365 DiasColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Fórmula E finalmente chega a América do Sul

13 de Dezembro de 2014, A Fórmula E chega a América do Sul - Dia 206 dos 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo

Após os Eprixs inaugurais em Beijing, China e Putrajaya, Malásia, a Formula E desembarcava na América do Sul, mas o destino não eram as tradicionais praças Brasil ou Argentina. Punta del Este no Uruguai teve a honra de receber a primeira prova de carros elétricos do continente.

Lucas di Grassi (Audi Abt) e Sam Bird (Virgin) haviam vencido na China e na Malásia, mas a categoria mostrava-se bem equilibrada com Nelsinho Piquet (China Racing), Nick Heidfeld (Venturi) e Sebastien Buemi (eDams Renault) mostrando que logo integrariam o grupo de vencedores. A ensolarada cidade uruguaia apresentava a seguinte ordem de largada: Jean Eric Vergne (Andretti) e Nelsinho Piquet na primeira fila, seguidos pela dupla da eDams Renault, Nicolas Prost e Sebastien Buemi, a seguir Jaime Alguersuari (Virgin) e Lucas di Grassi (Audi Abt). Os vencedores no Fanboost foram Jean Eric Vergne, Nick Heidfeld e Salvador Duran.

Fonte: Fórmula E

Na largada Nelsinho Piquet assumiu a ponta sendo perseguido muito de perto por Jean Eric Vergne. Na volta 4 Sam Bird passou por cima da zebra na curva 1 e foi jogado direto no muro ocasionando a primeira bandeira amarela do dia. Na relargada Piquet Jr manteve-se firme na ponta e a grande disputa passou a ocorrer entre Jaime Alguersuari e Lucas di Grassi. O safety car foi acionado novamente na volta 10 por detritos na pista. Em seguida Vergne finalmente superou Nelsinho Piquet e assumiu a liderança.

Fonte: Fórmula E

O brasileiro passou a ser pressionado por Buemi e em uma disputa pela segunda colocação ambos acabaram cortando a primeira chicane. Volta 15, Vergne é o primeiro a parar para a troca de carro, na volta seguinte Stephane Sarrazin bate provacando nova entrada do safety car, logo a maioria dos pilotos aproveitou para ir aos boxes e trocar de equipamento. Após este safety car a classificação estava assim: Heidfeld, Buemi, Vergne, Nelsinho, Prost e Di Grassi. Após 3 voltas na liderança Heidfeld foi punido por não respeitar o uso máximo da bateria, Nicolas Prost recebeu a mesma penalidade.

Fonte: Fórmula E

Volta 27 Matthew Brabham da Andretti bate no mesmo lugar de Sarrazin forçando a última bandeira amarela do dia. Na relargada restando 2 voltas Jean Eric Vergne acionou o Fanboost e atacou ferozmente o lider Buemi. O suíço resistiu aos ataques do francês, que esgotou sua bateria ficando parado na pista, e conquistou sua primeira vitória na Formula E, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi completaram o podium. Após o Eprix do Uruguai a classificação do campeonato era a seguinte:

1) Lucas di Grassi 58

2) Sebastien Buemi 40

3) Sam Bird 40

4) Nicolas Prost 24

5) Nelsinho Piquet 22

Entre as equipes:

1) eDams Renault 64

2) Audi Abt 62

3) Virgin 54

4) Dragon Racing 36

5) Andretti 33

Fonte: Fórmula E
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo