365 DiasColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Fórmula E finalmente chega a América do Sul

13 de Dezembro de 2014, A Fórmula E chega a América do Sul - Dia 206 dos 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo

Após os Eprixs inaugurais em Beijing, China e Putrajaya, Malásia, a Formula E desembarcava na América do Sul, mas o destino não eram as tradicionais praças Brasil ou Argentina. Punta del Este no Uruguai teve a honra de receber a primeira prova de carros elétricos do continente.

Lucas di Grassi (Audi Abt) e Sam Bird (Virgin) haviam vencido na China e na Malásia, mas a categoria mostrava-se bem equilibrada com Nelsinho Piquet (China Racing), Nick Heidfeld (Venturi) e Sebastien Buemi (eDams Renault) mostrando que logo integrariam o grupo de vencedores. A ensolarada cidade uruguaia apresentava a seguinte ordem de largada: Jean Eric Vergne (Andretti) e Nelsinho Piquet na primeira fila, seguidos pela dupla da eDams Renault, Nicolas Prost e Sebastien Buemi, a seguir Jaime Alguersuari (Virgin) e Lucas di Grassi (Audi Abt). Os vencedores no Fanboost foram Jean Eric Vergne, Nick Heidfeld e Salvador Duran.

Fonte: Fórmula E

Na largada Nelsinho Piquet assumiu a ponta sendo perseguido muito de perto por Jean Eric Vergne. Na volta 4 Sam Bird passou por cima da zebra na curva 1 e foi jogado direto no muro ocasionando a primeira bandeira amarela do dia. Na relargada Piquet Jr manteve-se firme na ponta e a grande disputa passou a ocorrer entre Jaime Alguersuari e Lucas di Grassi. O safety car foi acionado novamente na volta 10 por detritos na pista. Em seguida Vergne finalmente superou Nelsinho Piquet e assumiu a liderança.

Fonte: Fórmula E

O brasileiro passou a ser pressionado por Buemi e em uma disputa pela segunda colocação ambos acabaram cortando a primeira chicane. Volta 15, Vergne é o primeiro a parar para a troca de carro, na volta seguinte Stephane Sarrazin bate provacando nova entrada do safety car, logo a maioria dos pilotos aproveitou para ir aos boxes e trocar de equipamento. Após este safety car a classificação estava assim: Heidfeld, Buemi, Vergne, Nelsinho, Prost e Di Grassi. Após 3 voltas na liderança Heidfeld foi punido por não respeitar o uso máximo da bateria, Nicolas Prost recebeu a mesma penalidade.

Fonte: Fórmula E

Volta 27 Matthew Brabham da Andretti bate no mesmo lugar de Sarrazin forçando a última bandeira amarela do dia. Na relargada restando 2 voltas Jean Eric Vergne acionou o Fanboost e atacou ferozmente o lider Buemi. O suíço resistiu aos ataques do francês, que esgotou sua bateria ficando parado na pista, e conquistou sua primeira vitória na Formula E, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi completaram o podium. Após o Eprix do Uruguai a classificação do campeonato era a seguinte:

1) Lucas di Grassi 58

2) Sebastien Buemi 40

3) Sam Bird 40

4) Nicolas Prost 24

5) Nelsinho Piquet 22

Entre as equipes:

1) eDams Renault 64

2) Audi Abt 62

3) Virgin 54

4) Dragon Racing 36

5) Andretti 33

Fonte: Fórmula E
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading