Dia 66 de 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo – 26 de Julho de 2009 – A primeira vitória de Andrea Dovizioso na MotoGP

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

A MotoGP disputava sua última etapa antes das férias de verão na Europa. A categoria chegava ao saudoso Donington Park na Inglaterra, e claro que o instável clima britânico se fez presente. Aquele domingo amanheceu nublado e por vezes uma fina chuva se fazia presente.

Ducati errou na escolha de pneus e ficou do Fim do Grid® Fonte: GP.Update

Na MotoGP em caso de chuva troca-se de moto, e tentando dar o pulo do gato a Ducati resolveu alinhar no grid com as motos calçadas já com os pneus de piso molhado, mesmo que a pista estivesse completamente seca naquele momento. A estratégia acabou com as corridas de Nicky Hayden e Casey Stoner. As demais equipes de fábrica, Yamaha com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, Honda com Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso e Suzuki com Loris Capirossi e Chris Vermeulen e as equipes satélite resolveram esperar pela chuva. A largada ocorreu com piso seco, logo as Ducati se deram muito mal. Um surpreendente Toni Elias assumiu a ponta com sua Gressini Honda seguido por Jorge Lorenzo com sua Yamaha pulou na frente seguido por Valetino Rossi com a outra Yamaha e pela dupla da Honda Dovizioso e Pedrosa.

O surpreendente Toni Elias na liderança. Fonte: GP.Update

Toni Elias não foi páreo para as motos de fábrica e começou a perder posições. Uma fina chuva começou a cair tornando as linhas brancas da pista extremamente escorregadias. A primeira vítima da pista ensaboada foi Toni Elias. O espanhol da Yamaha caiu na volta 9. A liderança passou então a Rossi que parecia rumar para uma tranquila vitória. Ha 10 voltas do fim foi a vez de Rossi ir ao chão e 2 voltas mais tarde foi a vez da chuva dar o ar da graça tornando o final da prova emocionante.

Dovizioso conseguiu manter-se na pista e viu sua vantagem de quase 10 segundos para Randy de Puniet e Carl Edwards diminuir perigosamente nas voltas finais. Mas era o dia de “Dovi” e o italiano conseguiu ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada seguido por Colin Edwards com uma Yamaha satélite e Randy de Puniet com uma Honda satélite. As Ducati ficaram melancolicamente no Fim do Grid®.

26 de Julho de 2009 – A primeira vitória de Andrea Dovizioso na MotoGP. Fonte: GP.Update

l Classificação final da prova:

  1. Andrea Dovizioso (Honda), 30 Voltas
  2. Colin Edwards (Yamaha), +1.360
  3. Randy de Puniet (Honda), +1.600
  4. Alex de Angelis (Honda), +8.958
  5. Valentino Rossi (Yamaha), +21.622
  6. James Toseland (Yamaha), +22.465
  7. Marco Melandri (Kawasaki), +35.284
  8. Nicolo Canepa (Ducati), +38.769
  9. Dani Pedrosa (Honda), +42.112
  10. Mika Kallio (Ducati), +45.845
  11. Loris Capirossi (Suzuki), +53.190
  12. Gabor Talmacsi (Honda), + 1’12.315
  13. Chris Vermeulen (Suzuki), + 1’20.398
  14. Casey Stoner (Ducati), +1 Volta
  15. Nicky Hayden (Ducati), +1 Volta
  16. Jorge Lorenzo (Yamaha), DNF.
  17. Toni Elias (Honda), DNF.
Andrea Dovizioso vence seguido por Colin Edwards com uma Yamaha satélite e Randy de Puniet com uma Honda satélite. Fonte: GP.Update

Foi a última vez que a MotoGP correu em Donington Park, pois este circuito havia fechado contrato para receber a F1 a partir de 2010 e deveria ser amplamente reformado, as motos passariam a correr em Silverstone que perderia a F1, esse era o cenário. Só que os proprietários da pista de Donington não conseguiram levantar os recursos necessários para a reforma exigida por Bernie Ecclestone, a F1 continuou em Silverstone e Donington perdeu a MotoGP.

Cristiano Seixas

Fã hardcore de Fórmula 1, apreciador da historia, números e estatísticas da categoria, mais conhecido como Mestre Cristiano Seixas, pois é um PHD e MDA em Fórmula 1 ainda é Graduado, Pós-Graduado, Mestrado e Doutorado sobre História da Fórmula 1, Wikipedia erra o Cristiano não.

You May Also Like

%d blogueiros gostam disto: