Retornamos ao passado novamente Marty McFly…
Caso ainda vocês não chegaram a ler sobre o GP da Áustria de 1979 (clique aqui). Estamos agora em 1973, e nem tudo continua sendo mil maravilhas para os nossos pilotos. As inúmeras disputas entre as equipes Tyrrell e Lotus ainda continuava nos holofotes. Mas o brilho no final desta temporada tornou-se fosco devido a morte do francês François Cevert (algo que já cheguei a comentar num passado ou futuro) dentro deste baú do Boletim do Paddock.
| 19 de Agosto de 1973
Jackie Stewart e Emerson Fittipaldi, não trocavam flores. Isto já estava bem claro desde o começo e as coisas passaram a ficar piores quando o inglês já havia vencido 5 de 11 corridas, enquanto neste mesmo período o brasileiro havia vencido apenas 3 corridas na temporada.
O restante das provas ficaram por conta do nosso protagonista Ronnie Peterson, mais conhecido como “O sueco voador”. Peterson, passou a ter este apelido justamente por inúmeras vezes fazer o seu carro deslizar nas quatro rodas. Técnica hoje conhecida como Drift.
Podemos dizer também que Peterson, levou sua experiência e estilo aplicado no kart para as pistas de F1, algo que lhe rendeu definições peculiares do tipo: extremamente arrojado e hábil, contrastando com uma aparência delicada e físico relaxado, além de ser tímido e assim conquistando a fama.
| A corrida
Osterreichring, Áustria.
O evento chamado “Memphis Grand Prix”, tornou-se o palco de uma chuva de abandono por problemas mecânicos, acidentes e alguns imprevistos. O circuito contou com 54 voltas, numa extensão de 5.911 quilômetros, o décimo segundo grande prêmio da temporada não teve a participação de Niki Lauda, pelo fato de estar se recuperando do pulso fraturado.
Desta maneira o grid estava formado na primeira fila com Emerson Fittipaldi que havia realizado a melhor volta garantindo a pole. O parceiro de equipe e rival Ronnie Peterson, estava ao teu lado assumindo a segunda posição.
A segunda fila estava formada com o neozelandês Denny Hulme, onde manteria firme sua terceira posição contra o americano Peter Revson, em quarto. Enquanto isso os pilotos, o argentino Carlos Reutemann e o italiano Arturo Merzario, trocariam faíscas na terceira fila e assim, garantindo uma bela disputa pela quinta e sexta posição no grid.
Na quarta fila, o inglês Jackie Stewart, largou na sétima posição ao lado do brasileiro Carlos Pace, em oitavo. Lá quase no final da fila, o também brasileiro, Wilson Fittipaldi iniciou a corrida na décima sexta posição pela equipe Brabham.
Dada a largada e o brasileiro Emerson Fittipaldi, perde a primeira posição para Ronnie Peterson que é seguido por Hulme que também aproveita para passar Fittipaldi ainda na entrada da primeira curva, após subir esta linda ladeira na foto acima.
Peterson assume a primeira posição, Hulme vem em segundo e E. Fittipaldi luta para não perder a terceira posição ainda na volta inicial.
A equipe McLaren perder teu primeiro piloto, o americano Peter Revson, que não conseguiu sair com o carro por falhas na embreagem.
Ainda com muitas ultrapassagens, o italiano Merzario pela equipe Ferrari deixou Reutemann falando sozinho e assumiu a quarta posição, tendo na sua bota, o inglês Stewart pela equipe Tyrrell, que também aproveitou a oportunidade e conquistou a quinta posição, deixando-o furioso em sexto lugar, o argentino Reutemann.
Enquanto isso, o brasileiro Pace ganha uma posição e se mantém no sétimo lugar pela Surtees. O inglês James Hunt pela March-Hesketh, assume a oitava posição. Logo já ameaçado pelo francês François Cevert, pela Tyrrell que vinha com velocidade na nona posição e que também já estava sendo pressionado pelo conterrâneo, o também francês Jean-Pierre Beltoise, pela BRM e que já havia ganhado três posições ainda na primeira volta.
No decorrer das primeiras voltas fica claro o domínio de Peterson, Hulme e E. Fittipaldi. Nisto, o piloto inglês Mike Beuttler, da March-Hesketh perde o controle e bate no guard-rail e abandona a prova. Lá na frente, antes de completar a terceira volta, James Hunt também deixa a prova por problemas de injeção se arrastando ao entrar nos boxes da March.
Por falha na suspensão, Cevert muito inconformado deixa a prova nos boxes da Tyrrell, logo a frente o piloto americano George Follmer, da Shadow também acaba abandonando por falhas técnicas.
Outro piloto a abandonar a corrida por problemas na bomba de combustível é o inglês Jackie Oliver, também da equipe Shadow.
Jackie Stewart, continua fazendo boas voltas e se aproximando do primeiro pelotão. Já Peterson, Hulme e E. Fittipaldi continuavam a frente.
E. Fittipaldi consegue se aproximar de Hulme e o ultrapassa colocando-o entre ele e Stewart nas voltas seguintes, Fittipaldi tinha como objetivo recuperar a primeira posição, mas Ronnie Peterson realmente estava voando na pista. Permitindo que naquele momento as colocações seguissem da seguinte maneira:
- Peterson (Lotus)
- E. Fittipaldi (Lotus)
- Hulme (Mclaren)
- Stewart (Tyrrell)
- Reutemann (Brabham)
O piloto inglês da Surtees, Mike Hailwood foi o primeiro a entrar nos boxes para a troca de pneus e abastecimento. Seguido por Denny Hulme, o piloto da McLaren com essa parada acabou perdendo muitas posições e tempo nos boxes, dando oportunidade para Carlos Pace, reaparecer entre os cinco primeiros.
Entre a volta 31 e 32, E. Fittipaldi se aproxima a ultrapassa Peterson, fazendo todos criarem uma grande expectativa em vê-lo garantir pontos para ainda ter a oportunidade de faturar o campeonato mundial.
Os dois carros da Lotus iniciaram uma verdadeira demonstração de ultrapassagens deixando diversos retardatários para os demais pilotos que tentando se aproximar dos dois pilotos. Isto mostrava que o desempenho de ambos os carros estavam a quebrar toda e qualquer estatística.
A corrida estava chegando em suas voltas finais, E. Fittipaldi não estava mais conseguindo manter parciais tão boas assim e com isso R. Peterson se aproximava e até mesmo o ameaçava em ultrapassá-lo. J. Stewart assumia a terceira posição e aguardava ansiosamente que algum desentendimento entre os dois pilotos da mesma equipe pudesse chegar lhe proporcionar a grande oportunidade de vitória. C. Pace, vinha na quarta posição e tentava ficar cada vez mais próximo do terceiro colocado, visando chegar ao pódio.
Mas na volta 48, E. Fittipaldi encosta na lateral da pista, o carro para por problemas na alimentação de combustível e ali mesmo ele acaba sendo ultrapassado ao ver desapontado R. Peterson assumir novamente a primeira posição e ser o campeão da corrida. Seguido por J. Stewart e C. Pace no GP da Áustria de 1973.
| Fora da Pista (Outros)
28/54 – Graham Hill, equipe Shadow, por problemas na suspensão.
31/54 – Wilson Fittipaldi, equipe Brabham, por falhas na bomba de combustível.
34/54 – Rikky Von Opel, equipe Ensign, por falhas na bomba de combustível.
37/54 – Jean-Pierre Jarier, equipe March, problemas no motor
44/54 – Howden Ganley, equipe ISO Marlboro, abandonou a prova.
| Curiosidades
- 232º GP
- 2ª vitória para Ronnie Peterson
- 1° podium para Carlos Pace
- 43° e último podium para Jackie Stewart
- 52ª vitória para Lotus
- 63ª vitória para Ford Cosworth como construtor de motor
- 54 voltas x 5.911 km – 319.194 km
- Pole Position: Emerson Fittipaldi
- Volta mais rápida: Carlos Pace, 01:37.290
***
Um Comentário