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Pirelli matém a gama intermediária para disputa do GP dos Estados Unidos

Formato Sprint será utilizado pela 5ª vez na temporada. Circuito das Américas marca início de uma rodada tripla na reta final do Campeonato

Neste fim de semana a Fórmula 1 dá início a uma rodada tripla, formada pelo GP dos Estados Unidos, México e Brasil. A categoria que conta com três provas nos Estados Unidos visitará o Circuito das Américas desta vez.

A Pirelli fornecerá mais uma vez aos pilotos e equipes a gama intermediária de pneus, como aconteceu no ano passado. Portanto os times vão receber o C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). É esperada uma evolução na pista desde a realização do TL1.

Pneus escolhidos pela Pirelli para o GP dos Estados Unidos. A fornecedora de compostos fez uma leve alteração na cambagem, para que os compostos possam ter mais contato com o solo – Foto: reprodução Pirelli

O traçado é bem irregular, um dos mais desnivelados do calendário, algo que provoca vários solavancos ao longo da volta completa pelo traçado. A superfície do circuito exige que os times trabalhem com os carros mais altos, afetando diretamente no desempenho e aerodinâmica. É um traçado muito comum onde algumas peças dos carros podem se partir por conta dos bumps, afetando a estrutura dos carros.

Algumas das curvas que compõe o Circuito das Américas, são inspiradas em curvas famosas de outras pistas. A curva 3 a 6 lembram a Maggotts-Becketts em Silverstone, enquanto as curvas 12 a 16 são inspiradas em uma seleção do circuito de Hockenheimring. As curvas 16 a 18 lembram a curva 8 do Circuito de Istambul.

Austin será palco de mais um fim de semana com Sprint, mas o Circuito da Américas receberá este formato pela primeira vez em sua história.

  • A sexta-feira começa com um treino livre de uma hora; na sequência a classificação que define o grid da corrida principal é disputado;

  • O sábado é dedicado exclusivamente para a Sprint: o dia começa com a Sprint Shootout, uma sessão classificatória mais curta que estabelece o grid da Sprint. Nesta sessão os pilotos precisam usar pneus novos: no Q1 e Q2 existe a obrigatoriedade de trabalhar com os pneus médios, enquanto no Q3 apenas os compostos macios vão entrar em cena;

  • Para a realização da prova, apenas 12 jogos de pneus estão disponíveis, diferente dos 13 jogos disponíveis habituais;

  • A Sprint, prova de 100 km é disputada no final do dia. Uma corrida sem a necessidade de realizar uma parada obrigatória;

  • O domingo é exclusivo para a realização da prova principal;

A Fórmula 1 vai explorar esse formato mais uma vez no Brasil, aproveitando que o formato casou com a pista.

Max Verstappen venceu o GP dos Estados Unidos de 2022, realizando o seu primeiro e último stint em pista com os pneus médios, enquanto o stint intermediário foi concluído com os pneus duros. O Safety Car surgiu em pista em dois momentos. O piloto holandês assumiu a liderança na primeira curva em uma boa reação no começo da prova.

Lewis Hamilton que concluiu a prova na segunda posição, realizou um primeiro stint de médios e outros dois com os pneus duros. Charles Leclerc concluiu o pódio em uma estratégia mais parecida com a adotada por Verstappen. Os pneus vermelhos não foram usados na prova, a exceção foi a terceira parada realizada por George Russell para buscar a volta mais rápida no final da corrida.

Estratégias de pneus trabalhadas em 2022 durante o GP dos Estados Unidos – Foto: reprodução Pirelli

A Fórmula 1 não estará sozinha em Austin, pois dividirá a pista com a F1 Academy. A categoria feminina também utiliza pneus da Pirelli e vai colaborar para construir o emborrachamento do traçado.

Programação / Horários do GP dos Estados Unidos – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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