AutomobilismoColunistasPostStock Car

Zonta vence com estrategia a segunda prova em Londrina da Stock Car

Ricardo Zonta venceu a segunda etapa em Londrina (PR) que aconteceu da Stock Car neste domingo (10) no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O piloto da Shell Racing acabou ganhando a posição até então de Marcos Gomes depois da sua parada nos boxes. Enquanto os outros competidores se anteciparam assim que a janela de paradas foi liberada, Zonta permaneceu na pista abrindo distância para fazer o seu pit-stop de forma mais tranquila.

A segunda colocação ficou por conta de Marcos Gomes, piloto da Cimed Racing que acabou ganhando a posição de Pizzonia na parada dos boxes, já que o rival acabou sendo mais lento. Rubens Barrichello veio para completar o terceiro lugar, pela segunda vez no dia, levando a melhor na batalha com Pizzonia, no braço mesmo já que ambos não tinham mais botões de ultrapassagem. Barrichello usou a mesma tática da primeira corrida, permaneceu mais tempo na pista enquanto os outros antecipavam as suas paradas.

Átila Abreu ficou com o sexto lugar, seguido por Valdeno Brito da Eisenbahn. Sérgio Jimenez ficou com o oitavo posto, Allam Khodair foi o nono enquanto Cacá Bueno vinha para fechar o top-10.

Os dois líderes da primeira prova, Thiago Camilo e Daniel Serra ficaram fora da segunda prova, devido ao incidente que aconteceu logo na largada, envolvendo Max Wilson e Marcio Campos.

Após está etapa de Londrina a Stock Car parte para etapa da Argentina em Buenos Aires. Daniel Serra vai com 235 pontos, conta 222 de Thiago Camilo. Átila Abreu como terceiro colocado e 190 pontos, seguido por Fraga que conta com 174. Em quinto temos Cacá Bueno com 166.

boletimdopaddock.com.br/thiago-camilo-vence-primeira-corrida-em-londrina-pela-8a-etapa-da-stock-car/11020

ll Saiba como foi a corrida

Pizzonia agora era o primeiro colocado para a segunda corrida, seguido por Gabriel Casagrande e Átila Abreu. Cacá Bueno era o quarto, Valdeno Brito, Marcos Gomes, Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Daniel Serra e Thiago Camilo.

Rafael Suzuki acabou largando dos boxes.

Thiago Camilo rodou na largada e ficou atravessado na frente do carro de Daniel Serra. Ricardo Maurício teve o eixo traseiro do carro danificado e Max Wilson também ficou com a carenagem do carro despedaçada. Marcio Campos da Blau também se envolveu no acidente e foi obrigado a abandonar a corrida.

https://twitter.com/stock_car/status/906933279156252672

Antonio Pizzonia conseguia manter a primeira posição e Átila abreu acabou ganhando o segundo lugar para Gabriel Casagrande. O Safety Car acabou entrando na pista na segunda volta por causa da grande batida que acabou tendo na largada. Os pilotos que deixaram a corrida falaram sobre o ritmo lento que eles tiveram assim que a prova teve início e com a aceleração e frenagem constante, somada a aproximação dos carros, foi impossível evitar a batida.

O carro de segurança acabou permanecendo na pista um pouco mais de dez minutos. Lucas Foresti ficou parado na pista um pouco antes da relargada, pois o radiador do seu carro acabou quebrando.

Pizzonia seguia na liderança da prova e Valdeno Brito era pressionado por Cacá Bueno. O carro de Marcio Campos estava com o capô completamente danificado.

Felipe Lapenna acabou indo pelo lado de fora da pista para conseguir uma ultrapassagem em Julio Campos e prejudicou o piloto da Prati e pouco tempo depois Lapenna era punido por atitude antidesportiva e já se encaminhava para os boxes para cumprir a punição.

Átila Abreu usava o push para pressionar Pizzonia e tentar ganhar a primeira posição e piloto da Prati fazia também o uso do botão para conseguir abrir distância.

Cacá Bueno e Felipe Fraga seguiam brigando pela sexta posição e Fraga conseguia a ultrapassagem, porém Rubens Barrichello já estava bem próximo deles.

Marcos Gomes e Abreu também começavam a mesma luta por posições e a briga equivalia ao segundo lugar.

Alan Khodair conseguia fazer a ultrapassagem em Vitor Genz quando o piloto da Eisenbahn estava nos segundos finais do botão de ultrapassagem.

A janela de box abria com pouco mais de 18 minutos para o final da sessão e Pizzonia e Marcos Gomes eram os primeiros a ir para os boxes. Wilson acabava abandonando a corrida.

Marcos Gomes ganhava a posição de Pizzonia já que o piloto da Prati acabou perdendo tempo na sua parada. Abreu parava na volta seguinte e conseguia voltar na frente de Gabriel Casagrande.

Cacá Bueno e Valdeno Brito acabaram fazendo uma parada mais longa em circunstância da primeira corrida, enquanto isso Julio Campos acabava abandonando.

Denis Navarro e Valdeno Brito acabavam disputando posições na pisa e o piloto da Eisenbahn garantia o sexto lugar.

Felipe Fraga também precisou fazer uma parada mais longa e Barrichello seguia dando voltas rápidas na pista.

Pouco tempo depois Felipe Fraga e Denis Navarro acabaram se tocando e Fraga acabava com a roda traseira quebrada. O toque se dava porque Vitor Genz e outros dois estavam muito próximos.

Rubens Barrichello não fazia uma parada rápida, porém ganhava três posições e mesmo voltando atrás de Gabriel Casagrande. Zonta conseguia assumir a ponta, mas a briga agora era definida pelos botões de ultrapassagem.

Vitor Genz era desclassificado da prova pois havia causado o toque entre Fraga e Navarro.

Zonta retomava a posição de Marcos Gomes e usava os seus botões de ultrapassagem para garantir a primeira posição.

Nos minutos finais os ponteiros não tinham mais botões de ultrapassagem e a briga era no braço mesmo. Os carros acabaram reduzindo o ritmo para o final da corrida, exceto Zonta que era o único que ainda tinha uma coisinha para o final, mas provavelmente não seria necessário usar já Marcos Gomes não tinha mais.

Na volta final Rubens Barrichello conseguia fazer a ultrapassagem, induzindo Pizzonia ao erro.

Zonta conseguia a sua terceira vitória na Stock Car em casa. Seguido por Marcos Gomes e Barrichello que pela segunda vez no dia chegava no pódio.

Foto de capa do acervo de fotos da Stock Car, tirada por Fernanda Freixosa.

Fonte: @Stock_Car
Fonte: @Stock_Car
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading