ColunistasDestaquesPostUniverso Nerd
Tendência

A BMW Art Car M1 Group 4 de Andy Warhol

A BMW leva o Art Car M1 Group 4 de Andy Warhol para a Índia

A BMW Group India apresenta o Art Car 1979, pintado pelo mais famoso artista americano Andy Warhol na Índia. Sua criação será exibida exclusivamente de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 na India Art Fair em Nova Délhi. Depois de Alexander Calder, Frank Stella e Roy Lichtenstein, Andy Warhol criou o 4º Art Car da BMW, o BMW M1 Group 4 para competir na lendária corrida de 24 horas de Le Mans.

Os BMW Art Cars ou ‘Rolling Sculptures’ são obras de arte originais que demonstram uma síntese individual da expressão artística e do design automotivo. Desde 1975, 19 artistas internacionais criaram Art Cars com base nos carros contemporâneos da BMW de sua época, todos oferecendo uma ampla interpretação artística.

Rudratej Singh, presidente e diretor executivo do BMW Group India disse: “Consideramos nossa estética e design muito caro, isso nos inspira, assim como nossos usuários, a ampliar seus limites criativos. As pessoas adoram a BMW por seu desempenho superior, segurança, experiências luxuosas a base é o design e a sensibilidade criativa estética. Ajudar a construir e fortalecer plataformas interculturais de criatividade no campo da arte, música, design e arquitetura, é portanto muito essencial para nós. A India Art Fair é uma plataforma perfeita para alcançarmos nossos clientes mais exigentes e mostrar a estética e a filosofia de design das marcas.Trazemos para a Índia mais uma interação atemporal entre arte, artista e automóvel, mais próxima de nossos clientes e conhecedores de arte.”

lll 4º BMW Art Car Andy Warhol 1979 BMW M1 Grupo 4

Eu amo esse carro. É mais bem-sucedido que a obra de arte

…era a opinião de Andy Warhol depois que suas pinceladas arrebatadoras transformaram o BMW M1. Ele levou menos de meia hora para criar a quarta exposição na BMW Art Car Collection. 40 anos depois, o entusiasmo pelo carro esportivo permanece inabalável. Já mundialmente famoso na época, o ícone da pop art nos EUA compartilhava a mesma paixão com muitos fãs de automóveis daquela época. O fascínio do especial único criado por Warhol aumentou de fato, muitos fãs consideram seu Art Car como o destaque de toda a coleção.

Uma pessoa que faz de latas de sopa uma obra de arte ou aspira a fechar uma loja de departamentos para que possa ser preservada como museu na posteridade, não verá conflito entre tecnologia e criatividade. Consequentemente, foi assim que ele trabalhou. Em vez de primeiro criar um modelo em escala e deixar a conclusão final para seus assistentes como seus antecessores, a lenda da pop art pintou o BMW M1 do início ao fim.

Tentei dar uma descrição vívida da velocidade. Se um carro é realmente rápido, todos os contornos e cores ficam embaçados

lll Andy Warhol

O nome Andy Warhol é a quintessência da arte pop. Nascido em Pitsburgo, EUA, em 1928, estudou de 1945 a 1949 no Instituto de Tecnologia Carnegie. Ele começou sua carreira artística como artista comercial e teve sucesso em realizar sua própria exposição em Nova York já em 1952. Em 1956, seu trabalho foi reconhecido com o cobiçado “Art Director’s Club Award”. 1962 viu a criação da lendária “Fábrica” – uma negação e reversão das idéias artísticas tradicionais, como nunca havia sido visto antes. Seus retratos de celebridades e pinturas de objetos triviais se tornaram famosos. Warhol morreu em Nova York em 1987.

Imagem reprodução

lll Coleção BMW Art Car

Por mais de 40 anos, a BMW Art Car Collection fascinou entusiastas de arte e design, além de amantes de carros e tecnologia. Vários carros da BMW Art Car Collection geralmente estão em exibição no Museu da BMW em Munique, a casa da BMW Art Cars, como parte de sua coleção permanente. Os demais BMW Art Cars viajam pelo mundo – para feiras de arte e exposições.

A coleção BMW Art Car nasceu quando o piloto Hervé Poulain aficionado por arte, junto com Jochen Neerpasch, então diretor da BMW Motorsport, pediram ao seu amigo artista Alexander Calder para projetar um automóvel. O resultado foi um BMW 3.0 CSL, que competiu nas 24 Horas de Le Mans em 1975, onde rapidamente se tornou o favorito do público.

Desde então, 19 artistas internacionais criaram modelos BMW, entre os quais alguns dos artistas mais renomados da atualidade: Alexander Calder (BMW 3.0 CSL, 1975), Frank Stella (BMW 3.0 CSL, 1976), Roy Lichtenstein (BMW 320 Group 5 1977), Andy Warhol (BMW M1 Group 4, 1979), Ernst Fuchs (BMW 635CSi, 1982), Robert Rauschenberg (BMW 635CSi, 1986), Michael Jagamara Nelson (BMW M3 Group A, 1989), Ken Done (BMW M3 Grupo A, 1989), Matazo Kayama (BMW 535i, 1990), César Manrique (BMW 730i,

lll Sobre o compromisso cultural da BMW

Desde a sua criação, o BMW Group India participou de importantes compromissos culturais em todo o país. Em 2007, dois BMW Art Cars embelezados pelos artistas de renome mundial Andy Warhol (BMW M1, 1979) e Roy Lichtenstein (BMW 320i, 1977) foram apresentados na Galeria de Arte Jehangir, em Mumbai. O BMW Art Car de Jeff Koons, Sandro Chia e Cesar Manrique foram exibidos exclusivamente na India Art Fair. Desde 2012, a BMW faz parceria com a Bienal Kochi-Muziris, a feira de arte contemporânea, que traz artistas internacionais para a Índia e cria uma plataforma global para artistas indianos. Em 2012-13, o inovador BMW Guggenheim Lab chegou à Índia. Baseado no Dr. Bhau Daji Lad Museum e conduzido em seis locais diferentes em Mumbai,

Há quase 50 anos, o BMW Group iniciou e se envolveu em mais de 100 cooperações culturais em todo o mundo. A empresa coloca o foco principal de seu compromisso de longo prazo em arte contemporânea e moderna, música clássica e jazz, além de arquitetura e design. Em 1972, três pinturas em larga escala foram criadas pelo artista Gerhard Richter especificamente para o hall de entrada da sede do BMW Group em Munique. Desde então, artistas como Andy Warhol, Jeff Koons, Daniel Barenboim, Jonas Kaufmann e arquiteto Zaha Hadid colaboraram com a BMW. Em 2016 e 2017, a artista feminina Cao Fei, da China, e o americano John Baldessari criaram os dois próximos veículos para a BMW Art Car Collection. Além de co-iniciativas, como o BMW Tate Live, o BMW Art Journey e os concertos ‘Opera for All’ em Berlim, Munique, Moscou e Londres, a empresa também faz parceria com os principais museus e feiras de arte, bem como orquestras e casas de ópera em todo o mundo. O BMW Group oferece absoluta liberdade criativa em todas as suas atividades culturais – pois essa iniciativa é essencial para a produção de trabalhos artísticos inovadores e para grandes inovações em um negócio de sucesso.

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Botão Voltar ao topo