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Prost, Senna e Schumacher juntos no podium pela única vez

09 de maio de 1993– Dia 352 dos 365 dias mais importantes da história do automobilismo

O GP da Espanha marcava a quinta etapa do campeonato de 1993. Até ali de maneira surpreendente Ayrton Senna com a McLaren equipada com motor Ford cliente havia conquistado 2 vitorias épicas, Interlagos e Donington Park, fazendo frente a imbatível Williams-Renault de Alain Prost, o brasileiro liderava o campeonato com 26 pontos contra 24 de Prost. A decepção até ali era a Ferrari que chegava a Barcelona com apenas 1 ponto. Nos bastidores Senna trabalhava ativamente para ter os motores Ford de fábrica que por contrato eram exclusivos da Benetton e para que a FIA banisse a eletrônica que tanta vantagem dava a Williams.

Fonte: Pinterest

Na classificação Prost fez valer a vantagem da Williams cravando a pole com o tempo de 1’17″809, a seu lado Damon Hill com 1’18″346, Ayrton Senna largaria em terceiro, Michael Schumacher em quarto, Riccardo Patrese em quinto em Karl Wendlinger em sexto. Nota, Senna marcou seu tempo na casa de 1’19 e a partir de Schumacher os tempos foram de 1’20, por aí pode-se ter uma noção da superioridade da equipe de Grove sobre os concorrentes.

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Na largada Damon Hill assumiu a ponta seguido por Alain Prost, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Riccardo Patrese e Michael Andretti. Damon liderou 11 voltas até ser superado com facilidade por Alain Prost. A prova prosseguiu sem maiores intercorrências, até que pouco após a metade da prova Prost diminui o ritmo pois precisava lidar com problemas em seu motor Renault. Hill se aproxima e parece que finalmente teria caminho livre para conquistar sua primeira vitória. As expectativas do inglês literalmente viraram fumaça quando o motor de sua Williams explodiu.

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Mesmo com problemas Prost conseguiu manter ritmo suficiente para não ser ameaçado por Senna. O francês recebeu a bandeira quadriculada 16 segundos à frente do eterno rival Senna, 27 a frente de Schumacher e 1 volta à frente dos demais concorrentes. O resultado lhe devolveu a liderança do campeonato com 34 pontos contra 32 de Senna. O podium deste GP em Barcelona entraria para a história, foi a única vez que 3 das maiores lendas da F1 subiram juntas ao podium, uma espécie de transição de gerações, Prost e Senna passando o bastão para a era seguinte, a era Schumacher.

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Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Um Comentário

  1. “(…) Nos bastidores Senna trabalhava ativamente para ter os motores Ford de fábrica que por contrato eram exclusivos da Benetton e para que a FIA banisse a eletrônica que tanta vantagem dava a Williams.(…)”. Tão ético. Ao invés de trabalhar no próprio carro/motor para superar os rivais, “trabalhava nos bastidores” para tirar a vantagem do trabalho alheio. Quem era o Dick Vigarista afinal? Se alguém o vencia, sempre era porque “estava trapaceando”. Hipócrita.
    O “herói-santinho” em sua arrogância não tinha nem a elegância/educação de aplaudir um jovem alemão talentoso recebendo o troféu de terceiro colocado. Mas “Ele” era “amigo do homem lá de cima”. Bom, o “Homem lá de cima” mostrou pouco tempo depois que sabe o que faz.

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