Classificação Japão – Lewis Hamilton chega a 80ª pole-position em sessão com erro da Ferrari

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Lewis Hamilton chegou a conquista da sua 80ª pole-position hoje (06), ao anotar 1:27:760, o inglês sobrou durante todo o final de semana, fazendo boas sessões de treinos livres e concretizando o bom desempenho neste sábado. Bottas veio na segunda posição defendendo a dobradinha para a Mercedes.

Desta vez ao lado das flechas de prata, vamos ter um dos carros da Red Bull, com Max Verstappen que ocupa a terceira posição. A estratégia da Ferrari não foi muito boa para o Q3, já que a equipe enviou a dupla com os compostos de chuva intermediaria, quando a pista não estava completamente molhada e os pneus não podiam atingir o máximo do seu desempenho. Quando a dupla retornou com os supermacios a chuva voltava a cair com mais intensidade e Vettel teve mais dificuldades para encontrar uma boa volta, cometendo mais erros que Raikkonen. O finlandês amanhã sai do quarto lugar enquanto o alemão é apenas o nono.

Grosjean foi o quinto colocado com a Haas. Os dois carros da Toro Rosso conseguiram avançar até o Q3 e Hartley ficou com a sexta posição, seguido por Gasly em sétimo. Ocon é o oitavo com Pérez em décimo.

A Red Bull de Daniel Ricciardo apresentou problemas no motor durante o Q2 e o piloto ficou preso nos boxes sem chances de lutar por uma posição melhor. A frustração no australiano era nítida.

A corrida começa às 2h10 pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a Classificação

Pouco antes da sessão ter começado, a umidade estava na casa dos 85%, a temperatura na pista era de 28°C com 26°C no ambiente. A chuva continuava nas redondezas do circuito, deixando o local nublado.

lll Q1

Stoffel Vandoorne da McLaren era o primeiro a deixar os boxes, quando a primeira parte da sessão teve início. O belga utilizava os compostos macios e era acompanhado pela dupla da Haas, Sauber e Williams, todos já investindo nos pneus supermacios.

Vandoorne abria a tabela de tempos com 1:32:170, mas logo era superado por Grosjean que havia anotado 1:30:631 e era seguido por Magnussen, Stroll e Sirotkin.

Vettel conseguia subir para a ponta da tabela quando anotou 1:29:049 e tinha Raikkonen no segundo lugar com 1:29:631. A dupla da Renault era a única a permanecer nos boxes enquanto todos os pilotos registravam o seu primeiro stint de voltas rápidas.

Hamilton conseguia superar o alemão da Ferrari com 1:28:702. Pouco depois Vettel era visto perdendo a traseira do seu carro na curva 11, enquanto estava em uma volta rápida e se via  sem chance de melhorar a sua marca.

Ericsson provocava uma bandeira vermelha enquanto restavam pouco mais de 10 minutos para término da sessão. O piloto passou com as rodas do lado direito na parte interna da pista e seguiu reto pela curva 7. Para a remoção do seu carro a sessão fora paralisada e o cronometro travado.

A pista não demorou para ser limpa e logo a sessão foi retomada. Grosjean passava a ser o sexto colocado com 1:29:724 e seu companheiro estava em nono com 1:30:219; Pérez passava a ser o décimo colocado com 1:30:247. Hulkenberg era visto em décimo primeiro com Sainz em décimo terceiro. A pista retornava a ficar vazia.

Restando três minutos de sessão, os pilotos que estavam abaixo do nono lugar retornaram a pista com compostos novos na busca por avançar para a segunda parte da sessão. A luta se tornava mais apertada já que a chuva havia chegado ao circuito.

A dupla da Toro Rosso conseguia avançar com os seus dois carros e Stroll da Williams seguia para o Q2 sedo resultados bem expressivos.

lll Eliminados

16) Nico Hulkenberg 1:30:361

17) Sergey Sirotkin   1:30:372

18) Fernando Alonso 1:30:573

19) Stoffel Vandoorne 1:31:041

20) Marcus Ericsson 1:31:213

lll Q2

Para a realização do Q2 a dupla da Mercedes optou por utilizar os compostos macios, enquanto a Ferrari era enviada com os pneus supermacios, as equipes demostravam estratégias diferentes para a corrida do domingo.

Raikkonen era o primeiro na tabela com 1:28:017, mas Hamilton não hesitava na hora de superar o finlandês com 1:28:017. Bottas conseguia ser 0s030 melhor que o companheiro de equipe. Vettel assumia a terceira posição.

Verstappen era visto em quinto, enquanto Ricciardo tinha problemas com a sua Red Bull que apagava o motor enquanto o australiano deixava os boxes. Ocon ficava em sexto, com Pérez em sétimo defendendo a Racing Point Force India. Leclerc era o nono com Magnussen em décimo.

A dupla da Toro Rosso havia levado mais tempo para concluir as suas voltas e desta forma Gasly passava a assumir a nona posição com Hartley em décimo.

Os pilotos retornavam aos boxes para a realização da troca de compostos, por pneus mais novos na tentativa de avançar para o Q3.

Stroll completava a volta, apenas para ter a oportunidade de largar na frente de Ricciardo amanhã, já que o australiano não conseguia se encaminhar para a pista. Era nítida a frustração do australiano.

A chuva voltava a cair no circuito e Leclerc era visto rodando.  

lll Eliminados

11) Charles Leclerc 1:29:864

12) Kevin Magnussen 1:30:226

13) Carlos Sainz 1:30:490

14) Lance Stroll 1:30:714

15) Daniel Ricciardo – Sem Tempo

lll Q3

Kimi Raikkonen puxava a fila que fora formada no pit-lane para a realização do Q3. O alemão era enviado com os pneus de chuva intermediaria, assim como Kimi Raikkonen, enquanto os outros pilotos estavam com os compostos de pista seca.

Hamilton liderava a sessão com 1:27:760 e era seguido por Bottas com 1:28:059. Verstappen conseguia ser o terceiro colocado com 1:29:057. Grosjean estava em quarto, seguido por Hartley e Gasly. Ocon e Pérez ocupavam o sétimo e o oitavo lugar.

Raikkonen e Vettel completavam as suas voltas após os demais e o finlandês conseguia subir para o quarto lugar com 1:29:521, enquanto o alemão era visto em nono.

Os pilotos retornavam aos boxes para trocar os seus compostos, passando a ocupar a pista logo depois. Vettel acabava cometendo um erro na sua volta e ficava fora da disputa por uma posição melhor e para a corrida o alemão largaria apenas da nona posição.

A chuva acabou comprometendo as voltas finais no circuito de Suzuka.

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.

%d blogueiros gostam disto: