha por objetivo aproximar o pelotão e fornecer mais disputas. Porém, não é isso que estamos vendo. Ainda que em 2022 alguma disputa tenha acontecido em parte do campeonato, em 2023 a coisa começou a pender totalmente para a Red Bull.

Mérito total da equipe que conseguiu com o seu corpo técnico, além de ter Adrian Newey para projetar um carro ótimo desde o começo.

Enquanto as outras nove equipes do grid brigaram para compreender o regulamento, a Red Bull seguiu avançado. Nestes últimos meses observamos os esforços realizados por alguns times para tentar compensar a diferença existente para a primeira colocada, mas enquanto eles estão na fase da perseguição, a Red Bull pode seguir aperfeiçoando o seu modelo.

Quem imaginava que não era possível fazer isso, vê agora que ainda era possível melhorar várias partes e concluir o nascimento do RB20.

Aponto dos problemas para este período de dominância. Basicamente após a introdução do regulamento e 2022, a FIA não seguiu fazendo ajustes que conseguissem barrar um pouco a RBR, deixaram os austríacos seguirem com o seu trabalho.

Os adversários não conseguem apontar partes ilegais do carro da Red Bull, assim como a FIA não encontra brechas para conter o avanço do time austríaco. O resultado é um grid que ao invés de estar se aproximando, se distância cada vez mais.

Líder do pelotão, Red Bull segue tranquila por mais um ano – Foto: reprodução Red Bull

Além disso, a quebra do teto orçamentário pela Red Bull, gerou uma punição da mais pífia possível, por ser tão branda não conteve a progressão do time, desta forma não surtiu o efeito que era esperado.

A categoria demonstra que a real preocupação / foco agora está em 2026 e precisamos passar por esses dois anos, com a Red Bull coletando os frutos até que alguma mudança possa acontecer. Uma expectativa real de mudanças fica para 2026, quando os novos motores da categoria serão introduzidos e os carros também passarão por uma reformulação. É neste momento que o grid todo deve lidar com quebras e até problemas em tornar o encaixe perfeito entre motor e carro.

A Fórmula 1 já passou por vários momentos de dominância, mas o que realmente chama atenção neste em particular é o fato de não vermos mecanismos que freassem a Red Bull. Se olharmos de forma mais recente, no período de 2014 até 2021 quando a Mercedes esteve em alta, a FIA tentou barrar sistemas desenvolvidos pelo time alemão, para tentar conte-los.

Depois de um 2020 fabuloso da Mercedes faturando 13 vitórias em 17 corridas, no ano seguinte os pneus da categoria passaram por uma mudança estrutural, que acabou afetando tanto a Mercedes como o desempenho da Aston Martin.

LEIA MAIS: A mudança na estrutura dos pneus e as questões envolvendo Aston Martin e Mercedes

Na temporada de 2021 a Mercedes experimentou momentos distintos, desta forma Max Verstappen ganhou espaço e pode batalhar pelo título de pilotos com Lewis Hamilton.

Por hora, o regulamento só pode sofrer alterações visando a segurança.

Com o regulamento atual, a FIA tentou impedir que brechas fossem exploradas, criando algo mais redondo, mas ela não tem nada para fazer se a interpretação e conceitos desenvolvidos não estão próximos do que a Red Bull conseguiu criar. A mesma cartilha é fornecida para todos, mas são as interpretações que produzem versões diferentes entre os modelos.

A implementação do teto de gastos também é um fator limitante para os times começam projetos do zero e até apoiar algumas mudanças para tornar a competição mais interessante. Neste terceiro ano, com o novo regulamento em vigor, as equipes tentaram seguir por uma linha de raciocínio para continuar o desenvolvimento.

A Mercedes precisou começar novamente, após apostar um projeto falho por dois anos, pode apostar que não é um momento fácil para os alemães.

A RBR por ser o projeto melhor preparado desde o começo serviu de inspiração para os outros times, mas neste quesito não é apenas correto copiar, é necessário compreender o projeto para saber como direcionar as atualizações e próximas mudanças.

Onde estão as disputas?

Após o GP da Arábia Saudita, é como se a Ferrari demonstrasse que, assim como a Red Bull, atualmente está em uma briga isolada. O time italiano não conta com um carro para desafiar a RBR em corrida neste momento, mas não estão misturados com Mercedes e McLaren. Nota-se um progresso.

A Aston Martin com Fernando Alonso performou um pouco melhor durante a prova em Jeddah, mas é certo que eles não se recuperarem da queda que enfrentaram no ano passado.

Infelizmente, agora talvez o duelo que esteja de fato mais intenso, seja aquele travado por Haas e Racing Bull, pois foi exatamente este confronto que acabou gerando um pouco de entretenimento para a prova deste último fim de semana. Parece que agora estamos naquele momento em que a novela especial é descobrir quais das equipes do final do pelotão conseguirão salvar algum ponto ao final do duelo.

Por mais que atualmente o público seja a testemunha ocular da Red Bull fazendo história com um carro dominador, o entretenimento na pista é essencial para manter a Fórmula 1. No entanto, agora o que realmente alimenta o interesse pela categoria são os assuntos extra pista e o show que a categoria colocou em primeiro plano.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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