ColunistasStock Car

Daniel Serra conquista primeiro título na Stock Car

Domingo (10) começou ensolarado e com poucas nuvens no céu do autódromo de Interlagos, diferente de Sábado em que as temperaturas estavam mais amenas, hoje o calor já havia tomado conta da cidade e eram apenas 10 horas quando a prova teve início.

Daniel Serra acabou se consagrando campeão da Stock Car, sendo o seu primeiro título na categoria mais importante do automobilismo brasileiro. O pódio foi composto pelos três pilotos da Eurofarma RC, numa corrida que contou com a vitória de Ricardo Maurício, segunda posição de Max Wilson, que largou da quinta posição, e no terceiro lugar, Serra que disputou a primeira colocação com Maurício, mas acabou perdendo o segundo lugar na parada nos boxes e ainda teve o terceiro lugar ameaçado por Marcos Gomes que estava em quarto.

Foi uma corrida fantástica para a Eurofarma RC que conquistou o seu hexa campeonato. Serra fez a última volta em prantos, mas ainda assim com muita precisão.

Fonte: Stock Car

Thiago Camilo, por outro lado, não teve um final de semana fácil, o que acabou trazendo consequências para a prova. Teve o motor trocado na sexta e a equipe não conseguiu fazer os ajustes necessários, na classificação ficou no Q2, obtendo a oitava posição. Para vencer o campeonato precisava chegar em primeiro na corrida e torcer para Serra ficar abaixo da quarta posição. Camilo acabou perdendo posições ainda no inicio da prova e não conseguia se defender dos ataques, mesmo alternando o uso do botão de ultrapassagem finalizou a prova em décimo quarto, foi uma pena, porque justo na última etapa não teve chances de lutar pela vitória. 

lll Saiba como foi a Corrida

Ricardo Maurício recebeu o push Hero e nesta corrida com a pontuação dobrada, os pilotos tinham direito apenas a cinco botões, exceto os que foram mais votados que receberam um botão extra.

Ricardo Maurício se mantinha na ponta, seguido por Daniel Serra. Cesar Ramos atacava Marcos Gomes, valendo o terceiro lugar e uma volta depois Ramos conquistava a posição. Allam Khodair e Renato Braga rodaram na largada e caíram para a última posição.

Thiago Camilo perdia duas posições e se tornava o décimo colocado, o piloto estava disputando o título com Daniel Serra.

Com 5 minutos de prova concluída, era a vez de Serra ultrapassar o companheiro de equipe e se tornar o líder da prova. Felipe Fraga já era o décimo segundo colocado, o piloto havia largado da décima sexta posição.

Serra e Maurício ficavam alternando a posição e também o uso do botão de ultrapassagem e com isso os outros pilotos do grid começavam a se aproximar da dupla da Eurofarma RC.

Diogo Nunes atacava Rubens Barrichello, numa disputa era pelo sexto lugar, com sete minutos da prova já passados, mas pouco tempo depois Augusto Farfus também da Hero Motorsport conseguia ultrapassar o companheiro de equipe, ficando com a sétima posição.

Com oito voltas, Thiago Camilo começava a arriscar para fazer ultrapassagens, mas pouco tempo depois Sérgio Jimenez conseguia a ultrapassagem em Camilo no começo da reta dos boxes.

Marcio Campos e Guga Lima acabavam batendo e a suspensão de Campos, o toque acabou quebrando a suspensão de Campos.

A Janela de Box foi aberta com pouco mais de 20 minutos para o término da sessão e Daniel Serra foi o primeiro a se encaminhar para os boxes, assim como Gomes e Nunes. O piloto da Eurofarma RC colocou pouco combustível, mas trocou os dois pneus do lado direito do carro. Galid Osman era visto abandonando a prova.  

Na segunda volta da parada dos boxes era a vez de Ricardo Maurício, Algusto Farfus, Felipe Lapenna, Denis Ravarro, Ricardo Zonta, Cacá Bueno pararem.

Max Wilson, que havia pulado para a terceira colocação em decorrência dos pilotos que haviam se dirigido para os boxes, se encaminhava para realizar o seu reabastecimento e troca de pneus na terceira volta da janela de paradas.

Ricardo Maurício conseguia ficar na frente de Daniel Serra depois da sua parada, eles ocupavam a décima quarta e décima quinta posição, mas vários pilotos ainda não haviam parado.

Max Wilson depois da sua parada também conseguia retornar na frente de Daniel Serra e agora eles ocupavam o sétimo, oitavo e nono lugar.

Camilo parava na penúltima volta da janela de box, trocando também os pneus do lado direito e um pouco de combustível e ocupava a décima segunda posição e por pouco Julio Campos não provocava uma batida no piloto da Ipiranga Racing.

Marcos Gomes começava o ataque para cima de Daniel Serra para tentar conseguir o terceiro lugar e  a equipe pedia para ele manter a calma. Enquanto isso Átila Abreu que havia retornando para a pista depois da sua parada, conseguia fazer a ultrapassagem em Thiago Camilo.

Restando menos de quatro minutos para o final, Marcos Gomes não tinha mais botões de ultrapassagem e Serra não precisava se arriscar mais na pista, pois podia perder o campeonato se algum toque acontecesse.

As posições dos dez eram: Ricardo Maurício, Max Wilson, Daniel Serra, Marcos Gomes, Rubens Barrichello, Diego Nunes, Augusto Farfus, Felipe Fraga, Julio Campos e Vitor Genz.

Guilherme Sales ultrapassava Thiago Camilo e o piloto da Ipiranga Racing era o décimo quarto colocado, agora só conseguindo vencer o campeonato se Serra acabasse abandonando a prova. Na volta seguinte era a vez de Ricardo Zonta também ultrapassar Thigo Camilo.

Ricardo Mauricio vencia a prova, seguido por Max Wilson com Daniel Serra em terceiro, levando o seu primeiro título na categoria. O piloto estava extremamente emocionado dentro do carro e fazia a última volta chorando muito dentro do carro.

Fonte: Stock Car

 

lll Resultado

Posição Número Piloto Equipe
1 90 Ricardo Mauricio Eurofarma RC
2 65 Max Wilson RCM Motorsport
3 29 Daniel Serra Eurofarma RC
4 80 Marcos Gomes Cimed Racing
5 111 Rubens Barrichello Full Time Sports
6 87 Diego Nunes Hero Motorsport
7 544 Augusto Farfus Hero Motorsport
8 40 Felipe Fraga Cimed Racing Team
9 4 Julio Campos Prati-Donaduzzi Racing
10 46 Vitor Genz Eisenbahn Racing Team
11 5 Denis Navarro Cimed Racing Team
12 117 Guilherme Salas Vogel Motorsport
13 10 Ricardo Zonta Shell Racing
14 21 Thiago Camilo Ipiranga Racing
15 77 Valdeno Brito Eisenbahn Racing Team
16 110 Felipe Lapenna Cavaleiro Sports
17 0 Cacá Bueno Cimed Racing
18 83 Gabriel Casagrande Vogel Motorsport
19 73 Sergio Jimenez Bardahl Hot Car
20 1 Antonio Pizzonia Prati-Donaduzzi Racing
21 25 Tuka Rocha RCM Motorsport
22 18 Allam Khodair Full Time Sports
23 8 Rafael Suzuki Cavaleiro Sports
24 51 Átila Abreu Shell Racing
25 3 Bia Figueiredo Full Time Academy
26 12 Lucas Foresti Full Time Academy
27 30 Cesar Ramos Blau Motorsport
28 188 Beto Monteiro  
29 555 Renato Braga  
30 28 Galid Osman Ipiranga Racing
31 31 Marcio Campos Blau Motorsport
32 9 Guga Lima Bardahl Hot Car

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo