27 de Agosto e a primeira vit贸ria de Felipe Massa – Dia 98 dos 365 dias dos mais importantes da hist贸ria do automobilismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Somos cabe莽as de gasolina. Gostamos de automobilismo, de velocidade, manobras perfeitamente executadas, estrat茅gias de equipe, disputas na pista e nos bastidores. N茫o nos importamos com o lugar onde um piloto nasceu, apenas se ele 茅 realmente apaixonado pelo que faz, e se faz isso de uma maneira que nos provoca uma sensa莽茫o estranha, como se, s贸 pelo fato de assistir a uma ultrapassagem ousada ou uma defesa ferrenha de posi莽茫o, tiv茅ssemos um pouco de responsabilidade sobre isto.

Mas somos brasileiros.

E, s贸 por isso, vou 鈥渋gnorar鈥 as 贸timas possibilidades de pauta que teria e a grande coincid锚ncia do 27 de agosto ser o dia do nascimento de Derek Warwick (1954), Gerhard Berger (1959), Mark Webber (1976) e a promessa Sergey Sirotkin (1995), al茅m de marcar a data da conquista do t铆tulo de 1967 pela Brabham, no Canad谩 e de 1978 pela Lotus, na Holanda, para falar no GP mais recente acontecido neste dia at茅 a etapa da B茅lgica deste ano. Vamos falar sobre o Grande Pr锚mio da Turquia e de como Felipe Massa se tornou o sexto brasileiro a vencer uma corrida de F贸rmula 1.

A temporada de 2006 vinha pegando fogo. Dez pontos separavam Alonso de Schumacher, e a diferen莽a entre a Renault e a Ferrari no campeonato de construtores era ainda menor, de apenas 7 pontos. Massa, em seu primeiro ano na Scuderia, vinha fazendo um 贸timo trabalho e estava em terceiro no campeonato, 3 pontos 脿 frente de Fisichella.

A corrida anterior, na Hungria, tinha sido daquelas malucas, culminando com abandonos dos dois principais pilotos e a primeira vit贸ria de Button. Com isso, ao chegar para a d茅cima-quarta etapa, os ponteiros do campeonato s贸 pensavam em uma vit贸ria.

Seria a segunda vez que a F贸rmula 1 desembarcaria em Istambul. O circuito preferido de Bernie Ecclestone 茅 percorrido no sentido anti-hor谩rio, como em Interlagos, e pode ser considerado um Tilk贸dromo de sucesso, com 14 curvas quase desonestas, uma das quais recebeu o apelido de Diab贸lica, em men莽茫o 脿 famosa Parab贸lica de Monza. Foi um final de semana de sol e calor, que viu a estreia de um garoto chamado Sebastian Vettel testando a BMW Sauber na sexta-feira.

Durante o classificat贸rio, Schumacher conseguiu um impressionante tempo de 1:25.850 no Q2, simplesmente um segundo mais r谩pido do que qualquer um. Parecia que est谩vamos nos encaminhando para um final de semana de domin芒ncia alem茫, mas j谩 na parte final do quali o heptacampe茫o come莽ou a perder a chance de sair da Turquia com um final de semana perfeito. Errando duas vezes na tomada da curva 1, n茫o conseguiu mais do que um segundo lugar no grid. O pole? Seu companheiro de equipe.

A primeira pole position da hist贸ria de Felipe Massa foi muito comemorada entre os mec芒nicos, por茅m com as duas Renault fazendo a segunda fila com Alonso e Fisichella todos esperavam uma troca r谩pida de posi莽玫es entre os carros italianos.

Encaixotamento de espanhol realizado com sucesso. Fonte: f1.fanatic.co.uk

Na largada, preocupados com o espanhol, os dois pilotos da Ferrari fizeram um 鈥渢r锚s cantos鈥 e conseguiram manter o 1-2 do grid na primeira curva. Alonso tamb茅m passou liso, por茅m o F铆sico levou a pior e, tentando n茫o colidir com os carros da frente (quem bate atr谩s est谩 sempre errado, dizem), acabou rodando e provocando o caos entre a galera coadjuvante. Em um efeito domin贸, Christian Klien travou os freios, empurrando Kimi Raikkonen para fora da pista, onde j谩 estava Scott Speed. Enquanto isso Nick Heidfeld chegava na confus茫o bem a tempo de perder a asa dianteira, enquanto Ralf Schumacher tamb茅m rodava e Tiago Monteiro ficava sem nenhum pedacinho de pista livre de outros carros por onde passar. Uma bagun莽a desgra莽ada, mas n茫o o suficiente para neutralizar a corrida.

F铆sico deixando a barra limpa para a turminha da frente. FONTE: f1fansite.com
F铆sico deixando a barra limpa para a turminha da frente. FONTE: f1fansite.com

Os espectadores viram tudo isso no replay, porque os protagonistas do espet谩culo j谩 estavam l谩 na frente. Fazendo voltas muito r谩pidas, o que sugeria uma estrat茅gia de largada com pouco combust铆vel, Felipe mantinha a dianteira. Schumacher vinha logo atr谩s, e ambos j谩 abriam uma pequena vantagem sobre Alonso. Com mais caf茅 no bule combust铆vel no tanque, o alem茫o tinha a tranquilidade de saber que, se n茫o conseguisse a dianteira no overcut o r谩dio lhe daria uma m茫ozinha. S贸 n茫o contava com Liuzzi.

O italiano da STR tentou se defender de um ataque da Toyota de Jarno Trulli e foi parar entalado na beira da pista. Como seu carro n茫o ia para frente, nem para tr谩s e nem fazia piu铆, o Safety Car foi chamado. E nessa Felipe ganhou o direito de vencer a prova.

Todo mundo correu para os boxes, mas enquanto Alonso tinha os mec芒nicos s贸 para ele, Schumacher precisou esperar a italianada trabalhar primeiro no carro de Massa, sofrendo o que 茅 conhecido como 鈥渟tack鈥, ou empilhamento. Esses segundo perdidos foram suficientes para colocar Alonso entre as duas Ferrari, em segundo lugar.

Monte聽Ararat Fonte: Youtube

Os tr锚s come莽aram um jogo de gato e rato onde o brasileiro tinha a posi莽茫o mais confort谩vel, pois a Renault n茫o podia atacar muito a Rossa da frente sem deixar de se defender da que vinha atr谩s. Schumacher, sabendo que terminar depois de Alonso n茫o lhe faria nenhum bem no campeonato, pressionou at茅 cometer outro erro no final de semana, espalhando bastante na curva 8 (a tal da Diab贸lica), passeando l谩 por fora da pista e voltando com dificuldade. Isso o deixou a quatro segundos do espanhol, diferen莽a que faria falta no fim da corrida.

Dez voltas depois, hora de mais uma janela de pits. Enquanto Massa e Alonso entravam na mesma volta, Michael ficava na pista para aproveitar seu mojo: foram tr锚s voltas em ritmo de classifica莽茫o antes de fazer sua segunda parada. Ao sair dos boxes, encontrou a traseira de Alonso, e os pr贸ximos quinze giros no circuito seriam de pura expectativa. Colado na caixa de c芒mbio do advers谩rio, em uma pista que tinha v谩rios pontos de ultrapassagem, Schumacher deve ter reconhecido por que estava lidando com o atual campe茫o do mundo. Fernando se defendeu bravamente, ganhando tempo enquanto girava e chegava mais pr贸ximo 脿 quadriculada.

A primeira de v谩rias. Fonte: F1fanatic.co.uk

Felipe, como bom funcion谩rio novo na firma, mantinha a lideran莽a mas n茫o for莽ava para se afastar dos brig玫es ali atr谩s. Ele sabia que, se seu companheiro conseguisse a ultrapassagem, ele receberia uma liga莽茫o do chefe Jean Todt. Mas o r谩dio permaneceu mudo. Fernando Alonso n茫o perdeu a concentra莽茫o, e mesmo fazendo a 煤ltima curva com Schumacher praticamente transformado em um ap锚ndice da Renault, conseguiu terminar a corrida 0,081 segundos antes do rival. Ficou feliz, claro, mas com certeza n茫o mais que Felipe Massa, que comemorava dentro de seu carro, nem do que todos n贸s, brasileiros amantes da velocidade, que ouv铆amos novamente o Tema da Vit贸ria.

| FORA DAS PISTAS

Alguns desastres e trag茅dias aconteceram em 27 de agosto. Em 1883, a erup莽茫o do vulc茫o Krakatoa na Indon茅sia destruiu mais de 70% da ilha onde ele estava, jogou mais de 20 milh玫es de toneladas de enxofre na atmosfera, causando a diminui莽茫o de 1,2掳 C na temperatura m茅dia do planeta por cinco anos, provocou tsunamis e atividades s铆smicas que persistiram at茅 fevereiro do ano seguinte, foi ouvida em Perth, na Austr谩lia (a 3.000 km de dist芒ncia) e matou mais de 36 mil pessoas.

Em 1967 nos deixava Brian Epstein, o genial produtor musical que descobriu uns caras tocando no Cavern Club em Liverpool e os transformou nos Beatles. Sua morte foi o catalizador do fim da banda, e em 1997 Paul McCartney disse que, se houve um 5潞 Beatle, foi ele. E em ano incerto nasceu Thiago Raposo, certamente o ser vivo que mais acompanha automobilismo na hist贸ria do universo.

Para finalizar com uma bela dica, vamos aproveitar o anivers谩rio de Aaron Paul, um dos protagonistas daquela que 茅 a segunda melhor s茅rie de todos os tempos de acordo com pesquisas de minha pr贸pria opini茫o. Seu Jesse Pinkman come莽ou quase que como um escada / al铆vio c么mico para o Walter White de Bryan Cranston, por茅m cresceu de maneira assombrosa tornando-se pe莽a fundamental na hist贸ria.

Yo, bitch.

Carlos Valesi

M茅dico, marido, pai, atleticano, roqueiro, podcaster, jogador de poker e f茫 de F1. Nem sempre nessa ordem.

You May Also Like

2 thoughts on “27 de Agosto e a primeira vit贸ria de Felipe Massa – Dia 98 dos 365 dias dos mais importantes da hist贸ria do automobilismo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: