365 Dias
Tendência

Quando a F1 Virou Corrida Maluca

Série 365: Quando a F1 Virou Corrida Maluca - 01ª Temporada: dia 125 de 365 dias

Já falei de uma corrida de 1973 aqui, o GP de Monza. Apesar de o sonho do Bi ter acabado, o campeonato ainda traria algumas surpresas, como por exemplo, uma das corridas mais malucas da F1.

Vai dar M... Fonte: @Tumblr

Mosport seria uma prova protocolar, pois o título já havia sido decidido, com a vitória de Jackie Stewart sobre a briga fratricida das Lotus de Emerson Fittipaldi e Ronnie Peterson.

Esse clima de descontração dos que já tinham a vida ganha, permitiu que outros atores fizessem seus brilharecos. A McLaren trouxe três exemplares do seu chassis M23, para os pilotos Peter Revson, Dennis Hulme e um jovem sul-africano rápido e cabeça quente, chamado Jody Scheckter.

Ronnie Peterson foi o pole position, comboiado por Revson e Scheckter. Carlos Reutmann foi quarto com a Brabham, seguido por Emerson Fittipaldi, o Tyrrell de Francois Cevért, o McLaren de Denny Hulme. Só então apareceu o Tyrrell campeão de Jackie Stewart.

Chuva no domingo. Muita chuva. Chuva que fez a largada ser adiada em uma hora (falem dos pilotos de açúcar agora!). Quando finalmente houve a partida, com a melhora das condições de tempo, Peterson fica para trás, por estar com slicks, achando que a pista não tardaria a secar.

Quem ganha com a bagunça da chuva é Niki Lauda, jovem piloto austríaco da BRM, que pula para a liderança em cinco voltas. Dez giros depois, impõe 23 segundos de vantagem para o segundo colocado!

Alegria de pobre dura pouco, seu Niki.Fonte: @Tumblr

Com a pista melhorando Lauda vai para as boxes, e a sua equipe lhe deixa na mão, com uma parada lenta. Jackie Oliver se aproveita e põe sua Shadow na liderança… e se instaurou o caos.

Não havia cronometragem na época. Essa tarefa era feita manualmente, pelas próprias equipes, com a supervisão dos organizadores. O entra e sai de pilotos dos boxes deu curto circuito na operação e ninguém sabia quem era o líder. Após muito coçar de cabeça e “minha mãe mandou”, Emerson Fittipaldi foi decretado líder… e se instaurou o caos novamente!

Scheckter colide com Cevért, e a direção de prova decide lançar mão de sua arma secreta: pela primeira vez na história da F1, um pace car foi acionado, para que fosse feita a limpeza da pista.

Os registros daquele dia contam que Eppie Witzes era o condutor do Porsche 914 utilizado como pace car, e sua função era se colocar à frente de Jackie Stewart, que havia acabado de entrar nos boxes. Sem avistar o carro azul no retrovisor, o carro madrinha pergunta à torre quem é o líder, e lhe foi respondido que era o carro numero 25, pilotado por Howden Ganley da Iso-Marlboro de Frank Willliams.

Antepassado do Bernd Mayländer Fonte: @Tumblr

Mas a vida é uma caixinha de surpresas… e Ganley não era o primeiro, mas sim o quarto classificado. Durante a discussão com a torre de controle, o pace car deixou os três primeiros colocados passarem – o Shadow do inglês Jackie Oliver, o BRM do francês Jean-Pierre Beltoise e o McLaren do americano Peter Revson – que, ficaram no fundo do pelotão, uma volta à frente dos demais.

O estrago estava feito. Bandeira verde, Fittipaldi ultrapassa Ganley pela quarta posição e parte pra descontar o tempo perdido para os líderes, que estavam atrás dele… Jackie Oliver, teve problemas com o acelerador e abandonou, Revson se deu melhor no duelo contra Beltoise e venceu a prova.

… Quatro horas depois…

Os comissários e as equipes ainda discutiam quem havia vencido a prova. Colin Chapman e Emerson Fittipaldi estavam convencidos que venceram, pois, afinal, cruzaram a linha em primeiro lugar! Mas não adiantou: Revson foi decretado vencedor depois da revisão de todos os tempos de prova, com Fittipaldi e Jackie Oliver completando o pódio.

Depois dessa agradável experiência com um pace car, só voltaríamos a ver um capitaneando um pelotão da F1 em 1993, no GP do Brasil, que também teve altas confusões!

+++

In Other News:

No dia 23 de setembro se comemora a Independência da Arábia Saudita, que ocorreu em 1932, em 2002 foi Lançada a primeira versão do navegador Mozilla Firefox, que você pode estar usando nesse momento, e em 1981, nasceu o piloto holandês Robert Doornbos.

Até a próxima senhores!

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Mostrar mais

Joshué Fusinato

Adicione uma bio ao seu perfil…
Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading