ColunistasFórmula 1Post

TL3 Canadá – Sem folga, Max Verstappen fica na ponta em último treino antes da classificação

Na última sessão realizada antes da classificação, Max Verstappen assumiu mais uma vez a liderança, desbancando Sebastian Vettel após instalar os pneus hipermacios. A classificação promete ser bem acirrada depois dessa demonstração de competitividade entre os quatro primeiros da tabela, já que todos estavam com os mesmos compostos instalados e na mesma proposta de realizar voltas rápidas quando suas marcas foram aferidas.

Max foi forte nos minutos finais quando registrou 1:11:599, o que colocou fim ao crescimento da Ferrari. O alemão comandou grande parte da terceira sessão de treinos livres, junto com Kimi Raikkonen.

A classificação começa às 15h pelo horário de Brasília. 

lll Saiba como foi o Terceiro Treino Livre

Assim que a pista foi liberada para a terceira sessão Ericsson e Grosjean deixaram os boxes, o piloto da Sauber utilizava os pneus hipermacios e o da Haas estava com os ultramacios. Aos poucos outros pilotos começaram a se encaminhar para a pista.

Raikkonen era o primeiro a ter volta aferida no circuito, com 1:12:931. Apenas o finlandês e o alemão da Ferrari e o australiano da Red Bull estavam na pista.

Ricciardo era o segundo piloto a registrar volta e tinha 1:14:686, utilizando os pneus ultramacios e logo em seguida Vettel registrava o seu primeiro tempo com 1:13:168, superando o piloto da Red Bull.

Raikkonen na sua sexta volta registrava 1:12:359. Alonso se tornava o terceiro colocado com 1:13:952, seguido por Ricciardo com 1:14:059 e Hulkenberg com 1:14:199. Gasly era o sétimo com 1:14:384 e Vandoorne ocupava o oitavo lugar com 1:14:493.

Uma bandeira amarela era localizada na curva 3 por conta de Stoffel Vandoorne ter travado as rodas e passado reto pela área de escape.

A sessão seguia, com a pista liberada e Sebastian Vettel registrava 1:12:235. As Mercedes já estavam na pista com os pneus ultramacios e Bottas e tinha 1:13:218 ocupando o quarto lugar, enquanto Hamilton era o sexto colocado com 1:13:567.

Ricciardo era o terceiro com 1:12:995. Com quase vinte minutos de sessão já realizados, apenas Ericsson, Grosjena, Sirotkin, Leclerc, Magnussen, Stroll, Ocon, Pérez e Verstappen ainda não tinham tempo registrado.

Hamilton e Bottas evoluíam com o inglês superando o companheiro de equipe para se tornar o terceiro colocado com 1:12:598, seguido por Bottas com 1:12:666.

Verstappen entrava na pista assim como Ricciardo, também utilizando os pneus ultramacios e tinha 1:12:552, pulando para terceira colocação, mas logo depois Raikkonen conseguia registrar 1:12:359.

Com a conclusão da primeira meia hora, as posições eram: Vettel, Hamilton, Raikkonen, Verstappen, Bottas, Ricciardo, Ocon, Pérez e Sainz.

A Ferrari iniciava um novo stint restando pouco mais de 20 minutos para o término da sessão, Raikkonen melhorava a sua marca e tinha 1:11:763, mas na volta seguinte Vettel que havia sido atrapalhado no seu segundo setor na volta anterior tinha 1:11:648 se tornando o primeiro colocado.

Ricciardo era o terceiro com 1:12:153, com a oitava volta do seu pneu hipermacio. Bottas que também estava com os compostos rosa instalados na sua Mercedes melhorava o seu tempo ficando com 1:12:357, mas era o quarto colocado, não superando o companheiro que tinha a marca aferida com os ultramacios.

Raikkonen em segundo tinha 1:11:650, sendo separado por apenas 0s002 do seu companheiro de equipe. Apenas cinco pilotos estavam na pista.

Bottas conseguia superar Hamilton com 1:12:255, mas o inglês deixava os boxes com os hipermacios para o seu novo stint, assim como Verstappen que também se encaminhava para a pista. A fase final da sessão era marcada pelos pilotos que usavam o pneu ”mais macio’’ do final de semana.

Hamilton conseguia subir para a terceira posição com 1:11:706, enquanto Verstappen passava a ocupar a primeira posição com 1:11:599.

Vandoorne era o sétimo colocado com 1:13:034 enquanto Alonso era visto em décimo sexto. Restando dez minutos para término da sessão as posições eram: Verstappen, Vettel, Raikkonen, Hamilton, Ricciardo, Bottas, Grosjean, Vandoorne, Pérez e Ocon.

Hartley e Gasly estavam na décima primeira e na décima segunda posição.

Hulkenberg conseguia melhorar e subir para a sétima posição com a sua primeira volta registrada com os hipermacios novos com 1:12:946. Os pilotos da Renault só haviam utilizado esse tipo de composto na sessão.

Pérez melhorava e pulava para sétimo com 1:12:903. Alonso saia de décimo sétimo para décimo terceiro também com um jogo de pneus novos e tinha 1:13:225.

Os quatro primeiros colocados da sessão, Verstappen, Vettel, Raikkonen e Hamilton ficaram com marcas bem próximas, provando que a classificação vai ser bem acirrada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo