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Um homem chamado Wolfgang von Trips

Dia 55 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo – 15 de Julho, GP da Inglaterra, 1961 - Um homem chamado Wolfgang von Trips

Até onde o homem pode chegar? Algumas pessoas mais otimistas, acreditam que para o homem o céu é o limite. Mas para outros, o homem superou este limite chegando a pisar na Lua, provando que talvez realmente não haja mais limites. Talvez eles estejam certos, já que ultimamente este mesmo homem tenta habitar e construir uma vida em Marte.

Aos mais céticos, tudo tem que acontecer porque deveria ter acontecido e pronto. Mas, o que podemos pensar sobre Wolfgang von Trips? Além, da sua curta e marcante trajetória no automobilismo.

A temporada resumidamente foi marcada pelo ressurgimento da Ferrari e o primeiro título do piloto norte-americano, Phil Hill. E, também pelo trágico acidente envolvendo o seu companheiro, o piloto alemão Wolfgang von Trips, no GP da Itália em 10 de Setembro. Infelizmente além de sua própria vida, acabou tirando a vida de outros catorze espectadores.

Von Trips, estava na luta pelo título quando o acidente aconteceu. Ele terminou o campeonato há apenas um ponto do colega de equipe.

| 15 de Julho de 1961

O GP da Inglaterra foi o quinto prêmio realizado, e que para completar o calendário restavam apenas três etapas nos países: Alemanha, Itália e EUA, totalizando oito grandes prêmios.

O evento ocorreu na cidade Aintree, Inglaterra. O circuito chama-se Aintree Racecourse.

Foram 75 voltas, a pole foi cravada pelo Phil Hill que tentava conseguir sua segunda vitória, além de obter o favoritismo.

Fonte: gps.gpexpert

| A corrida

Numa manhã de fortes chuvas, a prova iniciada com Phil Hill, Von Trips e Richie Ginther ficando à frente na largada, perseguidos por Stirling Moss e Jo Bonnier.

A equipe Ferrari contava com seis pilotos na temporada, mas apenas os quatros: Hill, Von Trips, Ginther e Giancarlo Baghetti, participaram do GP da Inglaterra. Os anos 60, foi o período de transição para a Scuderia Ferrari onde concorreu com os últimos modelos de tração traseira.

Mas sem perder o foco desta corrida, ainda na primeira volta…

Fonte: gps.gpexpert

O piloto italiano, Massimo Natili pela equipe Cooper, teve problema na caixa de câmbio e acabou deixando a corrida. Na quinta volta, o inglês Henry Taylor pela equipe Lotus, perdeu o controle e acabou batendo.

Von Trips, havia largado na quarta posição, assumiu a liderança após sete voltas, passando Hill. Ainda na sétima volta, os pilotos ingleses Gerry Ashmore, Lotus e Jack Lewis, Cooper. Também acabaram deixando a corrida por problemas mecânicos.

Lá na frente, o inglês Stirling Moss, equipe Harry Ferguson, conseguiu a terceira posição quando o americano Richie Ginther correu rápido e depois conseguiu ultrapassar Hill, o deixando na segunda posição. Ele perseguiu Wolfgang, mas sem sucesso, nunca conseguiu ultrapassá-lo.

Além das equipes Ferrari, Lotus e Cooper, havia também as equipes BRM, representadas pelos pilotos Graham Hill e Tony Brooks. Pela equipe Porsche, os pilotos Carel Godin de Beaufort, Dan Gurney e Jo Bonnier.

Quando a chuva parou, Stirling Moss começou a perder posições devido problemas nos freios, garantindo assim que as Ferraris terminassem nas três primeiras posições e garantindo o pódio.

Certamente, era o início do fim para a equipe Harry Ferguson, onde o piloto inglês Jack Fairman, também acabou deixando a prova ao ir para os boxes.

Nas últimas voltas, não havia mais nada que pudessem fazer os pilotos Hill e Ginther, já que Wolfgang havia ultrapassado eles e administrava bem a corrida, garantindo assim a sua segunda e última vitória.

Wolfgand Von Trips – Fonte: thehande.wordpress

| Curiosidades

  • 99º GP
  • 2ª e última vitória para Wolfgang von Trips
  • 34ª vitória para Ferrari
  • 34ª vitória para Ferrari
    construtor de motor
  • 75 voltas x 4.828 km – 362.100 km
  • Pole Position: Phil Hill
  • Volta mais rápida: Tony Brooks, 01:57.800

| O acidente e a última corrida de Trips

Em 10 de Setembro, 1961 – Itália.

Fonte: f1technical.net
Fonte: f1technical.net
Fonte: f1technical.net
Fonte: @Instagram
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Erik Araújo

Escreve* também lá no Medium. Torce pro MCFC e SEP. Joga palpites sobre #F1. E, está sempre no #Twitter.
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