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Após forte batida de Bottas, Hamilton conquista mais uma pole e Kimi larga à frente de Vettel

Mais uma classificação foi realizada hoje (24/03) e Lewis Hamilton mais uma vez acabou assumindo a ponta confirmando o bom desempenho da Mercedes no final de semana, no entanto a Ferrari acabou faturando o segundo e o terceiro lugares com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. O finlandês da Ferrari foi um grande destaque desde a primeira sessão de treinos livres, já que se colocou à frente do seu companheiro de equipe, Vettel acabou cometendo alguns erros nas suas voltas rápidas o que dificultou na hora de encontrar o tempo perfeito.

Valtteri Bottas ficou fora do Q3, após perder o controle da sua Mercedes. Dois minutos após a pista ser liberada, o carro ficou com a lateral direita completamente destruída e já se falava em uma possível punição de pelo menos uma perda de 10 posições no grid se de fato existir a necessidade da troca da caixa de câmbio.

Ainda sobre punições, Daniel Ricciado vai perder 3 lugares no grid de largada, por ter excedido a velocidade permitida em bandeira vermelha. O incidente aconteceu no segundo treino livre, quando a fotocélula que faz a aferição dos tempos acabou se soltando, o australiano estava em volta rápida no momento que a bandeira foi acionada e passou a reduzir a velocidade gradativamente, no entanto no painel do seu volante aconteceu um erro o que induziu o piloto  ao erro e dessa forma ele ainda ficou acima da velocidade permitida. A FIA entendeu que a culpa não foi dele, mesmo assim decidiu aplicar uma punição de forma mais branda.

Grosjean pode ser mais um piloto punido neste final de semana, já que acabou disputado espaço e realizou uma ultrapassagem em Nico Hulkenberg no pit-lane, a manobra pode ser considerada arriscada e a área em que o piloto francês estava não é direcionada exatamente ao trafego dos carros, mas como não tivemos um pronunciamento ainda resta esperar.

lll Saiba como foi a Classificação

Q1

O primeiro carro a deixar os boxes foi o de Nico Hulkenberg e o piloto já utilizava os pneus ultramacios, assim como Magnussen, Lerclec, Grosjean e outros que se encaminharam para a pista assim que ela foi liberada.

O alemão foi o primeiro a abrir volta rápida e tinha 1:25:348, mas pouco depois era superado por Grosjean com 1:24:967. Sainz conseguia tomar a ponta com 1:24:655 até Raikkonen confirmar o seu primeiro tempo com 1:23:616 e Sebastian Vettel mesmo sendo atrapalhado tinha 1:23:921.

Hamilton que havia sofrido um problema com o seu volante na primeira sessão, após ter o equipamento trocado voltou para a pista normalmente e na classificação estava tudo bem com o seu carro, a única dificuldade era enfrentar o tráfego intenso na pista.

A dupla da Mercedes conseguia se encaixar em segundo com Bottas (1:23:746) e em terceiro com Hamilton (1:23:765), mas pouco tempo depois a dupla da Red Bull que vinha em ritmo forte conseguia tomar as posições com Daniel Ricciardo que marcava 1:23:509 e Verstappen com 1:23:756, enquanto Raikkonen se mantinha na liderança da sessão com 1:23:096.

Hamilton, que seguia na pista, tentava buscar melhorar as suas voltas com os compostos ultramacios que o inglês tinha no seu Mercedes e passava a ocupar novamente a segunda posição após registrar 1:23:263, necessitando melhorar no segundo setor.

Fernando Alonso passava a ocupar a sétima posição com 1:24:244, seguido por Carlos Sainz com 1:24:655 e Vandoorne em décimo com 1:24:665;

Demonstrando um bom desempenho com a Haas e a Sauber, Grosjean era o décimo primeiro colocado com 1:24:783 e o sueco Marcos Ericsson tinha 1:24:873.

Restavam três minutos para o término da sessão e alguns pilotos tentavam ainda melhorar suas voltas, mas os pilotos da ponta que já haviam definido a sua passagem para o Q2 retornavam para os boxes. Grosjean confirmando a boa performance da Haas passava a ser o sexto colocado com 1:23:671 e Magnussen era o oitavo com 1:23:909.

A Force India que acabou se poupando na terceira sessão de treinos livres sabendo que a corrida não seria realizada com chuva, não registrou tempos na sessão, crescendo gradativamente na classificação, conseguindo passar para o Q2 e anulando o bom desempenho que Ericsson vinha conquistando com a Sauber.

Eliminados

Brendon Hartley 1:24:532

Marcus Ericsson 1:24:556

Charles Lerclec 1:24:636

Sergey Sirotkin 1:24:922

Pierre Gasly 1:25:292

Q2

Cerca de dois minutos após a pista ser liberada, Max Verstappen era o primeiro a deixar os boxes utilizando os pneus supermacios, sendo seguido por Raikkonen e Vettel com os pneus ultramacios. Os pilotos são obrigados a largar com os pneus que realizaram a volta mais rápida nesta segunda sessão e já era possível ver as equipes trabalhando as suas estratégias nesse momento. Vale lembrar que o próprio Daniel Ricciardo será punido já que havia excedido o limite de velocidade na bandeira vermelha na segunda sessão.

O holandês da Red Bull era o primeiro a registrar tempo com 1:22:830, mas era rapidamente superado por Raikkonen com 1:22:507 e Vettel mesmo cometendo um erro na sua volta era o segundo colocado com 1:22:645.

Hamilton tomava a ponta da Ferrari ao marcar com 1:22:051 e Bottas era o quarto colocado com 1:22:659.

Fernando Alonso voltava a aparecer na sétima posição com 1:23:692, seguido por Carlos Sainz com 1:23:702, Kevin Magnussen com 1:23:921 e Vandoorne que fechava o top-10 com 1:24:008.

Restando quatro minutos para o término da sessão os pilotos retornavam para os boxes, para realizar uma troca de pneus e retornar para a pista na tentativa de fazer mais uma volta rápida e conseguir avançar na sessão.

A Red Bull fazia uma nova tomada, novamente utilizando um jogo de pneus supermacios novos, enquanto os outros voltavam a apostar nos compostos ultramacios.

Bottas conseguia melhorar a sua volta para 1:22:089. Magnussen avançava para a oitava posição com 1:23:300, seguido por Grosjean com 1:23:468.

Os carros da Mclaren não conseguiram avançar para o Q3 e ficaram com a décima primeira posição obtida por Alonso com 1:23:692 e Vandoorne em décimo segundo com 1:23:853. Sebastian Vettel, no último instante, assumiu a liderança da tabela com 1:21:944.

Eliminados

Fernando Alonso 1:23:692

Stoffel Vandoorne 1:23:853

Sergio Pérez 1:24:005

Lance Stroll 1:24:230

Esteban Ocon 1:24:786

Q3

Assim que a pista foi liberada os carros da Mercedes, mais especificamente Lewis Hamilton, não perdeu tempo em colocar seu carro de cara para o vento e foi seguido diretamente pela dupla da Ferrari, todos utilizando os pneus ultramacios.

Dois minutos depois da sessão ser liberada, Bottas acabou perdendo o controle do carro no setor 2, enquanto buscava a sua volta rápida, e destruiu a lateral direta da sua Mercedes completamente. O finlandês já estava sujeito a perder 10 posições no grid pela troca do câmbio do seu carro.

Antes da pista ser liberada, Max Verstappen já posicionava o carro na saída dos boxes e quando recebia a luz verde já deixava o pit imediatamente, seguido por Hamilton de perto.

O inglês liderava com 1:22:051, seguido por Sebastian Vettel com 1:22:085 e Verstappen era o terceiro colocado com 1:22:112. Raikkonen era o quarto colocado com 1:22:251 e Ricciardo tinha a quinta posição com 1:22:386.

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Sainz, Magnussen, Grosjean e Hulkenberg ainda não haviam deixado os boxes e tinham apenas 4 minutos para tentarem registrar uma volta na última sessão.

Já os ponteiros retornavam para os boxes, para realizar os últimos ajustes, fazer mais uma troca de pneus e realizar mais uma volta rápida para definir a pole. A pista acabou ficando movimenta já que os pilotos que não haviam saído no começo da sessão buscavam ela para a definição do grid.

Grosjean disputava espaço no pit-lane com Hulkenberg e, dependendo da interpretação da FIA, poderemos ter mais uma punição neste final de semana.

Magnussen levava o sexto lugar com 1:23:87, seguido por Gorsjean com 1:23:339, seguido por Nico Hulkenberg com 1:23:532 e Sainz com 1:23:577.

Lewis Hamilton cravava a pole com 1:21:164, seguido por Kimi Raikkonen com 1:21:828 e Sebastian Vettel em terceiro com 1:21:838.

A Red Bull fora superada pela Ferrari e ficava com o quarto tempo com Max Verstappen com 1:21:879 e Ricciardo com 1:22:152.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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