FP3 Japão – Lewis Hamilton lidera sessão em Suzuka com Vettel se aproximando do inglês

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Hamilton liderou sessão molhada em Suzuka, ao entrar com um novo jogo de supermacios 1:29:599 e tomou o topo da tabela ocupado pela Ferrari. Vettel ficou em segundo, sendo separado por apenas 0s166, acompanhado por Raikkonen em terceiro lugar. 

O segundo stint de voltas rápidas forneceu mais vantagem para aqueles pilotos que se encaminharam para a pista pouco depois dos ponteiros. O asfalto secava gradualmente formando um trilho o que permitia mais aderência e uma melhora nos resultados.

Foi assim que Verstappen passou a ser o quarto colocado, seguido por Bottas e Ricciardo. Ocon era o sétimo superando Sergio Pérez em oitavo. Para completar o grid ainda era possível ver Sainz e Magnussen.

Nico Hulkenberg acabou provocando uma bandeira vermelha no final da sessão, após passar com o carro por uma área de gramado úmida, perdeu o controle da traseira da sua Renault  e estampou o muro. Restava pouco mais de 2 minutos de sessão os pilotos retornaram aos boxes.

A classificação será realizada às 3h pelo horário de Brasilia.

lll Saiba como foi o Terceiro Treino Livre

A terceira sessão de treinos livres começava com a umidade na casa dos 90%, a temperatura no asfalto era de 27°C e no ambiente de 25°C. A chuva estava bem próxima do autódromo e o asfalto  se encontrava úmido.

Nico Hulkenberg da Renault era o primeiro a se alinhar no pit-lane, para dar início a sessão e utilizava os compostos macios. Aos poucos outros pilotos como Stroll, Raikkonen e Sainz realizavam o aquecimento dos pneus.

O alemão da equipe francesa registrava 1:32:563, mas era superado por Raikkonen que estava com os supermacios instalados. O finlandês tinha 1:30:054. A pista ficava bem movimentada e apenas a dupla da Force India seguia nos boxes.

Vettel conseguia a segunda posição em sua primeira volta com 1:30:161. Bottas era visto em terceiro, seguido por Ricciardo e Verstappen. Leclerc com a Sauber era o sexto, acompanhado por Sainz e Hulkenberg. Apenas os três primeiros colocados estavam de supermacios, o restante destes pilotos apostava nos macios.

Com pouco mais de dez minutos de sessão realizada, os pilotos eram alertados sobre a chuva que começava a cair no circuito se Suzuka. A curva 17 era um dos trechos com situação mais critica e Hamilton era visto passando direto pela área de escape. Aos poucos os pilotos que haviam tomado a pista para aproveitar os primeiros minutos de sessão, retornavam aos boxes por conta das gotas que molhavam o circuito.

O asfalto havia ficado escorregadio e perigoso para os compostos de pista seca, as escapadas eram mais comuns e com 40 minutos restante de sessão os carros estavam todos nos boxes. As posições eram: Raikkonen, Vettel, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Leclerc, Sainz, Grosjean, Ericsson e Hulkenberg. Hamilton era o último colocado, após não conseguir abrir uma boa volta rápida e seguia com a marca de 1:35:141.

Restando 27 minutos para a conclusão da sessão, Bottas era enviado para a pista mais uma vez utilizando novos supermacios. Pouco depois o companheiro de equipe do finlandês, passava a fazer companhia para ele e usando a mesma composição de pneus.

Aos poucos outros pilotos retornavam para a pista que já que ela passava a desenvolver um trilho seco. Raikkonen era visto escapando na pista, após passar com o carro na curva 7.

Muitos pilotos que já estavam com os pneus desgastados, seguiam dando voltas com os compostos para verificar a sua durabilidade. Mesmo aqueles que haviam optados por realizar a troca antecipadamente, para pneus mais novos não melhoravam as suas marcas de forma expressiva.

Restando nove minutos para o término da sessão, Hamilton conseguia registrar 1:29:599, enquanto o alemão tinha 1:29:715.  Dupla da Haas passava ocupar o sétimo e o oitavo lugar com Magnussen e Grsosjean.

Verstappen conseguia subir para a quarta posição com 1:30:304, seguido por Bottas e Ricciardo. Pérez passava a ser o sétimo com 1:31:513 mostrando que a melhor opção fora esperar um pouco mais para se encaminhar para a pista.

Ocon conseguia fechar a sua volta para superar Pérez com 1:31:088, pouco antes da bandeira vermelha ser instaurada na pista por conta de Nico Hulkenberg que havia perdido o controle do seu carro. Ao passar com as rodas do lado esquerdo além da zebra o alemão perdia o controle da traseira do carro se tornando passageiro. Desta forma mesmo restando dois minutos para o término da sessão, ela praticamente era encerrada ali, com a regressiva continuando, sem atividade na pista.

POS PILOTO EQUIPE TEMPO
1 Hamilton Mercedes 1:29.599
2 Vettel Ferrari 1:29.715
3 Raikkonen Ferrari 1:30.054
4 Verstappen Red Bull 1:30.304
5 Bottas Mercedes 1:30.422
6 Ricciardo Red Bull 1:30.474
7 Ocon Force India 1:31.088
8 Perez Force India 1:31.483
9 Sainz Renault 1:31.513
10 Magnussen Haas 1:31.521
11 Grosjean Haas 1:31.636
12 Leclerc Sauber 1:31.760
13 Hartley Toro Rosso 1:32.030
14 Stroll Williams 1:32.201
15 Hulkenberg Renault 1:32.224
16 Ericsson Sauber 1:32.442
17 Alonso McLaren 1:32.608
18 Sirotkin Williams 1:32.631
19 Gasly Toro Rosso 1:33.105
20 Vandoorne McLaren 1:33.340

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.

%d blogueiros gostam disto: