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GP DO JAPÃO – ROSBERG NO RUMO CERTO

| Débora dos Santos Almeida – publicado em 13/10/2016 às 12:40

As impressões que ficaram logo no começo da temporada, levaram a crer que esse seria o ano do titulo de Nico Rosberg na Mercedes, quando até o GP da Rússia (4° da temporada) o alemão era o líder e podíamos dizer que até ali ele tinha 100% de aproveitamento. O piloto venceu até este momento na temporada nove provas das 21 presentes no calendário, contra seis vitórias de Lewis Hamilton.  

Durante o 12° GP sediado na Alemanha, Lewis foi considerado o novo favorito para acabar o ano como campeão e levar o seu terceiro titulo da carreira para casa, mas agora depois do GP do Japão o título novamente parece passar para a mãos de Nico Rosberg que após as férias já venceu quatro das cinco etapas disputadas. Atualmente Rosberg tem 33 pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipe. 

Livio Oricchio do Globo Esporte.com fez as contas para as possíveis situações que podem acontecer durante os próximos GPs e a direção do titulo está praticamente certa.  

Se Hamilton for primeiro nas quatro, soma 100 pontos (25×4), o que o levaria a 380 pontos (280+100). Rosberg pode ser segundo em três desses eventos e terceiro no outro, será já suficiente para repetir o que seu pai fez em 1982, com a Willliams, quando se tornou campeão. Nessa hipótese, o alemão somaria 54 pontos das três segundas colocações (18×3) e 15 do terceiro lugar, atingindo 382 (313+69) no total, ou dois a mais de Hamilton. 

Hamilton admitiu a culpa, as suas rodas ficaram patinando quando as luzes vermelhas se apagaram. Mas essa não é a primeira vez que isso acontece durante essa temporada, na verdade esse é o quarto erro cometido pelo inglês as vezes esses erros se deram pela má administração da embreagem ou outros problemas do sistema do carro. O piloto inglês também se mostra desestabilizado, aparentemente a falta de confiança esta tomando conta dele e com os resultados que podemos considerar não muito satisfatórios para o padrão Hamilton de ser, os problemas estão subindo a cabeça. Se o que está faltando para o inglês é confiança o alemão se mostra muito bem, o que faltava para ele no ano passado, está na medida certa até o momento, se perder esse campeonato agora ou será por problemas mecânicos que somente o seu companheiro de equipe poderia superar se souber usar todo o talento que tem. 

Logo no final da corrida, Hamilton que brigava com Verstappen pelo segundo lugar se deparou com uma ”porta” na cara e seguiu reto pela área de escape ficando apenas em terceiro lugar e somando 15 pontos. A investida de Verstappen seria investigada apenas em Austin e dependendo da decisão o inglês ficaria com o segundo lugar e somaria 18 pontos, mas Toto Wolf retirou a acusação já que essa tinha sido feita após Hamilton sair do autódromo.  

A festa na equipe Mercedes aconteceu após eles conquistarem pelo terceiro ano seguido a vitória no Mundial de Construtores com 593 pontos. A Red Bul é a segunda colocada até o momento com 385 pontos e a Ferrari com 335. 

Se por uma lado a casa da Mercedes terminou o final de semana em festa a Ferrari não está tendo um ano para se comemorar, Vettel perdeu posições pelo acidente que aconteceu na Malásia o que na minha humilde opinião não era necessária, visto que o piloto acabou fora da corrida e essa já era uma grande punição e Kimi Raikkonen também perdeu posições no grid após fazer a troca do cambio.  

Vettel soube aproveitar em um primeiro momento o erro na largada de Hamilton para fazer boas ultrapassagens e ganhar posições no início da corrida.  Mas o grande problema foi a equipe Italiana não soube acertar a mão na estratégia, colocando pneus macios muito cedo na segunda parte da corrida, fazendo com que o alemão ficasse sem pneus para poder brigar pelo terceiro lugar e ficar no pódio, ficando apenas com o 4° lugar, uma posição a frente de Kimi Raikkonen seu companheiro de equipe que também foi vitima da escolha errada da equipe. Talvez se essa possível vitória chegasse a ocorrer ainda durante esse ano (a propósito ela já deveria ter vindo), está fosse capaz de acalmar os corações da diretoria da equipe. A Ferrari ainda anda apostando no desenvolvimento do carro para essa temporada e ainda não temos como definir qual vai ser a situação deles no próximo ano, quando o regulamento mudara drasticamente.    

Nas voltas finais Max Verstappen se mostrava mais lento que Hamilton, mas o holandês soube defender a sua posição muito bem e com certeza não deixaria barato para o inglês, porém na volta final acabou fechando a porta bruscamente para Hamilton, sabemos que ele nunca deixa barato e muitas vezes tentar ultrapassar ele pode ser no mínimo arriscado, mas o ”incidente” dessa vez não acarretou punições para o seu lado. Ricciardo chegou apenas em 6° lugar dessa vez, apesar de ter largado em 4° lugar um dos motivos para o seu carro não ter rendido muito dessa vez, foi a perda de potência no motor do seu carro o que acarretou na pouca velocidade em reta. Os motores também estão na fase final para abrir o bico de vez, mas a equipe ainda conta com mais um motor para a temporada. E ao começar a corrida do lado úmido da pista, acabou atrapalhando o australiano, quando teve que desviar do inglês que havia ficado no grid. 

A Force India teve mais um resultado positivo, durante esse final de semana Sergio Pérez e o alemão Nico Hulkemberg, ficaram com o sétimo e o oitavo lugar abrindo uma diferença de 10 pontos para a Williams que não teve um domingo tão bom assim, como todos os outros durante o ano. Felipe Massa largou em 12°, apostando em uma estratégia de apenas uma parada e terminou a corrida em 9° lugar, ficando apenas na frente do seu companheiro de equipe Valtteri Bottas. 

Na Sauber os problemas se mantem os mesmos. O carro de Felipe Nasr continua não tendo um bom desempenho, acabou terminando a corrida na mesma posição em que largou, o 19° lugar e ainda ficou à quatro posições atrás do seu companheiro Marcus Ericsson que terminou a prova em 15°.A McLaren que estava em casa, não teve um desempenho tão bom como vinha tendo em outras corrida, Fernando Alonso foi 16° e Jenson Button 18°. Durante este final de semana não tivemos nenhum abandono na corrida. 

A Fórmula 1 volta dia 23 de outubro para o GP dos Estados Unidos, mais precisamente em Austin no Texas. 

Fonte: @F1
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Fonte: @Pirelli
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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