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GP da Austrália – Sebastian Vettel tem vitória inesperada, Alonso segura o pelotão e Haas abandona

A primeira corrida do ano contou com a vitória improvável de Sebastian Vettel, já que o alemão acabou tendo um final de semana bem apagado por conta do seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, que vinha demostrando melhores resultados em todos os treinos livres.

A Ferrari acabou vencendo a prova de certa forma na estratégia, o alemão ocupava o primeiro lugar quando o um virtual Safety Car foi acionado após os dois carros da Haas abandonarem e eles estavam em meio a rodada de parada nos boxes.

Hamilton ficou sem entender porque Sebastian Vettel conseguiu tempo para se manter na sua frente, mas a equipe dos cavalos rampantes acabou sendo inteligente em chamar o alemão enquanto os carros tinham a sua velocidade reduzida na pista, mas esse acerto foi em uma fração de segundo e poderia ter dado muito errado.

Utilizando a famosa frase do Galvão “chegar é uma coisa, passar é outra”, Hamilton bem que tentou ultrapassar o alemão até o final da prova, conseguindo diminuir a diferença algumas vezes para menos de um segundo, no entanto seu motor começou a se sobreaquecer e era necessário ampliar a distância para fazer o resfriamento. Nas voltas finais Hamilton ainda foi vítima dos pneus traseiros que acabaram se desgastando.

Destaque positivo para Ricciardo que depois de punido acabou ficando com a quarta posição, que foi conquistada depois do abandono da Haas que teve problema nos dois carros, justamente nos pneus traseiros do lado esquerdo que não ficaram fixados por conta da pistola pneumática.

Fernando Alonso foi mais um piloto que se beneficiou com a entrada do Safety Car virtual e acabou saltando para a quinta posição, mas também temos que levar em consideração novamente o abandono dos carros da Haas. Alonso fez uma boa corrida e após a saída do carro físico de segurança da pista na volta 32, o espanhol deu conta de segurar Max Verstappen e mais tarde nas voltas finais, formou uma fila composta por Nico Hulkenberg e Bottas, além do holandês que não conseguia ultrapassar.

O Grande Prêmio da Austrália mais uma vez foi marcado por abandonos, no total 5 pilotos não completaram a prova, mas desta vez nenhum marcado por acidentes.

lll Saiba como foi a corrida

Bottas recebeu uma punição de perda de cinco posições e acabou largando na décima quinta posição.

Nesta corrida a Haas acabou largando como quarta força, com Kevin Magnussen ocupando o quinto lugar e Grosjean em sexto.

Fora uma largada limpa, com Hamilton mantendo-se em primeiro, mas Raikkonen fazia questão de atacar o inglês para tentar conseguir a ponta. Magnussen saltava para a quarta posição com Verstappen em quinto e Grosjean se mantinha em sexto.

Fernando Alonso na disputa, ainda da primeira volta, começava a brigar com a Renault para tentar a nona posição que era de Carlos Sainz Jr.

Brendon Hartley era o primeiro a se encaminhar para os boxes e já instalava os compostos médios, depois de uma fritada de pneus ainda na largada.

Na abertura da segunda volta Raikkonen tinha o tempo muito próximo ao de Hamilton, o finlandês virava 1:30:265 e o inglês tinha 1:30:856, eles estavam separados por pouco mais de um segundo.

Daniel Ricciardo realizava uma ultrapassagem em Nico Hulkenberg e já estávamos na quinta volta.

Na sétima volta era a vez de uma bandeira amarela ser acionada entre a curva 15 e 17 depois do carro de Sergey Sirotkin perder os freios e abandonar a corrida. Na volta seguinte era vez de Marcus Ericsson se encaminhar para os boxes da equipe e declarar fim de corrida para um dos carros da Sauber.

O carro de Max Verstappen se mostrava muito instável e o holandês que acabou atacando muito a zebra viu o seu carro rodando e perdeu duas posições, caindo para o oitavo lugar, no entanto era esperado que os carros da Red Bull ficassem mais na pista por conta da escolha dos pneus, já que a equipe estava usando os compostos supermacios.

Mesmo com três zonas de utilização de DRS, era difícil ultrapassar em Melbourne.

Pierre Gasly era mais um piloto que abandonava a corrida, logo na volta 15 saindo uma fumaça do motor da sua Toro Rosso e o carro passava a se arrastar na pista. A equipe pedia apenas para o piloto tentar conduzir o carro até os boxes. Mesmo com uma melhor adaptação do motor Honda no carro da Toro Rosso, parecia que não seria uma temporada fácil se a equipe já necessitasse fazer uma troca de motor na primeira corrida do ano.

Hamilton seguia na liderança da prova e já havia ampliado a diferença para o segundo colocado com três segundos, mas a Mercedes pedia para que Hamilton tirasse um pouco mais do seu carro e o piloto conseguia registrar 1:27:852.

Na volta 19 era a vez do pit stop começar e Raikkonen era o primeiro a ser chamado pela Ferrari para realizar a troca dos pneus e já instalava os compostos médios, logo em seguida Hamilton também era chamado pela equipe e parava na volta 20 tendo tempo de sobra para volta na frente de Kimi Raikkonen.

Sebastian Vettel pulava para a liderança da prova, já que não havia realizado a sua troca de pneus.

Verstappen realizava a sua parada na volta 22 e caia para a décima quarta posição. Daniel Ricciardo ficava encarregado de brigar com a Haas pela quarta e quinta posição.

Aos poucos os demais pilotos também realizavam as suas paradas. Magnussen pouco depois de ir aos boxes na volta 24 e sair do pit-lane era mais um piloto a abandonar a prova e causava uma bandeira amarela. Na volta seguinte Grosjean que também havia realizado a sua parada, ficava estacionado com a sua Haas da mesma maneira que Kevin Magnussen e dessa vez o virtual Safety Car era acionado, o problema nos dois carros era na roda traseira esquerda, pois a pistola pneumática não havia fixado-a corretamente.

Sebastian Vettel realizava sua parada na volta 26 e devido a ativação do virtual Safety Car o alemão conseguia se manter na liderança da prova e Hamilton não conseguia entender como ele havia perdido a liderança da prova para o piloto da Ferrari.  

Max Verstappen que havia ultrapassado Fernando Alonso sob a bandeira amarela, precisou devolver a volta para o espanhol para não receber uma punição.

O Safety Car físico que havia entrado na pista na volta 28, para a remoção dos carros da Haas, acabava deixando a pista na volta 32 e desta forma Hamilton que havia perdido a posição de graça para Sebastian Vettel, passava a atacar o alemão para tentar recuperar a ponta.

Com o abandono dos carros da Haas, Daniel Ricciardo herdava as posições da equipe naturalmente. Fernando Alonso foi mais um piloto que acabou se beneficiando com a entrada do virtual Safety Car e o espanhol se mantinha na quinta posição.

Mesmo existindo uma proximidade entre os pilotos e as brigas terem se subdividido em “duplas”, Melbourne continuava não sendo uma pista fácil para realizar ultrapassagens. Vettel começava a ampliar a diferença entre ele e Hamilton para pouco mais de um segundo. O piloto da Mercedes ainda tinha uma dificuldade a mais: também não podia se manter ficar colado atrás de Sebastian Vettel, por conta do sobreaquecimento do motor.

Outra briga que víamos na pista era entre Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen, o australiano da Red Bull executava a manobra de caça com o finlandês para tentar ganhar a quarta posição.

À medida que a prova se desenhava para o final, Verstappen começava a atacar Fernando Alonso e Nico Hulkenberg era mais um piloto que também vinha para tentar uma ultrapassagem no espanhol.

Na volta 48 Hamilton que vinha tentando atacar o alemão de todas as formas, acabou errado e fritando os pneus e desta forma o inglês acabou se distanciando de Vettel com mais de dois segundos, restavam apenas 10 voltas para o final da corrida.

Bottas também havia chegado na briga entre Alonso, Verstappen e Hulkenberg, mas o espanhol seguia segurando todo o pelotão, mesmo na volta 53 quando a diferença entre ele e Verstappen caiu para menos de um segundo em alguns trechos, Fernando conseguiu manter-se à frente dos demais pilotos, na 5ª posição.

Na volta 57, Ricciardo conseguia se colocar a menos de um segundo atrás de Raikkonen e voltava a atacar o finlandês para tentar entrar no pódio. Já Hamilton tinha a distância para Vettel ampliada para mais de 5 segundos com Sebastian Vettel e o inglês tinha problemas nos pneus traseiros da sua Mercedes.

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Max Verstappen mesmo com uma potência extra fornecida pela Red Bull não conseguia realizar a ultrapassagem em Fernando Alonso e o espanhol conseguia garantir o quinto lugar, vencendo a primeira briga dos motores Renault do ano.

 

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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