Dia 92 dos 365 dias dos mais importantes da hist贸ria do automobilismo 鈥 21 de Agosto – Vit贸ria de Raikkonen o jogo de sorte e azar seguia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Era 21 de Agosto de 2005 e a F贸rmula 1 voltava das suas f茅rias de meio de ano sendo a d茅cima quarta etapa do calend谩rio daquele ano, para o Grande Pr锚mio da Turquia que estava estreando naquele ano. Circuito desenhado por Hermann Tilke trazia um bom n铆vel de dificuldade para os pilotos e a curva 8 era a que tinha a maior dificuldade, j谩 que aquele trecho parecia com uma ferradura, composto por quatro pequenas retas que exigiam quatro tomadas diferentes, fora isso era executado em sentido anti-hor谩rio.

Aquele Tilkodr贸mo que voc锚 respeita. Fonte: @StatsF1

Os pilotos gostaram da pista e na classifica莽茫o Kimi Raikkonen havia conseguido a pole com a sua McLaren, seguido por Giancarlo Fisichella da Renault e pelo seu companheiro de equipe Fernando Alonso. Juan Pablo Montoya era o quarto e logo em seguida vinha a Toyota de Jarno Trulli. Nick Heidfeld e Mark Webber ocuparam o sexto e o s茅timo lugar. Para fechar o top-10 Felipe Massa da Sauber e Ralf Schumacher da Toyota e Christian Klien da Red Bull. Michael Schumacher n茫o havia registrado nenhum tempo na classifica莽茫o e precisou realizar a troca de motor logo depois do termino da sess茫o, assim como Karthikeyan. Takuma Sato recebia uma penaliza莽茫o por atrapalhar a Williams de Webber acabou ficando com o 煤ltimo lugar.

Na largada Raikkonen manteve a lideran莽a e Alonso assumia o segundo lugar. Conforme as voltas eram realizadas Michael Schumacher come莽ava a conquistar posi莽玫es e Kimi Raikkonen abria dist芒ncia do pelot茫o. Michael acabou tendo uma performance pat茅tica no final de semana depois do desastre da classifica莽茫o ainda se envolveu em um acidente com Webber que acabou se tornando retardat谩rio na corrida. Depois de enfrentar problemas de desgaste com os pneus Michelin, o australiano acabou caindo para 煤ltimo. O alem茫o encontrou Webber e em uma dividida na pista Mark puxou o carro para a direita e Schumacher logo depois de frear perdeu o carro do australiano de vista, para logo depois sentir um toque na traseira e acabar com a suspens茫o danificada. Michael foi para os boxes e ap贸s os reparos serem feitos, ele ainda voltou ap贸s 16 voltas para ganhar as posi莽玫es dos que j谩 haviam abandonado a corrida.

Largada para o GP da Turquia de 2005. Fonte: @StatsF1

Pela terceira vez no ano a Ferrari deixava de pontuar e isso j谩 havia acontecido no Bahrein e na Espanha. Jean Todt n茫o queria nem tocar no assunto e apenas falou que os carros foram perdendo rendimento a medida que a pista ficava emborrachada. Rubens Barrichello chegou em d茅cimo e disse que o erro era da Bridgestone por n茫o ter fornecido pneus mais aderentes e a novela do seu companheiro voc锚s j谩 acompanharam acima neste mesmo texto.

Ao final da corrida o segundo lugar que Montoya havia conseguido sustentar desde a d茅cima quinta volta, acabou sendo retomado por Alonso, pouco depois dele se envolver em um incidente com Thiago Monteiro na famigerada curva 8, acabando com as chances de uma dobradinha da Renault. Ainda nos lugares pontu谩veis contamos com Fisichella em quarto, seguido por Button, Trulli, Coulthard e Klien.

21.08.2005 Istanbul, Turkey,聽Fernando Alonso, ESP, Renault F1 Team with Kimi Raikkonen, FIN, R盲ikk枚nen, McLaren Mercedes and Juan-Pablo Montoya, COL, West McLaren Mercedes – August, Formula 1 World Championship, Rd 14, Turkish Grand Prix, Istanbul Park, Turkey, Podium Fonte: R.Batchelor / xpb.cc

No campeonato de construtores, Alonso ficava com 95 pontos e Raikkonen com 71, a McLaren ainda tinha o melhor carro da temporada, mas o que faltava para o finland锚s era sorte. Alonso n茫o queria saber desse jogo de for莽as m铆sticas, mas parecia que os dois estavam envoltos em algo al茅m do normal. Com cinco etapas ainda pela frente Raikkonen podia chegar a apenas 121 pontos para se tornar campe茫o, mas Alonso s贸 precisava de mais 27 pontos e podia ir comendo pelas beiradas, conquistando alguns p贸dios ou um punhado de quarto lugares e contando com um carro est谩vel at茅 o final do ano.

Resultado final Fonte: @StatsF1
Mundial de Pilotos e Construtores Fonte: @StatsF1

| Fora da Pista

Nesta data nascia em 1952 Joe Strummer, vocalista e guitarrista do The Clash, banda inglesa que surgiu em meio a primeira onda do punk brit芒nico, com letras politizadas do Clash e com brigas internas a banda teve uma vida curta, findando-se em 1986, por茅m at茅 hoje 茅 uma das marcas da cultura pop, que coisa n茫o, dos anos 80:

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito 茅 a Kinky Kylie.

You May Also Like

%d blogueiros gostam disto: