AutomobilismoColunistasPost

Átila Abreu conquista pole em Mogi Guaçu, para sétima etapa da Stock Car

Mais uma etapa da Stock Car acontece neste final de semana (06), no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, São Paulo, sendo a primeira vez que uma corrida da Stock é realizada no local. Hoje (05) às 14 horas, aconteceu a classificação para a corrida de domingo.

As equipes ainda buscavam o acerto ideal para o carro, por ser uma pista nova no calendário, os tempos entre os competidores estavam bem diferentes nos treinos livres, mas vários ajustes precisaram ser feitos para a classificação.

Átila Abreu conquistou a sua primeira pole do ano com o carro da Shell Racing, ao marcar 1:28:277, conseguindo a honra pela décima primeira vez na carreira. O segundo colocado foi Daniel Serra da Eurofarma RC, sendo apenas dois milésimos mais lento que Abreu. A segunda fila vai contar com Felipe Fraga da Cimed Racing e Max Wilson da Eurofarma RCM. Gabriel Casagrande que surpreendeu com a vitória na segunda corrida da etapa passada, vai largar do quinto lugar com o seu carro da Vogel e Marcos Gomes, da Cimed Racing é o sexto colocado.

Dentre os pilotos que não avançaram para o Q3, pela primeira vez no ano Thiago Camilo da Ipiranga Racing não conseguiu ficar entre o seis e Rubens Barrichello vem para completar a quarta fila com o carro da Mobil Super-Full Time.

A rodada dupla da Stock Car no Autódromo Velo Città, acontece às 14h deste domingo (6), e as corridas terão transmissão do canal Sportv.

ll Q1

Os carros já eram liberados para a pista e Guilherme Sales era o primeiro a deixar os boxes da equipe. Os primeiros 15 carros do grupo impar do campeonato aproveitava o tempo da sessão para conseguir as melhores posições. Sales já registrava tempo e tinha 1:32:041, seguido por Sergio Jimenez com 1:32:996 e Rafael Suzuki com 1:35:681.

Max Wilson vinha para ocupar o segundo lugar ao marcar 1:32:371 e Sales melhorava ainda mais o seu tempo para 1:28:867, mas logo em seguida Felipe Lapenna tomava a ponta com 1:28:866.

Os tempos começavam a abaixar e Marcos Gomes passava a ser o primeiro com 1:28:209 e Daniel Serra era o segundo com 1:28:629, mas não por pouco tempo já que Rubens Barrichello vinha em volta rápida e marcava 1:28:548. O pior tempo era o do Beto Monteiro que tinha 1:30:338 e ocupava o décimo quinto lugar.

O segundo grupo era liberado e Cesar Ramos era o primeiro a se encaminhar para a pista, seguido por Guga Lima e Tuka Rocha, mas os demais pilotos não desperdiçavam o tempo da sessão e também deixavam os boxes.
Cesar Ramos colocava o carro em décimo sexto lugar ao marcar 1:30:074, mas os pilotos do segundo grupo ainda não conseguiam encaixar os carros na primeira tabela, ainda com tempos altos.

E novamente Cesar Ramos melhorava o sua volta e subia para nono com 1:28:848, mas era empurrado pelos outros competidores do grupo. Fraga se tornava segundo com 1:28:532, Átila Abreu era o quarto com 1:28:575, seguido por Gabriel Casagrande com 1:28:607.

Galid Osmam também passava para o Q2 com o oitavo lugar 1:28:672, assim como Thiago Camilo que era décimo com 1:28:695, Cacá Bueno com 1:28:720 e Tuka Rocha que tinha o décimo quinto lugar com 1:28:841, porém o mesmo acabaria causando uma bandeira amarela, depois de rodar na pista, prejudicando os outros pilotos que tinham conseguindo abrir a volta antes da bandeira quadriculada ser agitada.

ll Q2

Gomes, Fraga, Barrichello, Abreu, Casagrande, Serra, Wilson, Osman, Suzuki, Camilo, Bueno, Mauricio, Campos, Lapenna e Rocha disputavam a segunda parte da classificação.

Novamente os pilotos não perderam tempo e com medo de cometer erros na pista nova, já deixando os boxes assim que houve a liberação, já indo em busca de aquecer os pneus. Gabriel Casagrande assumia a ponta com 1:28:443, seguido por Cacá Bueno que tinha 1:28:905, mas logo os pilotos foram empurrados para baixo na tabela e Daniel Serra liderava a tabela com 1:28:368. Felipe Fraga era o segundo com 1:28:374 e Marcos Gomes era o terceiro com 1:28:398 e os pilotos começavam a ter tempos mais próximos.

O quinto lugar pertencia a Átila Abreu com 1:28:403, Gabriel Casagrande era o quinto com 1:28:433 e Max Wilson era o sexto e também passava para o Q3 com 1:28:458.

ll Q3

O Q3 seria bem disputado, já que os tempos eram muito próximos e não dava possibilidade para modificar os carros e Max Wilson era o primeiro a partir para a pista para tentar conseguir a pole e marcava 1:28:505, perdendo um pouco de tempo já que o carro saia um pouco de traseira na sua volta.

Gabriel Casagrande era o segundo a sair dos boxes e não conseguia melhorar os setores em relação a Wilson e marcava 1:28:651, só conseguindo uma melhora no terceiro setor, mas não era suficiente para superar Wilson.
Átila Abreu foi o terceiro a ir atrás da volta ideal para conseguir a pole, era melhor no primeiro setor e no terceiro em relação ao tempo de Max e conseguia assumir a liderança com 1:28:277.

O setores de Marcos Gomes passavam a ser comparados com o de Abreu e o piloto da Cimed Racing não conseguia melhorar os setores e ficava apenas com o quarto tempo ao marcar 1:28:750. Felipe Fraga vinha para assumir o segundo lugar com 1:28:337 mas restava o tempo de Daniel Serra e ele era o único que podia ameaçar a pole que até o momento era de Abreu. Serra conseguia melhorar o primeiro setor, mas não superava no segundo e ao fechar a volta marcava 1:28:279.

ll Classificação

1.   51  Átila Abreu (Shell Racing) 1:28.277
2.   29  Daniel Serra (Eurofarma RC) 1:28.279
3.   40  Felipe Fraga (Cimed Racing Team) 1:28.337
4.   65  Max Wilson (RCM Motorsport) 1:28.505
5.   83  Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) 1:28.651
6.   80  Marcos Gomes (Cimed Racing) 1:28.750
7.   21  Thiago Camilo (Ipiranga Racing)1:28.527
8.  111 Rubens Barrichello  (Full Time Sports) 1:28.541
9.  110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports) 1:28.612
10.  90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) 1:28.698
11.  28 Galid Osman (Ipiranga Racing) 1:28.738
12.  31 Marcio Campos (Blau Motorsport) 1:28.849
13.    0 Cacá Bueno (Cimed Racing) 1:28.853
14.    8 Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports) 1:28.971
15.  25 Tuka Rocha (RCM Motorsport) 1:29.171
16.  30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) 1:28.848
17. 117 Guilherme Salas (Vogel Motorsport) 1:28.867
18.     4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) 1:28.915
19.   10 Ricardo Zonta (Shell Racing) 1:28.918
20.   44 Betinho Valério (Hero Motorsport) 1:29.002
21.   46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) 1:29.030
22.     5 Denis Navarro (Cimed Racing Team) 1:29.031
23.     1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) 1:29.109
24.   70 Diego Nunes (Hero Motorsport) 1:29.132
25.   12 Lucas Foresti (Full Time Academy) 1:29.193
26.   73 Sergio Jimenez (Bardahl Hot Car) 1:29.240
27.   18 Allam Khodair (Full Time Sports) 1:29.243
28.   77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) 1:29.453
29.     9 Guga Lima (Bardahl Hot Car) 1:29.634
30.     3 Bia Figueiredo (Full Time Academy) 1:29.869
31. 188 Beto Monteiro (Scuderia Colón) 1:30.338

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo