Nesta última quarta-feira (09) a Red Bull comunicou a saída de Christian Horner do cargo de chefe de equipe. Pouco depois, o consultor Helmut Marko refletiu sobre o tempo que eles trabalharam juntos.
Horner esteve à frente da RBR por duas décadas, contribuindo para a disputa e conquista de títulos em dois ciclos. Marko que trabalhou ao lado de Horner, teve uma colaboração além da Fórmula 1 com o britânico, já que a parceria deles ocorreu no início dos anos 2000 na Fórmula 3000.
LEIA MAIS: Christian Horner deixa a Red Bull após 20 anos, decisão tem efeito imediato
“Christian e eu trabalhamos juntos com muito sucesso por mais de 20 anos, tanto na Fórmula 1 quanto na Fórmula 3000. Gostaria de agradecer sinceramente a Christian por isso”, disse Marko em seu comunicado.
“Durante esse período, pudemos celebrar um número incrível de conquistas extraordinárias. Ajudamos a desenvolver dois Piloto Campeões Mundiais e vários vencedores de Grandes Prêmios. Esse sempre foi – e ainda é – o jeito Red Bull.”
“Quanto à situação esportiva atual: ainda faltam doze corridas, e continuaremos lutando pelo Campeonato de Pilotos enquanto for matematicamente possível.”
LEIA MAIS: Quem é Laurent Mekies, sucessor de Horner na Red Bull?
O relato dos últimos meses indica que a relação entre eles se tornou cada vez mais conturbada, principalmente devido à disputa interna por poder. Muito se falou sobre o apoio de Christian Horner por parte do núcleo austríaco da equipe, enquanto Helmut Marko contava com respaldo do lado tailandês, aprofundando ainda mais a divisão nos bastidores da Red Bull. Enquanto Max Verstappen em várias ocasiões demonstrou apoio irrestrito ao consultor do time.
Após o falecimento do fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, já era esperado uma mudança interna na equipe e seu controle.
A pressão interna aumentou mais ainda, quando Horner se envolveu em um escândalo, sendo investigado por um caso de assédio, por conta de alegações feitas por uma funcionária da equipe. Em nenhum momento a Red Bull afastou o Horner do cargo. Combinado a esse episódio, também começou a ocorrer a queda de desempenho da Red Bull nas pistas, além da instância de permanecer com Sergio Pérez.
A Red Bull já definiu Laurent Mekies para o cargo de CEO e chefe de equipe da Red Bull, não deixando dúvidas sobre o seu futuro.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.