Dia 08 de 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo – 29 de maio de 1994, GP da Espanha de 1994 – Michael Schumacher era bom de braço

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

| Dia 08 – Grande Prêmio da Espanha de 1994

Duas semanas se passaram desde a corrida de Mônaco. Mas foi em San Marino que o Brasil foi devastado. Onde as pessoas perderam o seu herói e algumas acreditavam que ligar a tv nós próximos domingos seria uma missão impossível. Nós perdemos o Senna, mas Roland Ratzenberger também morreu naquele final de semana. O clima de luto ainda se espalhava pelas provas da Fórmula 1 e a Espanha era a segunda depois do acidente. Quinze dias antes da corrida um novo pacote aerodinâmico que visava trazer mais segurança para os pilotos foi aprovado, depois dos acidentes em San Marino e o de Karl Wendlinger com a Sauber C13 em Mônaco.

Em Barcelona a Sauber corria apenas com um carro e guiado por Frentzen. Eddie Irvine voltava para a Jordan depois de cumprir uma punição de três corridas fora. A Williams dava espaço para o seu piloto de testes David Coulthard e a Simtek dava lugar para o italiano Andrea Montermini para substituir Ratzenberger.

Na sessão de treinos livres do sábado, Andrea Montermini acabou sofrendo um acidente, depois de todos os acontecimentos recentes as pessoas se sentiram aliviadas por Montermini ter apenas quebrado o tornozelo. Na Classificação Michael Schumacher levou a pole à frente de Damon Hill com 0.651s. Na segunda fila Hakkinen com a sua McLaren Peugeout e ao seu lado J.J Lehto com uma Benneton. O brasileiro Rubens Barrichello era quinto na frente de Jean Alesi da Ferrari.

| Corrida

Michael Schumacher levou a melhor sobre Hill e Hakkinen. Um pouco atrás Berger caia para a décima segunda posição, depois de um toque com Barrichello. No pit-stop do alemão o piloto encontraria problemas, o câmbio da sua Benneton travava na quinta marcha e ainda restava metade da corrida. O piloto voltou para a pista e foi ultrapassado por Hill e Hakkinen e a essa altura da corrida ele apenas pensava em conquistar algum ponto.

Foi aí que Schumacher deu um show de pilotagem, era muito difícil fazer tanto as retas quanto as curvas com apenas uma marcha. Mas o alemão começou a voar na pista virando mais rápido que a maioria dos competidores e dando voltas de classificação.

Atrás Coulthard abandonava a prova com problemas elétricos e Berger com problemas no câmbio. Após uma nova rodada de pit-stops, Schumacher assumia novamente a ponta. Mas era ultrapassado por Damon Hill. Mikka Hakkinen não teve a mesma sorte e ao forçar a sua McLaren atrás do alemão da Benneton, acabou com o motor Peugeout explodindo e Lehto assumia a posição do finlandês, mas a alegria dele não duraria muito tempo e acabou abandonando com problemas no motor.

Parece que o carro de Schumacher tinha algum campo de proteção, pois todos os pilotos que ficavam atrás dele acabavam abandonando. Martin Brundle que assumia a posição de Lehto também abandonava com problemas elétricos.

Damon Hill venceu a prova, mas Michael Schumacher mesmo chegando em segundo poderia ser considerado o melhor piloto daquela prova, se naquela época já existisse a votação do piloto do dia o público teria votado nele. Com a sua capacidade de guiar um carro somente com uma marcha, mostrando que o seu talento não vinha apenas da ”soma dos números” mas ao fato de que ele era realmente bom e tinha muita força de vontade, além da sua enorme raça para brigar. Para fechar o pódio o terceiro lugar ficou com Mark Blundell com a sua Tyrrell.

Ainda em 1994 Michael Schumacher conquistaria o seu primeiro título na Fórmula 1. Com oito vitórias contra seis de Damon Hill. Vencendo o campeonato por um ponto de diferença, 92 contra 91. As vezes terminar uma corrida no braço vale muito, ainda mais para um jovem piloto.

Pódio do GP da Espanha de 1994 Fonte: @Tumblr

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: