Dia 19 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo – 9º de Junho de 1968: Bruce McLaren vence em Spa, a primeira da sua equipe e a ultima da sua carreira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

09 de junho de 1968, Bruce Mclaren vence pela última vez em um GP de Fórmula 1, porém este seria o dia que ele marcaria o início de uma história com vitórias e derrotas do qual a Mclaren, sua equipe, iria trilhar pelos próximos anos.

Bruce McLaren além de um exímio piloto, possuía uma audição apuradíssima para encontrar o melhor acerto dos carros que pilotava, do qual se valeu para trilhar o mesmo caminho de Jack Brabham para montar a sua própria equipe e construir o seu carro, se tornando assim o principal piloto da equipe.

Neste dia Bruce se tornava o segundo piloto a conquistar uma vitória com o seu próprio carro, fruto de um sonho que se originou de uma árvore de raízes forte e de força vital para abrigar os sonhos de outros tantos pilotos que escreveriam o seu nome na história do automobilismo mundial a bordo dos carros da McLaren, formando membros de equipe e conquistando fãs pelo mundo inteiro.

No dia 09 de junho de 1968 em Spa-Francorchamps após completar as 28 longas voltas, Bruce McLaren pilotando o seu carro com motor Ford-Cosworth venceu o XXVIII GP da Bélgica.

Além de Bruce McLaren, Pedro Rodríguez e Jacky Ickx subiram ao pódio.

Porém, nenhum dos três citados acima largaram na pole, que foi obtida por Chris Amon em um sábado marcado por uma chuva forte que destacou ainda mais o seu feito, seguido por Jackie Stewart e Jacky Ickx, Bruce largaria em sexto e Graham Hill era o décimo quarto, pois enfrentava problemas com a sua Lotus.

Domingo de pista seca, na largada Amon se mantem na liderança seguido de perto por Stewart, Ickx e Bruce. Na oitava volta, uma pedra danificava o radiador de Chris Amon, sobreaquecendo o motor de Amon, Jackie Stewart se valeu da chance e assumiu a liderança, seguido por Bruce que já havia ultrapassado Ickx e em uma BRM vinha o mexicano Pedro Rodriguez que acompanhava de perto a briga pelas três primeiras posições.

Uma disputa entre o neo-zelandês e o escocês foi travada pela primeira posição. Bruce McLaren tinha o carro com o melhor acerto e começou a força Jackie a ir em busca de uma tocada mais forte em sua Matra no longo traçado de Spa. Atrelado ao azar de Stewart a sua equipe calculou mal o consumo, forçando o escocês a parar, Bruce assumia a primeira posição, porém desconhecendo o infortúnio de seu adversário ao melhor posto do pódio, Bruce é surpreendido ao finalizar a prova e receber os cumprimentos pela vitória, sendo esta a sua quarta conquista e a primeira das 182 vitórias da equipe inglesa.

Para completar o pódio, o mexicano da BRM demonstrava a velha tradição latina de você piscar e ter um mexicano no pódio, seguido pelo piloto da casa e da Ferrari o belga Jacky Ickx, com Jackie Stewart em quarto e completando a zona de pontuação Jackie Olivier da Lotus e Lucien Bianchi da Cooper-BRM, Lucien era tio avô de Jules Bianchi, ambos perderam a vida em decorrência de acidentes em pista.

| Fora das pistas

Em 09 de junho de 1962, nascia aquele que quebraria todas as regras da física e quem diria seria um exemplo de vida e superação, Michael J.Fox, sim, aquele cara que você queria ter como amigo, compartilhar a guitarra, dar um passeio de DeLorean ou de Hilux.

Rubens

rubensGPnetto, sempre foi um apaixonado pela F1, em especial pela Mclaren, esta por paixão e pela Ferrari por criação, melhor temporada foi a 2008, admira e muito o Emerson Fittipaldi e tem como o carro dos sonhos o Mclaren MP4/4 e sonha em pilotar um dia em Spa.

You May Also Like

One thought on “Dia 19 de 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo – 9º de Junho de 1968: Bruce McLaren vence em Spa, a primeira da sua equipe e a ultima da sua carreira

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: