13 de Dezembro 2014, A Fórmula E chega a América do Sul – Dia 206 dos 365 dias dos mais importantes da história do Automobilismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Após os Eprixs inaugurais em Beijing, China e Putrajaya, Malásia, a Formula E desembarcava na América do Sul, mas o destino não eram as tradicionais praças Brasil ou Argentina. Punta del Este no Uruguai teve a honra de receber a primeira prova de carros elétricos do continente.

Lucas di Grassi (Audi Abt) e Sam Bird (Virgin) haviam vencido na China e na Malásia, mas a categoria mostrava-se bem equilibrada com Nelsinho Piquet (China Racing), Nick Heidfeld (Venturi) e Sebastien Buemi (eDams Renault) mostrando que logo integrariam o grupo de vencedores. A ensolarada cidade uruguaia apresentava a seguinte ordem de largada: Jean Eric Vergne (Andretti) e Nelsinho Piquet na primeira fila, seguidos pela dupla da eDams Renault, Nicolas Prost e Sebastien Buemi, a seguir Jaime Alguersuari (Virgin) e Lucas di Grassi (Audi Abt). Os vencedores no Fanboost foram Jean Eric Vergne, Nick Heidfeld e Salvador Duran.

Fonte: Fórmula E

Na largada Nelsinho Piquet assumiu a ponta sendo perseguido muito de perto por Jean Eric Vergne. Na volta 4 Sam Bird passou por cima da zebra na curva 1 e foi jogado direto no muro ocasionando a primeira bandeira amarela do dia. Na relargada Piquet Jr manteve-se firme na ponta e a grande disputa passou a ocorrer entre Jaime Alguersuari e Lucas di Grassi. O safety car foi acionado novamente na volta 10 por detritos na pista. Em seguida Vergne finalmente superou Nelsinho Piquet e assumiu a liderança.

Fonte: Fórmula E

O brasileiro passou a ser pressionado por Buemi e em uma disputa pela segunda colocação ambos acabaram cortando a primeira chicane. Volta 15, Vergne é o primeiro a parar para a troca de carro, na volta seguinte Stephane Sarrazin bate provacando nova entrada do safety car, logo a maioria dos pilotos aproveitou para ir aos boxes e trocar de equipamento. Após este safety car a classificação estava assim: Heidfeld, Buemi, Vergne, Nelsinho, Prost e Di Grassi. Após 3 voltas na liderança Heidfeld foi punido por não respeitar o uso máximo da bateria, Nicolas Prost recebeu a mesma penalidade.

Fonte: Fórmula E

Volta 27 Matthew Brabham da Andretti bate no mesmo lugar de Sarrazin forçando a última bandeira amarela do dia. Na relargada restando 2 voltas Jean Eric Vergne acionou o Fanboost e atacou ferozmente o lider Buemi. O suíço resistiu aos ataques do francês, que esgotou sua bateria ficando parado na pista, e conquistou sua primeira vitória na Formula E, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi completaram o podium. Após o Eprix do Uruguai a classificação do campeonato era a seguinte:

1) Lucas di Grassi 58

2) Sebastien Buemi 40

3) Sam Bird 40

4) Nicolas Prost 24

5) Nelsinho Piquet 22

Entre as equipes:

1) eDams Renault 64

2) Audi Abt 62

3) Virgin 54

4) Dragon Racing 36

5) Andretti 33

Fonte: Fórmula E

Cristiano Seixas

Fã hardcore de Fórmula 1, apreciador da história, números e estatísticas da categoria, mais conhecido como Mestre Cristiano Seixas, pois é um PHD e MDA em Fórmula 1 ainda é Graduado, Pós-Graduado, Mestrado e Doutorado sobre História da Fórmula 1, Wikipédia erra o Cristiano não.

%d blogueiros gostam disto: