Neste fim de semana, entre os dias 15 e 16 de junho, será disputada a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans. A prova será disputada como a 4ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
São 62 carros na pista participando da corrida mais prestigiada do automobilismo, divididos em três categorias: Hypercar, LMP2 e LMGT3. A etapa conta ainda com 186 pilotos inscritos.
Serão 23 Hypercars na classe principal, enquanto 16 carros disputam na LMP2 e 23 na LMGT3.
Neste ano o Brasil será representado por seis pilotos, correndo em duas categorias: Felipe Nasr, Felipe Drugovich e Pipo Derani vão disputar na classe dos hypercars, enquanto Augusto Farfus, Daniel Serra e Nicolas Costa estão no LMGT3.
#04 MATHIEU JAMINET | FELIPE NASR | NICK TANDY
Felipe Nasr disputará mais uma prova com a Porsche Penske (Porsche 963), os pilotos que formam o trio correram juntos na edição de 2023.
No IMSA em 2024, o brasileiro começou o ano com vitória nas 24 Horas de Daytona. A Porsche é a líder do campeonato, faturando mais três pódios ao longo da campanha.
A Porsche também está dominando no WEC, com o trio formado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, os pilotos abriram o campeonato com vitória no Catar e faturaram mais dois pódios na Itália e em Spa-Francorchamps.
#311 LUIS FELIPE DERANI | JACK AITKEN | FELIPE DRUGOVICH
Neste carro da Cadillac (Cadillac V-Series.R) teremos dois brasileiros compartilhando o volante. Neste trio a novidade é Felipe Drugovich, ocupando basicamente a vaga deixada por Alexander Sims, já que na outra edição das 24 Horas de Le Mans, Derani dividiu o carro com Sims e Aitken.
Derani segue competindo no IMSA ao lado de Jack Aitken, a dupla ainda não venceu em 2024, mas soma três pódios. Já Drugovich vai compor o trio de fábrica na classe dos Hypercars depois de fazer a sua estreia neste ano na European Le Mans Series.
O paulista tem uma boa experiência em Le Mans, disputando 8 edições. Derani é um dos maiores nomes das corridas de endurance mundial, já tendo vencido as 24 Horas de Daytona (2016), quatro vezes as 12 Horas de Sebring (2016, 2018, 2019 e 2023) e conquistado um vice-campeonato nas 24 Horas de Le Mans (2017). Derani venceu o IMSA Weathertech SportsCar Championship em 2021, principal competição de endurance da América do Norte.
Drugovich, que atualmente é piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1, foi campeão da Fórmula 2 em 2022. O brasileiro optou por dar continuidade em sua carreira competindo nas categorias de longa duração e obteve uma chance com a Vector Sport para correr nos ELMS. O melhor resultado do brasileiro ao lado de Stéphane Richelmi e Ryan Cullen foi o décimo lugar nas duas etapas realizadas até o momento.
LMGT3
#31 DARREN LEUNG | SEAN GELAEL | AUGUSTO FARFUS
Na LMGT3 teremos mais uma vez a participação de Augusto Farfus ao lado de Sean Gelael e Darren Laung. O trio faturou uma vitória nas 6 Horas de Imola, guiando o BMW M4 LMGT3 do Team WRT. O brasileiro que vai para a sua sexta participação na icônica prova está mirando a vitória para consagrar a sua carreira nas corridas de longa duração.
O curitibano de 40 anos conta com trunfos nas principais provas de 24 Horas, como em Nürburgring (2008, 2010 e 2011), Dubai (2011), Daytona (2019 e 2020), além de já ter alcançado o título da Copa do Mundo de GT (2018) e do Intercontinental GT Challenge (2020), e o vice-campeonato do DTM (em 2013), fora as conquistas do início da sua trajetória, nos monopostos.
#59 JAMES COTTIGHAM | NICOLAS COSTA | GRÉGOIRE SAUCY
O brasileiro Nicolas disputará a sua primeira 24 Horas de Le Mans, o piloto estará a bordo do McLaren 720s LMGT3 EVO, ao lado dos seus companheiros de equipe na United Autosports. Os três pilotos estão disputando a temporada regular do WEC.
A temporada não começou da melhor forma para o trio, mas os pilotos conquistaram os seus primeiros pontos no ano com o 4° lugar conquistado nas 6h de Spa.
Nicolas começou a sua carreira no Brasil e se destacou na Carrera Cup, principal categoria da Porsche Cup Brasil, o piloto faturou sete vitórias e além de participar de 11 pódios em 12 provas. O piloto realizou a sua estreia no Mundial de Endurance como integrante da equipe McLaren.
#86 MICHAEL WAINWRIGHT | DANIEL SERRA | RICCIARDO PERA
Daniel Serra é figurinha carimbada nas 24 Horas de Le Mans, o piloto disputará a prova guiando o Ferrari 296 LMGT3. Entre os brasileiros, o paulistano de 40 anos, já disputou outras sete edições da famosa prova de longa duração.
O tricampeão da Stock Car, conta com duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans (2017 e 2019), além de ter celebrado dois vices nas edições de 2020 e 2022.
Neste ano Serra está dividindo as suas obrigações entre a Stock e a disputa no IMSA ao lado do espanhol Albert Costa.