365 DiasColunistasDestaquesRepost
Tendência

Brotou Jerome D’Ambrosio

27 de dezembro: brotou Jerome D'Ambrosio - Dia 220 de 365 dias mais importantes da história do automobilismo

Etterbeek, Bélgica, dia 27 de dezembro de 1985, nascia Jerome D’Ambrosio. O jovem belga iniciou sua carreira no kart aos 12 anos. Tricampeão belga, venceu também a Mônaco Cup Kart em 2000 e a Copa do Mundo de Kart em 2002.

Fonte: @Lotus

Ingressou em 2003 na Formula Renault 1.6 onde conquistou o título belga tendo como patrão Thierry Boutsen. Neste ano participou de testes para o programa de jovens pilotos da Renault sendo um dos escolhidos, mas seu vínculo com os franceses durou apenas até o final de 2004. Foi galgando degraus dentro da Formula Renault chegando a série máxima a 3.5 em 2005, mas quase nunca apresentando performances dignas de nota. Partiu então para o Euroseries 3000 e também fez participações na classe GT2 do FIA GT. Para 2007 tentou a sorte na Formula Master onde foi campeão.

Marussia Virgin 2011 Fonte: @Virgin

Em 2008 iniciou a jornada na GP2 (atual F2) pela equipe DAMS tendo como companheiro de time Kamui Kobayashi. Foi o 9° colocado em 2008 e o 11° em 2009, mesmo assim manteve-se na DAMS para 2010 quando finalmente conquistou sua primeira vitória na categoria, e logo em Mônaco. Foi substituído por Romain Grosjean em algumas etapas e fechou em 12° lugar na classificação final do campeonato. Para 2011 assumiu o lugar de Lucas di Grassi na Marussia (ex Virgin). Com um equipamento pouco competitivo quase nada pode fazer, suas melhores classificações foram a 20° posição em Spa e Suzuka. Em corrida a melhor colocação foi 14° conquistado em Melbourne e na tumultuada e longa etapa de Montreal. Fechou o ano à frente de seu experiente companheiro de equipe, Timo Glock não foi além da 15° posição em corrida.

Para 2012 passou a ser piloto de testes da Lotus (ex Renault) tendo disputado o GP da Itália no lugar do suspenso Romain Grosjean. Classificou em 15° e terminou em 13°, foi seu último GP na F1. Permaneceu como piloto de testes da Lotus em 2013 e em 2014 foi para o Blancpain Endurance Series pilotando um Bentley.

Lotus, GP da Itália 2012 Fonte: @Lotus

Ainda em 2014 decidiu apostar na recém-criada Formula E. Contratado pela Dragon Racing fez uma ótima temporada terminando campeonato em uma ótima 4° colocação com 113 pontos, a sua frente apenas os 3 pilotos que chegaram a etapa final disputando o título. Herdou a vitória no Eprix de Berlim após a desclassificação de Lucas di Grassi da Audi Abt. O bom desempenho do belga foi decisivo para a Dragon ser a vice-campeã entre as equipes atrás apenas da eDams Renault. Na temporada 2015 / 2016 conquistou sua primeira pole com os carros elétricos em Punta del Este e novamente aproveitando-se de desclassificação de Lucas di Grassi herdou a vitória no México. Fechou a segunda temporada em 5° com 83 pontos.

Formula E Fonte: @F-E

Jerome perdeu o ritmo na terceira temporada, o melhor resultado foi o 7° lugar na etapa inaugural em Hong Kong. Com várias quebras marcou apenas 13 pontos fechando a classificação final em uma modestíssima 18° colocação. O belga provou ter uma simbiose com Lucas di Grassi, afinal herdou a vaga do brasileiro na Marussia na F1 e suas 2 vitorias na Formula E ocorreram após desclassificações do brasileiro.

Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading