16 de Junho de 1942, nascia Giacomo Agostini, ou simplesmente Ago ou sofisticadamente o maior campeão de todos os tempos da MotoGP – Dia 26 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

| Aniversariante do dia: Giacomo Agostini

| Em 16 de junho de 1942 nascia um campeão do Motociclismo mundial.

Para quem não sabe, Giacomo Agostini, conhecido como “Ago” venceu 122 corridas. Atualmente, o campeão mais conhecido da Moto GP, Valentino Rossi, tem apenas 88 vitórias.

Naquela época, pessoas comuns tornavam-se pilotos. Giacomo, por ser o mais velho de quatro irmãos, seria o responsável por sustentar sua família na velhice do pai. Por este motivo, seu pai fez de tudo para que Giacomo não corresse.

Em 1963, depois de “vencer” todos os argumentos de seu pai, Ago fez sua primeira corrida, e ganhou.
Sua vitória lhe rendeu uma vaga na equipe Morini, uma vez que seu piloto principal mudou de equipe, e o Italiano foi o escolhido para substitui-lo na temporada de 1964. Ago já foi campeão das 350cc neste ano.

Agostini começou na Equipe MV Augusta, como “segundo piloto”, porém, em 1965 lutou pelo campeonato mundial, perdendo na em Suzuka na última volta por uma falha em sua moto, entregando o título a seu rival direto, Jim Redman.

Ago no Japão. Fonte: @Twitter

Ao final da temporada de 1965, o companheiro de equipe de Agostini, Mike Hailwood, deixou a MV Augusta, e Ago teve sua almejada vaga de primeiro piloto

Mike Hailwood. Fonte: @Twitter

Como resposta ao voto de confiança da equipe, Ago trouxe 7 títulos consecutivos para a MV Agusta: 1966 á 1973. Em 1966 e 1967 apenas nas 350cc, de 1968 á 1972 nas 350cc e nas 500cc e em 1973 apenas nas 350cc.

Em 1974, o Italiano foi contratado pela Yamaha, onde permaneceu até 1977. Pela Yamaha, Giacomo foi campeão apenas duas vezes, em 1974 nas 350cc e em 1975 nas 500cc.

Ago na Yamaha. Fonte: @Twitter

Hoje, ainda uma celebridade e um ídolo para os motociclistas, Agostini ainda não saiu deste mundo, está sempre nos eventos, acompanhando pilotos e corridas.

Abaixo, uma entrevista dele com o Menino Marc Marquez, hoje, campeão 3 vezes da MotoGP:

Erika Prado

Erika Prado, Ericoke, São Paulo - SP Nascida e criada na zona Lost, tornou-se podcaster devido a Bruno Shinosaki, e colunista devido a Rubens GP Netto. Estudante de engenharia mecânica, e apaixonada por qualquer máquina que precise de um coração (motor). Além de fã de automobilismo, é cinéfila e ama música de quase todos os gêneros (principalmente as que dão pra fazer coreografia), gosta de escrever textos como se estivesse contando algo pra alguém ou defendendo alguém em uma conversa, com memes, desenhos e até gráficos. Também ama auto-conhecimento, saúde mental e principalmente: a causa feminista. E não sabe ser breve...

%d blogueiros gostam disto: