ColunistasFórmula 1

FP1 EUA – Hamilton lidera primeira sessão, com Vettel em segundo

A Fórmula 1 agora está na américa, para praticamente completar a sua sequência e realmente sentimos o peso do final do campeonato. Austin é a quarta prova, antes do encerramento das atividades de 2017.

Lewis Hamilton voltou a pisar fundo e assumiu a liderança do primeiro treino livre ao marcar 1:36:335, no entanto o alemão da Ferrari não ficou tão distante do rival direto ao título e apenas 0s593 separavam os dois, até porque a equipe de Maranello demorou para reagir no final da sessão. Valtteri Bottas era o terceiro com 1:36:979.

Como já é um costume nesta primeira sessão, alguns pilotos cederam o seus lugares para que outros possam treinar e mais uma vez conseguimos observar Charles Leclerc na Sauber, no carro de Pascal Wehrlein e San Galael no de Daniil Kvyat, que está a bordo da sua Toro Rosso. Brendon Hartley que vai estar guiando o carro da Toro Rosso no lugar de Pierre Gasly, enquanto o piloto compete na última etapa da Super Fórmula.

Antes da classificação começar, já ficamos sabendo dos pilotos que vão cumprir com perda de posições no grid, por causa de algumas trocas que foram realizadas nos seus carros, como Max Verstappen com 15 posições, Stoffel Vandoorne com 5 e o estreante Brandon Hartley com 30.

lll Saiba como foi o FP1

Os treinos livres tiveram início em meio a uma sexta-feira fria em Austin, com um céu coberto e uma chuva que acabou chegando ao circuito texano, antes do das atividades na pista começarem. Assim que a sessão começou, Vandoorne da McLaren, Sebastian Vettel da Ferrari e Marcus Ericsson da Sauber, não perderam tempo já deixavam os boxes das suas equipes para as primeiras voltas de instalação.

Os primeiros tempos foram registrados com os pneus de chuva intermediária, já que a pista estava bem escorregadia, mas os compostos estavam sem identificação externa. Bottas foi o primeiro a anotar tempo e tinha 1:50:529.

Hamilton assumiu a ponta ao marcar 1:50:146 e Verstappen que vinha logo em seguida conseguia 1:50:314, tomava o segundo lugar que era do finlandês da Mercedes. Pouco tempo depois era a vez de Ricciardo aparecer em quarto com 1:50:730 e dez minutos do início já haviam passado.

Alguns pilotos não passaram das suas voltas de instalação e apenas a dupla da Red Bull seguia na pista. Ricciardo acabou rodando na curva 9 ao atacar demais com o carro, uma zebra e instantes depois era a vez de Sean Gelael que estava treinando na Toro Rosso, também rodar na pista, mas era a curva 15.

Novas gotas de chuva voltavam a aparecer em algumas partes da pista, aumentando a dificuldade e alguns pilotos diziam que o setor 3 era o mais escorregadio. Galael apareceu em quinto com 1:58:486 e pouco mais de 20 minutos já haviam passado. Ricciardo vinha em terceiro com 1:50:494. Ocon também perdia o controle do carro e era mais vítima por abusar das zebras.

Aos poucos as equipes começavam a manda os seus carros para a pista e a Williams aparecia em sétimo com Felipe Massa ao registrar 1:52:105 e Stroll cin 1:52:407 e Galael seguia melhorando a sua marca, agora tinha 1:53:992.

Stoffel Vandoorne era visto em terceiro com 1:50:146 e Verstappen assumia a ponta ao marcar 1:47:922.

Os carros da Force India começavam a aparecer e Pérez era o sexto com 1:50:848 e Ocon era o sétimo com 1:51:050, empurrando a Williams uma posição. Sainz também estava na briga e era o oitavo com 1:52:105.

Vandoorne seguia a onda de boa performance e era o segundo com 1:49:748, mas pouquíssimo tempo depois era batido pelo alemão da Ferrari com 1:48:272, enquanto que o companheiro de equipe era apenas o décimo.

Carlos Sainz que está de casa nova neste circuito, mostrava todo o seu desempenho e voltava a aparecer em quinto com 1:50:487, com um pneu de chuva intermediário de 6 voltas. Meia hora da sessão já havia sido realizada e vários carros já estavam na pista.

Hulkenberg na sua primeira volta cronometrada marcava 1:48:171. Apenas Alonso não tinha tempo marcado e possivelmente o seu carro, sofria com um vazamento.

Sainz superava o novo companheiro de equipe ao marcar 1:48:927.

Vettel era o primeiro a calçar os pneus supermacios. Vandoorne seguia a sua atividade na pista e agora era o quarto colocado com 1:48:520.

Felipe Massa assumia a liderança da primeira sessão de treinos livres ao marcar 1:47:692 e Stroll era o sexto com 1:49:554. Sebastian Vettel também brigava pela ponta e ao marcar 1:45:960. Os pilotos davam início a um novo stint e Felipe Massa era mais um piloto que usava os supermacios.

Depois da pausa para a troca dos pneus e a pista ter ficado por um tempo sem atividade, era a vez da tabela de tempos voltar a evoluir e uma nova rodada de voltas rápidas acontecer, com isso Ricciardo assumia a ponta com 1:40:297. Brendon Hartley começava a testar os compostos ultramacios. O australiano no entanto se superava e tinha 1:39:336.

Os tempos começaram a diminuir a medida que os pilotos passaram a investir nesses compostos mais rápidos, até que Hamilton conseguiu atingir a marca de 1:36:335. Levou um pouco de tempo para a Ferrari começar a pisar fundo, até que Sebastian Vettel conseguiu o segundo lugar com 1:36:928.

Quando o clima parecia que pegaria fogo, uma nova pancada de chuva voltou a tomar conta do autódromo, ela ainda era fraca e os pilotos seguiram com os pneus slick,  mas as atividades foram reduzidas na pista.

Nos cinco minutos final, Vandoorne arriscou um pouco e apareceu em quinto com 1:37:352 e Galael voltou a rodar na pista.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo