Dia 36 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo – 26 de Junho, um dia sonolento porém importante!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Segunda feira, pra muitos, é um dia sonolento. Se somada a relativa falta de assuntos ocorridos no dia 26 de junho na história do automobilismo, torna essa segunda feira ainda mais dura de se aguentar. 26 de junho de 2011 não foi uma segunda feira, mas o GP de Valência daquele ano foi digno da má fama do primeiro dia da semana.

A temporada de 2011 foi uma caminhada no parque para Sebastian Vettel, à época somente uma vez campeão do mundo, e a etapa citadina espanhola não foi diferente: conquistou a pole position, a vitória e fez a volta mais rápida das 57 completadas. Só não fez um Grand Chelem pois Felipe Massa liderou 14º volta da corrida.

No restante do grid, Fernando Alonso teve uma de suas melhores atuações no ano, galgando de 4º no grid para 2º ao final da prova, sobrevindo Lewis Hamilton e Mark Webber. Mass, citado acima, foi só 5º colocado.

Porém, apesar dos bocejos, na prova valenciana houveram duas efemérides pouco usuais: não houveram abandonos! Tal fato ocorreu apenas nos Grandes Prêmios da Holanda de 1961 (15 carros participantes), e os GPs dos Estados Unidos e da Itália de 2005 acompanham essa proeza.

A segunda efeméride foi protagonizada no pelotão das nanicas: Narain Karthikeyan, com a vigésima quarta e última posição, se tornou o piloto com a posição mais baixa na classificação de uma corrida da f1, um fato ocorrido apenas na época em que as 500 milhas fizeram parte do calendário da f1, nos anos 50.

Em uma nota de rodapé, não menos importante que a acima, no dia 26 de junho de 1955 nasceu Philippe Streiff, piloto francês que teve sua carreira encurtada nos testes de pneus realizados no autódromo de Jacarepaguá em 1989, o que decretou o retorno do GP do Brasil para Interlagos no ano seguinte.

Fonte: @Tumblr

Além desse fato, um muito menos importante aconteceu: este que vos escreve nasceu, há 32 anos.

Até a próxima senhores!

Joshué Fusinato

Advogado. Geek. Apaixonado por Formula 1. Equilibrado. Um eremita online. O resto é mero detalhe.

You May Also Like

One thought on “Dia 36 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo – 26 de Junho, um dia sonolento porém importante!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: