A Chegada de um campeão de um velho conhecido á Formula Indy

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Por: Erika Prado

lll Série 365: 5 de janeiro de 1993 – A Chegada de um campeão de um velho conhecido á Formula Indy – 01ª Temporada: dia 229 de 365 dias.

Em 1993 a IndyCar ainda se chamava CART, e foi nesse dia que Mansell apareceu pela primeira vez em Arizona para testar um carro da Newman-Haas.

No ano anterior, Mansell havia sido campeão dominante na Formula 1, e começando o novo ano, decidiu embarcar em uma nova categoria também. Os resultados de Mansell foram incríveis: quebrou um recorde de volta em 1 segundo, e ainda ficou dando zerinhos na pista, segundo ele para se adaptar ao carro.

A temporada da Cart de 1993 tinha 16 etapas, as quais haviam nomes conhecidos como Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, e outros que já eram consagrados na categoria. Mansell começou a impressionar logo em sua primeira corrida, na Austrália, com o combo: Pole position, volta mais rápida e vitória.

A Indy 500 sempre foi uma das corridas que faziam parte dos pontos da Cart (e depois IndyCar), e em 1993, o brasileiro Emerson Fittipaldi venceu a corrida, levando este título.

Para quem não sabe, o Indy 500 é um dos prêmios mais cobiçados do automobilismo, compondo tríplice coroa: GP de Mônaco, 500 milhas de Indianápolis e 24 horas de Le Mans.

A competição se tornou tão importante devido a sua duração, e por ser um dos primeiros circuitos ovais do mundo, ocasionando recordes de velocidade e vitórias.

Mansell repetiu trio vencedor em New Hampshire em agosto, e venceu 5 das 16 corridas da temporada. O Inglês apresentou uma performance surpreendente pois venceu em dois tipos de circuito, tanto de rua quanto os ovais, sendo dominante em 19% das voltas em circuitos de rua (até esta etapa) e 42% das voltas em oval. Para um iniciante, ele estava indo bem até demais, segundo comentários de americanos na transmissão, Mansell era um enigma que quase ninguém entendia.

A competição pelo título foi acirrada com Emerson Fittipaldi, que acabou apenas 8 pontos atrás do Inglês.

Mansell foi campeão inédito na CART, e em 1994 voltou a Formula 1 (na Williams, inclusive), escreveu um capítulo importante entre as duas categorias (IndyCar e Formula 1) na história do automobilismo.

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Erika Prado

Erika Prado, Ericoke, São Paulo - SP Nascida e criada na zona Lost, tornou-se podcaster devido a Bruno Shinosaki, e colunista devido a Rubens GP Netto. Estudante de engenharia mecânica, e apaixonada por qualquer máquina que precise de um coração (motor). Além de fã de automobilismo, é cinéfila e ama música de quase todos os gêneros (principalmente as que dão pra fazer coreografia), gosta de escrever textos como se estivesse contando algo pra alguém ou defendendo alguém em uma conversa, com memes, desenhos e até gráficos. Também ama auto-conhecimento, saúde mental e principalmente: a causa feminista. E não sabe ser breve...

Um comentário em “A Chegada de um campeão de um velho conhecido á Formula Indy

Fechado para comentários.